Toalha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Toalha de rosto.

Uma toalha é um pedaço de tecido de linho ou de algodão usado para secar ou enxugar qualquer parte do corpo que se molhe ou se lave ou usado para estender sobre superfícies, como a mesa de refeição.

Geralmente, elas são denominadas conforme sua aplicação: toalha de mesa, toalha de banho, toalha de rosto, toalha de mão, toalha de praia, etc. E estão disponíveis em diversas cores, estampas e tamanhos podendo possuir acabamentos como rendas, crochê, bordado inglês, aplicações e outros.

História

Toalha de praia.

Não há referências do uso da toalha de mesa entre os antigos gregos, tendo estreado entre os romanos por volta do século I dC..[1] Diferentemente das atuais, assemelhavam-se a tapetes, eram grossas e pesadas, eram denominadas mantele ou mantille. Embelezavam o ambinte, absorviam os líquidos e amorteciam ruídos.

Uma única passagem na Bíblia cita uma toalha para o corpo. Trata-se da passagem que na tradição católica chama-se Lavapés, o momento em que Jesus, antes da Última Ceia lava os pés dos apóstolos e os enxuga com uma toalha (Jo; 13).

A toalha de mesa foi sendo bem usada durante os primeiros séculos da Era Cristã, tendo sido, porém, muito difundida na Idade Média. Eram muitas vezes brancas, apresentavam pinturas de pássaros, flores, eram por vezes banhadas com perfumes. As toalhas passaram a indicar distinção, importância social, "status" e não uso das mesmas era sinal de humilhação na era medieval. Durante os séculos XI a XIII, época das Cruzadas, esses signos de merecimento foram bem significativos.

Nos séculos XV e XVI, nos Banquetes, usavam-se três toalhas sobrepostas: uma para receber os convidados, a segunda que era revelada para servir a refeição e a terceira a ser descoberta para o serviço da sobremesa.[2] A troca das toalhas era um ritual para surpreender e encantar os convivas. No banquete nupcial de Constanzo I Sforza com Camila de Aragão em 1475 as toalhas foram trocadas várias vezes na mesa dos noivos, duas vezes nas dos convidados.[3]

Os padrões para as toalhas apresentaram viariações na Europa conforme a época: No século XVI exibiam bordados com requinte, enquanto que no século XVII eram geralmente brancas, lisas, terminando em rendados nas bordas. Nos primórdios do século XVIII predominaram as muitas cores, as rendas e o rococó. Esse aspectos vieram, mais para o fim dese século, a desaparecer, sendo substituídas pelas brancas, simples, amplas, indo até o chão. No século XIX predominaram as adamascadas, vieram os motivos geométricos, flores, frutas. A Rainha Vitória da Inglaterra, após sua viuvez do Príncipe Alberto em 1861, impôs aos súditos a moda da viuvês. As toalhas se mantiveram, no país, escuras e sóbrias até o início do século XX.

Toalhas na Cultura Popular

  • A ficção de O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, descreve uma toalha (do tipo usado para se enxugar) como uma das coisas mais úteis para um Mochileiro das Galáxias. Pode ser usada para se proteger do frio, da chuva, ser amarrada na forma de venda nos olhos no caso de precisar evitar olhar para algo, como uma grande altura ou uma Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você - estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); pode também ser usada para evitar contato com o chão durante a noite, caso queira ou precise dormir ao relento e pode ser usada para se secar após um banho se estiver seca e limpa o suficiente.
  • O desenho animado South Park tem um personagem chamado Towelie, uma toalha antropomórfica, em uma provável referência à obra de Douglas Adams.

Referências

  1. "Grande enciclopedia illustratta della gastronomia" - Milão - Selezione dal Reader's Digest
  2. "Banquete - uma história ilustrada da culinária, dos costumes e da fartura à mesa"´ - Roy Strong - Jorge Zahar Editor - RJ - 2004
  3. "A rainha que virou pizza" - José Antônio Dias Lopes - Cia Editora Nacional - 2007

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons