Tokugawa Ieshige

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tokugawa Ieshige.

Tokugawa Ieshige (徳川 家重? 28 de janeiro de 1712 – 13 de julho de 1761) foi o nono shōgun do shogunato Tokugawa do Japão. Reinou entre os anos de 1745 e 1760.

Foi o primeiro filho de Tokugawa Yoshimune e sua mãe era a filha de Okubo Tadanao. Seu nome de nascimento era Nagatomi-maru. Em 1725 realizou sua cerimônia de genpuku (maior de idade). Sua primeira esposa, Nami-no-miya, era filha do Príncipe Fushimi-no-miya Kuninaga. Sua segunda esposa, Okō, era filha de um cortes; ela era a mãe de Ieharu, sucessor de Ieshige.1

Ieshige sofria de doenças crônicas e teria um sério problema na fala. La eleição de Yoshimune sobre Ieshige como herdeiro, causou disputas com seus outros irmãos Tokugawa Munetake e Tokugawa Munetada, que eram candidatos mais capazes de governar. Yoshimune insistiu em sua decisão baseando-se no principio confusionista da primogenitura. Quando Ieshige assumiu o cargo em 1745, Yoshimune continuou administrando os assuntos oficiais até este ano.

Era desinteressado nos assuntos governamentais e decidiu atribui as suas decisões a seu servo Ooka Tadamitsu (1709 – 1760). Ieshige se retirou em 1760 e tomou o título de Ōgosho, e designou seu primeiro filho Tokugawa Ieharu como seu sucessor.

O reinado de Ieshige estaria inundado pela corrupção, os desastres naturais, a fome e a emergência da classe mercantil, e seu desinteresse em solucionar os problemas causaram uma decadência do poder do clã Tokugawa.

Faleceria um ano depois de se retirar, em 1761.

O segundo filho de Ieshige, Tokugawa Shigeyoshi, sería o fundador do clã Shimizu-Tokugawa, junto com os Clãs Tayasu e Hitotsubashi (estabelecido pelos irmãos mais novos de Ieshige) formariam o gosankyō, as três raízes secundárias do clã Tokugawa, e de onde seria selecionados os futuros shogun, em caso de termino da linhagem principal.

O nome póstumo de Ieshige foi Junshin-in, e seu tumulo está no mausoléu Tokugawa de Zōjō-ji em Shiba, Edo. Seus restos mortais foram desenterrados e estudados por científicos entre os anos de 1958 e 1960. Se descubriu que seus dentes estavam torcidos e muito deformados, confirmando seu defeito de fala, e que seu tipo sanguíneo era A.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Screech, T. Secret Memoirs of the Shoguns: Isaac Titsingh and Japan, 1779-1822, p. 130.

Referencias[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Precedido por
Tokugawa Yoshimune
Shōgun Tokugawa
1745–1760
Sucedido por
Tokugawa Ieharu