Tokaido Shinkansen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Diagrama da linha Tokaido Shinkansen

Tōkaidō Shinkansen (東海道新幹線) é a linha Shinkansen original que foi aberta ao público em 1964 entre Tóquio e Shin-Osaka. É gerida pela Central Japan Railway Company, e antes da privatização pela JNR, a Japan National Railways.

História[editar | editar código-fonte]

A linha Tokaido Shinkansen foi concebida originalmente em 1940 como uma linha de caminho de ferro dedicada entre Tóquio e Shimonoseki, o que teria sido 50% mais rápido que o comboio expresso mais rápido daquele tempo. No princípio da Segunda Guerra Mundial o projecto foi interrompido ainda durante a fase de planeamento, apesar de que muitos dos túneis usados hoje em dia pelo Shinkansen terem sido construidos durante esse tempo.

A construção da linha começou em 1959 e ficou completa em 1964, tendo sido efectuada a primeira viagem entre Tóquio e Shin-Osaka a 1 de Outubro desse mesmo ano. A inauguração coincidiu com os Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio, que por sua vez já tinha trazido a atenção internacional para o Japão. Originalmente a linha era referida em Inglês como New Tokaido Line. O seu nome deve-se à rota japonesa de Tokaido usada durante séculos.

A linha transportou o centésimo milionésimo passageiro em 1967, o seu mil-milionésimo em 1976 e o 4,16 mil-milionésimo no seu quadragésimo aniversário em 2004.

Em Outubro de 2003 abriu uma nova paragem de Shinkansen na Estação de Shinagawa, acompanhada por uma mudança significativa dos horários que aumentou a frequência diária de serviços Nozomi.

Uma nova estação, Biwako-Ritto, está prevista abrir em 2012 entre Maibara e Quioto. No entanto, o futuro da estação pode estar em causa após a eleição de Yukiko Kada como Governador da Prefeitura de Shiga a Julho de 2006. Kada ganhou a eleição graças à promessa de interromper os planos de construção da estação.

Comboios[editar | editar código-fonte]

Existem três tipos de comboios nesta linha, do mais rápido para o mais lento, o Nozomi, o Hikari e o Kodama (Shinkansen). Muitos continuam pela linha Sanyo Shinkansen, indo tão longe como a estação de Hakata em Fukuoka.

Os comboios que circulam nesta linha são:

O Hikari que circula entre Tóquio e Osaka levava 4h em 1964, tendo este tempo sido encurtado para 3h10 em 1965. Com a introdução o serviço de alta velocidade Kodama (Shinkansen) em 1992, o tempo de viagem encurtou para 2h30.

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.