Tobias Smollett

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Tobias Smollet

Tobias Smollett (Dalquhurnc, 16 de Março de 1721Livorno, 17 de Setembro de 1771) foi um escritor britânico, nascido na Escócia.

É autor do livro The expedition of Humphry Clinker, novela que fala sobre a expedição da família Clinker nas Ilhas Britânicas. Consagrou-se como autor de novelas picarescas , entre elas: The Adventures of Roderick Random e Peregrine Pickle. Fez seus estudos na Universidade de Glasgow, pretendendo tornar-se médico cirurgião. Depois de uma fracassada tentativa como autor teatral, viaja como cirurgião do navio HMS Chichester. Casa-se, em 1747, com a jamaicana Anne Lascelles.

Em 1753, depois de uma viagem à França, publica as The Adventures of Ferdinand Count Fathom. Seu interesse pela literatura de seu tempo levou-o a traduzir, para o inglês, o Dom Quixote (1755). No ano seguinte é o editor de The Critical Review.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.