Tokyo Mew Mew

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tokyo Mew Mew
Tokyo Mew Mew
Gênero Shoujo, Sentai
Mangá
Autor Mia Ikumi e Reiko Yoshida
Editora(s) Japão Kodansha
Canadá Estados Unidos TOKYOPOP
Singapura Chuang Yi (em inglês)
Brasil Panini Group (finalizado)
Revista Japão Nakayoshi
Data de publicação Setembro de 2000 – Fevereiro de 2003
Volumes 7
Anime
Direção Noriyuki Abe
Estúdio Studio Pierrot
Exibição original 6 de abril de 2002 – 29 de Março de 2003
Emissoras de TV Japão TV Aichi, TV Tokyo
Estados Unidos 4Kids TV
Canadá YTV
Hungria A+
Colômbia Cartoon Network Latin America
Brasil Cartoon Network e Boomerang
Austrália Nickelodeon Australia
Portugal SIC e Canal Panda
Nº de episódios 52
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Tokyo Mew Mew (東京ミュウミュウ, Tokyo Mew Mew?), também conhecido como As Super Gatinhas (no Brasil) e Mew Mew Power (nos Estados Unidos) é uma série de anime e mangá, ambos com a mesma história, com mínimas diferenças, escrita por Reiko Yoshida e ilustrada por Mia Ikumi. Ela foi originalmente serializada na Nakayoshi de setembro de 2000 a fevereiro de 2003. Centra-se em cinco meninas fundidas com o DNA de animais em extinção que lhes dão poderes especiais e que lhes permitem se transformar nas "Mew Mews". Lideradas por Ichigo Momomiya (Zoey Hanson na versão americana), as meninas protegem a Terra de alienígenas que querem destruir a humanidade.

O mangá foi adaptado em um anime de 52 episódios feitos pelo Studio Pierrot e pela Nippon Animation. Ele estreou no Japão em 6 de abril de 2002, tanto na TV Aichi, quanto na TV Tokyo, o episódio final foi ao ar em 29 de março de 2003. Uma sequência de dois volumes do mangá, nomeada de Tokyo Mew Mew a la Mode, foi serializada na Nakayoshi de abril de 2003 a fevereiro de 2004. A sequela apresenta uma nova Mew Mew, sob o nome de Berry Shirayuki, que se torna a líder temporária das Mew Mews enquanto Ichigo está em uma viagem para a Inglaterra. Dois jogos de vídeo game também foram criados para a série: um jogo de quebra-cabeça para o Game Boy Advance e um jogo de RPG para o PlayStation.

A Tokyopop licenciou originalmente a série de mangá na América do Norte e lançou a série original completa, bem como a sequela. A 4Kids Entertainment licenciou o anime na América do Norte, assim como na América Latina. Pesadamente editado e dublado, 26 episódios de Mew Mew Power foram exibidos na 4Kids TV nos Estados Unidos e 26 episódios foram exibidos na YTV no ​​Canadá. A 4Kids Entertainment não foi capaz de licenciar os outros 26 episódios da série, assim, foram incapazes de completar a sua transmissão. Eles não lançaram a série em DVD.

No Brasil, a série foi exibida pelo Cartoon Network. Foi reprisada diversas vezes pelo canal pago, indo para diversos horários. Depois de algum tempo, passou a ser exibida no canal Boomerang, junto com Sakura Card Captors, ficando um bom tempo neste canal. O anime deixou definitivamente a grade do Boomerang quando o canal passou a ser mais voltado ao público adolescente. O mangá foi publicado pela Panini Comics em 2010, terminando no mesmo ano.

Introdução[editar | editar código-fonte]

No início da série, uma jovem garota chamada Ichigo Momomiya (Zoey Hanson nos Estados Unidos) participa de uma espécie de exposição com o seu 'paquera' e futuro namorado, Masaya Aoyama (Mark nos Estados Unidos). Depois de um terremoto, Ichigo e outras quatro garotas são banhadas por uma luz estranha. Um gato aparece diante de Ichigo, se unindo com ela. No dia seguinte ela começa a agir como um gato e, depois de conhecer Ryou Shirogane (Elliot Grant nos Estados Unidos) e Keiichiro Akasaka (Wesley J. Coolridge III nos Estados Unidos), descobre que ela foi fundida com o DNA de um gato da montanha. Ryou e Keiichiro explicam que este lhe permite se transformar em uma Mew Mew, parte de um grupo de poderosas heroínas. Ela recebe ordens para derrotar parasitas alienígenas, que infectam animais e os transformam em Chimera Animas (predadores nos Estados Unidos). Ryou e Keiichiro instruem Ichigo para encontrar as outras quatro garotas restantes. São Mint Aizawa (Corina Bucksworth nos Estados Unidos), uma menina mimada e rica que é fundida com os genes da Vini Peruviana; Lettuce Midorikawa (Bridget Verdant nos Estados Unidos), uma menina humilde, mas inteligente, que sofre bullying e absorve os genes do boto-do-índico; Pudding Fong (Kikki Benjamin nos Estados Unidos), que recebe os genes do Mico-leão-dourado e Zakuro Fujiwara (Renée Roberts nos Estados Unidos), uma modelo profissional fundida com os genes do lobo-cinzento.

As cinco Mew Mews batalham contra os predadores e seus controladores alienígenas, Kish, Tart e Pie. Kish se apaixona por Ichigo, ele tenta ganhar o seu amor, apesar do fato de que ele está tentando eliminar as outras Mew Mews. Mais tarde, Tart e Pie se juntam com Kish, para tentar destruir as Mew Mews.

As Mew Mews são encarregadas de encontrar a "Mew Aqua", um material criado a partir de água pura que contém um imenso poder para combater os ataques alienígenas. Durante uma batalha com Kish em um aquário, Ichigo está perdendo a batalha, quando o misterioso Cavaleiro Azul aparece e resgata ela. Ele retorna periodicamente ao longo da série, protegendo Ichigo de vários perigos, mais tarde é revelado que o Cavaleiro Azul é na verdade Masaya. Logo após esta descoberta, Masaya entra em colapso e se transforma novamente em Deep Blue, o líder dos alienígenas que quer destruir a humanidade. Depois de explicar a Ichigo que Masaya era uma forma falsa para uso temporário, Deep Blue ataca as Mew Mews. Masaya reaparece brevemente e ele usa uma gota da Mew Aqua para destruir o Deep Blue, se matando no processo. Chorando sobre o corpo dele, Ichigo derrama seu poder em Masaya para salvar sua vida. Masaya beija ela, transformando Ichigo em um ser humano. Kish, Tart e Pie retornam ao seu planeta.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Na sequência, em dois volumes, Tokyo Mew Mew a la Mode, Ichigo e Masaya se mudam para a Inglaterra para estudar espécies ameaçadas de extinção. As Mew Mews restantes continuam a eliminar os Chimera Animas deixados pelos alienígenas. Elas também enfrentam uma nova ameaça, os "Saint Rose Crusaders": os seres humanos com poderes especiais que desejam conquistar o mundo e criar uma utopia. Berry Shirayuki se torna a sexta Mew Mew e assume temporariamente como líder. Berry é a primeira a ser fundida com o DNA de duas espécies ameaçadas de extinção, o Leopardus jacobita e o Coelho-de-amami. Como uma das mais fortes, Berry é alvo certo nas batalhas. Ichigo retorna para prestar assistência durante esta batalha. Para o seu ataque final, os Saint Rose Crusaders hipnotizam os cidadãos de Tóquio e colocam eles contra as heroínas. Berry e seu amigo de infância Tasuku Meguro usam seus recém-descobertos sentimentos de amor para reverter a hipnose e provocar uma mudança nos Saint Rose Crusaders.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Mew Mews[editar | editar código-fonte]

Ichigo Momomiya[editar | editar código-fonte]

Ichigo Momomiya (桃 宮 いちご, Momomiya Ichigo) é a protagonista principal da série e líder das Mew Mews, seu nome significa "morango". Ela é muito atrapalhada, romântica e sensível. Ichigo é fundida com o DNA do Gato-de-Iriomote, dando-lhe a capacidade de se transformar em Mew Ichigo. A transformação também faz com que exiba vários maneirismos felinos ao mesmo tempo em sua forma humana. No início, suas orelhas de gato e rabo aparecem quando ela está nervosa, mas eventualmente o seu DNA do gato cresce forte o suficiente para que, quando ela está em uma situação muito desconfortável, se transforme em um pequeno gato preto. Ela permanece em uma forma de gato, até que alguém - humano ou animal - a beije.

No início da série, Ichigo tem uma queda por Masaya Aoyama. Embora acredite que ele está alheio aos seus sentimentos, mais tarde ele volta e eles começam a namorar. No meio da série, Ichigo ganha um protetor misterioso, o Cavaleiro Azul. Ao longo da série, Ichigo repetidamente rejeita repetidas investidas de Kish e, embora não possa aceitar a sua declaração final de amor, ela chora sua morte. Tokyo Mew Mew a La Mode revela que Ichigo perdeu todos seus poderes e se juntou a Masaya, na Inglaterra, mas retornou ao Japão, quando seus poderes começaram a se manifestar novamente para ajudar na batalha contra o Saint Rose Crusaders. Na versão americana do anime, chama-se Zoey Hanson.

Mint Aiwaza[editar | editar código-fonte]

Mint Aizawa (藍沢 みん と, Aizawa Minto) é a segunda Mew Mew a ser introduzida na série, seu nome significa "menta". Infundida com os genes de uma Vini Peruviana, crescem uma cauda e um par de asas de pássaro quando ela se transforma em Mew Mint. Inicialmente retratada como mimada, esnobe e egocêntrica por causa de sua riqueza, ela se mostra uma pessoa simpática, que se preocupa profundamente com seus amigos como a série progride. Mint idolatra a companheira Mew Mew, Zakuro Fujiwara. Na adaptação americana do anime, seu nome é Corina Bucksworth.

Lettuce Midorikawa[editar | editar código-fonte]

Lettuce Midorikawa (碧 川れ たす, Midorikawa Retasu) é a terceira integrante do Tokyo Mew Mew apresentada aos leitores, seu nome significa "alface". Infundida com o DNA de um boto-do-índico, as pernas de Lettuce pode transformar-se na cauda de um boto, enquanto ela está submersa na água, melhorando significativamente a sua capacidade de natação. É retratada como uma garota tímida, lhe falta auto-confiança e é o alvo frequentes ataques de bullying. Ela tem medo de seus poderes Mew Mew num primeiro momento, levando-os a sair do controle, até que ela se acalmou por Ichigo e Mint. Os outros membros do grupo a consideram uma pessoa amável e altruísta. Como a série progride, Lettuce se torna uma pessoa mais confiante. Na adaptação americana do anime, seu nome é Bridgit Verdant.

Pudding Fong[editar | editar código-fonte]

Pudding Fong (黄 歩 铃, Fon Purin) é a quarta Mew Mew apresentada para os leitores; "pudim" é significado do seu nome. Com o DNA de um Mico-leão-dourado infuso, crescem um rabo de macaco e as orelhas enquanto transformada, e luta com um par de anéis. Hiperativa, as outras heroínas concordam que seu DNA do macaco é uma combinação perfeita para a sua personalidade, pois ela é cheia de energia e adora se divertir, ao ponto de Mint considerá-la muito imatura. Apesar de sua idade, Pudding cuida de seus cinco irmãos mais novos e gera as finanças da família enquanto seu pai está treinando nas montanhas. Na adaptação americana do anime, seu nome é mudado para Kikki Benjamin.

Zakuro Fujiwara[editar | editar código-fonte]

Zakuro Fujiwara (藤原 ざくろ, Fujiwara Zakuro) é a quinta Mew Mew introduzida, cujo nome significa "romã". Tal como acontece com as outras, ela aparece pela primeira vez na exposição de animais ameaçados de extinção. Zakuro tende a ser solitária e, inicialmente, se recusa a participar do Tokyo Mew Mew, mas muda de ideia depois de vir em seu auxílio. Infundida com o DNA de um lobo cinzento, Zakuro tem cauda e orelhas de lobo enquanto está em sua forma Mew Mew. Zakuro é uma modelo profissional e é apresentada como um personagem madura. Mint é sua maior fã. Chama-se Renée Roberts na versão americana do anime.

Berry Shirayuki[editar | editar código-fonte]

Berry Shirayuki (白 雪 ベリー, Shirayuki Beri) é introduzida no Tokyo Mew Mew a la Mode como protagonista principal temporariamente, a sexta Mew Mew; e, enquanto Ichigo está estudando no exterior, a líder temporária do Tokyo Mew Mew. Ela se torna a primeira a ser infundida com o DNA de duas espécies ameaçadas de extinção: o gato-andino e o coelho-de-amami. Assim como Ichigo, lhe é dado um robô companheiro, Ucha, que lhe dá orientação. Como a "segunda mais forte" Mew Mew, Berry se torna o alvo principal dos antagonistas da série, os Saint Rose Crusaders. No decorrer de a la Mode, Berry percebe que ela está apaixonada por seu amigo de infância Tasuku. Juntos, eles usam os seus sentimentos quentes de amor para libertar os cidadãos da cidade a partir do hipnotismo Saint Rose Crusaders e mudar os corações deles. Seu nome significa "baga".

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Masaya Aoyama (青山 雅 也, Aoyama Masaya) é o interesse romântico de Ichigo Momomiya. Mais tarde, ele revela que ele compartilha seus sentimentos e eles começam a namorar. Masaya é a única pessoa fora do Projeto Mew saber a verdadeira identidade de Mew Ichigo. Ele é descrito como sendo uma pessoa educada e calma, mas há momentos em que grita com raiva e outros atos ciumentos em relação à Ichigo. Masaya revela que, como um órfão, começou a atuar como um "filho perfeito" ao ser adotado, na realidade, porém, ele sente desgosto pela forma como os humanos tratam o planeta. Ele também revela que Ichigo é a única exceção; e foi só com ela que se sentia como "um verdadeiro ser humano". Como a série progride, é revelado que Masaya é o Cavaleiro Azul, mas que Masaya não sabia que ele era o Cavaleiro Azul; nem o Cavaleiro Azul parecia ter qualquer conhecimento de que ele era Masaya. Depois de Masaya se tornar consciente de sua transformação, ele percebe que nasceu do desejo de proteger Ichigo. Após esta revelação, Masaya desperta como Deep Blue, o líder dos alienígenas e inimigo final do Tokyo Mew Mew. Deep Blue declara que ele criou Masaya, a fim de enganar o mundo até o momento certo para o seu despertar. Masaya sacrifica-se por lançar a versão final Mew Aqua dentro de seu corpo, a fim de parar o Deep Blue, e é revivido quando Ichigo dá sua vida para salvá-lo. No final da série, Masaya decide ir para a Inglaterra com Ichigo. Na versão americana do anime, seu nome é Mark.
  • Ryou Shirogane (白金 棱, Shirogane Ryou) é o chefe do Projeto Mew e o dono do café Mew Mew. Ryou é considerado um gênio; dizem que seu QI é superior a 180. Após a morte de seus pais quando tinha dez anos, ele se mudou para o Japão para continuar o trabalho de seu pai com Keiichiro, assistente de seu pai. Depois que ele terminou o desenvolvimento da técnica de injeção de genes para as futuras Mew Mews, ele testou primeiro em si mesmo para garantir que os indivíduos não seriam prejudicados. Como ele não era um hospedeiro compatível; só deu a ele a habilidade de se transformar em um gato por até dez minutos de cada vez. Ryou também construiu os robôs assistentes de Mew Ichigo e Mew Berry, R2000 e R3000. Ryou tende a conversar com as meninas de uma forma abrupta, mas exibe um forte senso de responsabilidade pessoal, em particular no que diz respeito às Mew Mews. Na versão americana do anime, seu nome é Elliot Grant.
  • Keiichiro Akasaka (赤 坂 圭 一郎, Akasaka Keiichirō) é o gerente e o padeiro no Café Mew Mew. Ryou é seu parceiro no Projeto Mew. Keiichiro trabalhou com o Dr. Shirogane, o pai de Ryou, sobre o Projeto Mew, cinco anos antes de Tokyo Mew Mew ser definido e continuou trabalhando no projeto com Ryou depois da morte do Dr. Shirogane. As Mew Mews consideram ele um cavalheiro, com uma personalidade cativante, educado, e gentil. Na versão americana do anime, seu nome é Wesley J. Coolridge III.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Kish (キッシュ, Kisshu) é o segundo dos aliens a retornar à Terra. Introduzido no final do primeiro volume do mangá, Kish age de uma forma lúdica e despreocupada, parecendo apreciar a luta com as Mew Mews e tratá-la como um jogo. Ao longo da série, Kish desenvolve sentimentos cada vez mais forte por Ichigo, em primeiro lugar referindo-se a ela como um "brinquedo interessante" (que mataria pelo seu líder); e ficando obcecado por ela. Kish, eventualmente, sequestra Ichigo, confessa seu amor, e depois exige que ela chore, porque ele adora vê-la ter medo. Ele mais uma vez declara seu amor a Ichigo no final da série; mas a ataca e começa a estrangulá-la, enquanto chora por ela rejeitá-lo novamente. Kish é morto depois de se virar contra o Deep Blue, protegendo Ichigo; mas é ressuscitado com o poder da Mew Aqua depois da derrota de Deep Blue. Ele volta para seu planeta com Pie e Tart. É chamado de Cyniclon Dren na versão americana do anime.
  • Pie (パイ, Pai) vem à Terra com Tart para ajudar Kish a preparar o planeta da chegada do Deep Blue. Ele é calmo e analítico; durante seus ataques iniciais sobre as Mew Mews, cientificamente escala a "taxa de mortalidade" de cada Chimera Anima. Ao contrário de Kish e Tart, Pie não expressa suas emoções e raramente sorri, mesmo quando ironiza o Tokyo Mew Mew. Após a derrota do Deep Blue, Pie e os outros retornam a seu mundo. Na adaptação americana do anime, ele é chamado de Cyniclon Sardon.
  • Tart (タルト, Taruto)é um dos dois estrangeiros que vêm à Terra para ajudar Kish depois de perder para as Mew Mews. Energético e muitas vezes infantil, Kish o insulta depois de perder para as Mew Mews, dizendo que ele é fraco. Ele, primeiramente, briga com ataques físicos e com Chimera Animas; mas também é capaz de manipular as plantas para se enrolarem às pessoas; também pode atacar com um raio de energia. Tart mostra uma antipatia por Ichigo e se refere a ela como uma "tiazinha" ou "velha" quando se deparam com um outro, apenas para ser chamado de "tampinha" em troca. No meio da série, Tart e Pudding se tornam amigos após ele sequestrá-la. Nos episódios finais, quando ele luta contra Pie dizendo que não quer mais lutar contra as Mew Mew's, e é atingido, Pudding chora pensando que ele está morto (podendo ser até, um interesse romântico entre os dois); por isso ela luta com toda a sua força contra o Chimera. Na adaptação americana do anime, seu nome é Cyniclon Tarb.
  • Deep Blue (ディープ ブルー, Dipu Buru) é o líder dos aliens. Ele veio para a Terra anos antes dos outros e assumiu a forma de um garoto humano, Masaya Aoyama, para evitar ser descoberto. Deep Blue foi dormir dentro do seu novo corpo, deixando Masaya sem lembranças de quem ou o que ele realmente é, mas mantendo algumas lembranças de Deep Blue, como o desgosto para o modo como os homens estavam tratando o meio ambiente. Apesar de ser o principal antagonista, o Deep Blue realmente não aparece até o final do sexto volume do mangá. Deep Blue é frio, cruel e mata qualquer um que fica em seu caminho. Ao acordar, ele ataca e fere Ichigo, pois não compartilha o amor de Masaya por ela, e mata Kish sem nenhuma hesitação quando desafiado para um duelo. Isso permite Masaya temporariamente ressurgir e liberar Aqua Mew dentro de seu corpo, matando ambos.

Vozes[editar | editar código-fonte]

Personagem Japão Original em Japonês Estados Unidos Dublador Inglês Brasil Dublador Brasileiro Portugal Dobrador Portuguesa
(temporada 1)
Portugal Dobrador Portuguesa
(temporada 2)
Ichigo/Zoey Saki Nakajima Amanda Brown Samira Fernandes Sandra de Castro Bárbara Lourenço
Mint/Corina Yumi Kakazu Andi Whaley Priscila Concepción Ana Vieira
Lettuce/Bridget Kumi Sakuma Bella Hudson Letícia Quinto
Pudding/Kikki Hisayo Mochizuki Kether Donahue Lene Bastos Maria Camões
Zakuro/Renée Junko Noda Mollie Weaver Tatiane Keplermaier Maria João Miguel Sónia Neves
Masaya/Mark/Marco Megumi Ogata Scottie Ray Fábio Lucindo Quimbé
Ryo/Elliot Kouichi Toochika Sean Schemmel Thiago Longo
Keiichirou/Wesley Hikaru Midorikawa Andrew Rannells Yuri Chesman José Martins
Kiss/Dren Daisuke Sakaguchi Andrew Rannells Rodrigo Andreatto José Martins
Pie/Sardon Nobutoshi Kanna Pete Zarustica Ivo Roberto Quimbé

Música[editar | editar código-fonte]

Tema de Abertura[editar | editar código-fonte]

  • "My Sweetheart" by Rika Komatsu
  • "Team Up!" by Bree Sharp (versão em inglês)
  • "Vamos Lá!" by Soraya Orenga (versão em português)

Musicas dos Episódios[editar | editar código-fonte]

  • Dance Another Day / Eu Queria Dançar (Episódio 10)
  • Don´t Aake Me Up / Vou Esperar (Episódio 26)
  • Super Natural
  • Animal Instintic / Instinto Animal

Tema de Encerramento[editar | editar código-fonte]

"Koi wa À la Mode" by Tokyo Mew Mew: Saki Nakajima (Ichigo), Yumi Kakazu (Minto), Kumi Sakuma (Lettuce), Hisayo Mochizuki (Pudding), and Junko Noda (Zakuro)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Manga
Anime
Video game