The Blues Brothers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tom Malone)
 Nota: Para outros significados, veja The Blues Brothers (desambiguação).
The Blues Brothers
The Blues Brothers
Dan Aykroyd e John Belushi, The Blues Brothers
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País Estados Unidos
Gênero(s) Blues, rhythm and blues, soul, blues rock, comedy rock
Período em atividade 19781982
1988 – presente
Gravadora(s) Atlantic Records
Integrantes Elwood J. Blues
Zee Blues
Banda Blues Brothers:
Steve Cropper
Lou Marini
Ex-integrantes Jake Blues
Donald "Duck" Dunn
Willie Hall
Tom Malone
Matt Murphy
Paul Shaffer
Murphy Dunne
"Mighty Mack" McTeer
Alan Rubin
Página oficial www.bluesbrothers.com

The Blues Brothers é uma banda de rhythm and blues norte-americana fundada pelos comediantes Dan Aykroyd e John Belushi em 1978 como parte de um quadro musical no programa Saturday Night Live.[1] Belushi e Aykroyd, respectivamente, Jake e Elwood Blues, eram os vocalistas da banda, que era completa por músicos conhecidos e respeitados. A banda fez sua primeira aparição no dia 22 de abril de 1978, como convidado musical no programa Saturday Night Live.

A banda então começou a ir além da tela da televisão, lançando um álbum, Briefcase Full of Blues (1978), chegando a filmar um longa metragem baseado na própria banda e seus integrantes, intitulado "The Blues Brothers" (1980).

Mesmo com a morte de John Belushi por overdose, em 1982, a banda continuou se apresentando, contando com artistas convidados. A banda original se reagrupou em 1988 para uma turnê mundial e novamente em 1998 para uma sequência do primeiro filme, "Blues Brothers 2000". Eles fazem aparições em festivais musicais de todo o mundo.

Em 31 de agosto de 2011, foi anunciado que Dan Aykroyd e Judith Belushi Pisano estão lançando uma nova série de TV dos Blues Brothers para redes de horário nobre.[2][3]

História[editar | editar código-fonte]

A origem da banda remonta no final da década de 1960, mais precisamente em 1969: Paul Shaffer, líder da banda que fazia o programa semanal Saturday Night Live, recebeu um telefonema de Marshall Checker, da gravadora Checkers Records, que indicou a ele um grupo muito bom de Chicago, que tocava blues em pequenos clubes locais. A banda era liderada por Jake e Elwood Blues, condinomes de John Belushi e Dan Aykroyd. Os dois fariam parte do programa anos depois e debutaram em 1976, fantasiados de abelha para interpretarem "I'm A King Bee", de Slim Harpo. A popularidade do duo foi crescendo gradativamente, até virarem estrelas de primeiro nível.

Depois, ambos já faziam parte do elenco do humorístico norte-americano e interpretaram dois cantores de blues que dançavam de forma cômica. O visual da dupla foi baseado em vários artistas que fizeram história no blues. A dança e o fato de atuarem em dupla se deve a Sam & Dave. Os chapéus foram influência de John Lee Hooker. O terno surgiu do conceito dos músicos de jazz da década de 1940, que diziam que, para olhar em linha reta, era necessário vestir terno e gravata.

Nessa época, já contavam com músicos respeitados, como o guitarrista Steve Cropper e o baixista Donald "Duck" Dunn, freqüentadores da gravadora Stax Records, um dos berços da música negra norte-americana. Aos poucos, foram acrescendo novos talentos, caso do outro guitarrista, Matt "Guitar" Murphy.

Na apresentação no Saturday Night Live, tocaram a música "Hey Bartender", uma canção dos anos 1950 de Floyd Dixon.

Em junho de 1978, eles abriram os shows do comediante Steve Martin no Universal Amphitheater. O sucesso da apresentação e das músicas dos Blues Brothers, com formato de blues, mas com claras pitadas de rock e jazz, foi tamanho que a dupla foi convidada a gravar um disco.

E, ainda em 1978, era lançado Briefcase Full of Blues e gravado ao vivo, o LP bateu na casa dos 40 mais vendidos, graças às regravações do clássico "Soul Man" e de "Rubber Biscuit". O disco rendeu platina dupla (mais de dois milhões de cópias vendidas) e o topo das paradas dos Estados Unidos.

Embalados pelo sucesso, os Blues Brothers se tornaram protagonistas do filme The Blues Brothers em 1980.

Em 5 de março de 1982, o vocalista e líder da banda, John Belushi faleceu depois de ter uma overdose de cocaína e heroína, aos 33 anos de idade, em uma história até hoje envolta em mistério.

Em 1988, os músicos originais reformaram a banda para uma excursão mundial, com Eddie Floyd nos vocais.

Em 1998, foi lançada a sequência do primeiro filme, Blues Brothers 2000.

Membros da banda[editar | editar código-fonte]

Formação original[editar | editar código-fonte]

Outros membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles nas paradas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Blues Brothers, bebo.com
  2. Levine, Stuart (30 de agosto de 2011). «'Blues Brothers' readies for primetime». Variety. Consultado em 15 de maio de 2012. Arquivado do original em 25 de junho de 2012 
  3. «Blues Brothers and Panacea Entertainment Have Big Plans». The Hollywood Reporter. 6 de abril de 2012. Consultado em 15 de maio de 2012 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.