Tolerância (engenharia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Tolerância em engenharia é uma concessão que é feita para as imperfeições no fabrico de um objecto.

Por exemplo, uma especificação eléctrica pode determinar que um resistor tenha um valor nominal de 100 ohms, mas também deveria determinar uma tolerância tal como "+/- 1%". Isto significa que qualquer resistor com um valor entre 99 ohms e 101 ohms é aceitável.

Não seria razoável especificar um resistor com um valor de exactamente 100 ohms, porque tal resistor não pode ser feito. É boa prática especificar as maiores tolerâncias possíveis, para tornar a manufactura mais fácil e manter os custos baixos.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.