Tok'ras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tok'ras são um povo fictício da série Stargate.

Os Tok'ra são um grupo de goa'ulds que se opõem aos pensamentos dos “Senhores do Sistema”, dentro do universo do seriado de TV Stargate SG-1.

Diferenças em relação aos goa'ulds

Os Tok'ra (literalmente "Contra Rá") são um grupo de goa'ulds rebeldes que lutam contra os “Senhores do Sistema”. Em pelo menos uma ocasião eles mesmos intitulam-se "insurgentes". Apesar de biologicamente iguais aos goa'uld, os Tok'ra recusam-se a serem chamados por aquela denominação, pois ela está diretamente ligada às praticas dos “Senhores dos Sistemas”, que os Tok'ra não compartem, já que não possuem compulsivamente os anfitriões humanos. A simbiose dos Tok'ra com os humanos é feita por meio de um pacto, no qual o anfitrião concede voluntariamente a “co-habitação” de ambos os seres. No mesmo corpo, as personalidades humana e goa'uld são livres tanto para falar quanto para agir, resultando em relação simbiótica verdadeira, não parasitária, como ocorre com os outros goa'uld.

Benefícios das simbioses

Os benefícios para o humano anfitrião de um Tok'ra são vários. Em primeiro lugar, considerável aumento da força física, equivalente à de vários homens. Também adquirem aumentada resistência física, podendo aguentar mais tempo do que outro ser humano sem alimentos, água e oxigênio. A simbiose prolonga a expectativa de vida em aproximadamente 200 anos e concede saúde perfeita, com imunidade total a todas as doenças existentes, a muitas substancias tóxicas e maior resistência à radiação. Por último, permite o acesso a todo o conhecimento que passa de geração a geração pela memória genética goa'uld dos membros dos Tok'ra.