Toastmasters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Toastmasters é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada à melhoria das competências de comunicação, discurso público e liderança, através de clubes disseminados a nível mundial.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

Através destes clubes, a Toastmasters International ajuda os seus membros a aprenderem a arte de falar, ouvir e pensar - capacidades vitais para promover a aprendizagem contínua, o potencial de liderança e a compreensão mútua, contribuindo para o enriquecimento pessoal e humano.

Esta organização cresceu a partir de um único clube inicial, fundado por Ralph C. Smedley em 1924. O clube "Smedley Club Number 1", foi fundado em 22 de Outubro desse ano no YMCA de Santa Ana, na Califórnia, Estados Unidos. Toastmasters International é uma entidade legal nos Estados Unidos desde 19 de Dezembro de 1932.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

A organização Toastmasters está presente em Portugal desde maio de 2006 com a criação do primeiro clube português, o Lisbon Toastmasters Club. Seguiu-se a criação de outros clubes como o Oporto Toastmasters Club, na Escola de Gestão do Porto; o Braga Toastmasters Club, no Ideia Atlântico em Braga; o Young Entrepreneurs Toastmasters Club, na ANJE em Miraflores; o Business Speakers Toastmasters Club, no ISCTE em Lisboa; o Coimbra Toastmasters Club, na Universidade de Coimbra; e o Almada Communication Leaders Toastmasters Club, no CINTEC em Almada.

Os Toastmasters agrupam os seus clubes em áreas, divisões, distritos e regiões. Portugal corresponde às áreas 1 a 5 da Divisão L (Portugal), Distrito 59 (Europa Continental), Região 11 (EMEA).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]