Tom Lehrer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Thomas Andrew Lehrer (9 de abril de 1928) é um norte-americano que notabilizou-se nos anos 1950 e 1960 por sua vida dupla de músico-humorista e, ao mesmo tempo, professor-pesquisador nas principais instituições acadêmicas americanas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Gênio prodígio, Lehrer formou-se matemático na Universidade de Harvard aos 18 anos, em 1947. Em seguida, trabalhou em lugares como o MIT e o laboratório nuclear de Los Alamos. Mas foi como professor que se firmou na vida acadêmica.

Paralelamente, seus dons como pianista e humorista o levaram gravar vários discos nas décadas de 1950 e 1960. Por um breve período, chegou a largar a profissão de professor e pesquisador de Matemática para se dedicar apenas aos diversos shows que passou a fazer, não só nos Estados Unidos, mas em outros países de língua inglesa.

No começo dos anos 1970, contudo, decidiu abandonar a carreira artística e voltou a ensinar Matemática em algumas das mais prestigiosas universidades dos EUA.

Atualmente, aposentado, Lehrer vive na Califórnia e, ocasionalmente, faz pequenos shows para platéias universitárias.

Importância artística[editar | editar código-fonte]

Mais do que um humorista, Tom Lehrer foi um crítico implacável da direita e dos conservadores norte-americanos, facto expresso em canções como "Send the Marines!" ("Mande os Marines!"), em que classifica as tropas de elite das forças armadas americanas como o instrumento de "diplomacia" preferido dos Estados Unidos.

Lehrer notabilizou-se também pelo caráter inovador de seu humor, enveredando muitas vezes por assuntos científicos, como nas canções "New Math" ("Nova Matemática"), "Lobachevski" (sobre os plágios no mundo acadêmico) e "The Elements" ("Os Elementos" - cuja letra se resume a uma hilariante enunciação de todos os elementos químicos da Tabela Periódica).

Discografia[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tom Lehrer