Tom Zarek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tom Zarek é o nome de um personagem da série televisiva de ficção científica Battlestar Galactica de 2004. É interpretado por Richard Hatch, que havia sido o Capitão Apollo na Battlestar Galactica de 1978.

Zarek é um carismático e filosófico líder político da colônia de Sagittaron, que foi preso por atividades terroristas (ele plantou explosivos em um prédio do Governo, destruindo-o e causando muitas mortes), ficando preso por vinte anos. Depois do massacre das Doze Colônias do Homem pelos cylons, ele e outros encarcerados encontraram-se presos na Astral Queen, uma nave-prisão que se juntou à Battlestar Galactica, fugindo da ameaça cylon.

Conseguindo seguidores entre os prisioneiros, Zarek liderou uma rebelião contra os líderes da frota, pretestando contra as pobres condições de vida na Astral Queen. Ele criou uma situação de cativeiro, que o Comandante Adama e a Presidente Roslin teriam que resolver no meio da crise do suprimento de água na frota.

Mais tarde, Zarek concorre a um cargo político e é eleito (de forma justa) como representante de Sagittaron no novo Quórum dos Doze (a bancada legislativa do Governo). Ele então concorre ao cargo vago de Vice-Presidente, numa jogada política para ficar mais próximo de ascender para a Presidência, mas foi derrotado por Roslin, que nomeou para concorrer como seu vice o Dr. Gaius Baltar, que acabou sendo eleito.

Depois, Zarek tornou-se o gerente de campanha de Gaius Baltar, em sua corrida para a Presidência contra Laura Roslin, obtendo vitória e se tornando o vice de Baltar. Após o resgate em Nova Caprica, Zarek permanece na condição de Vice-Presidente, pois colaborou na resistência.

Precedido por
Gaius Baltar
Vice-Presidente das Doze Colônias de Kobol
(temporada 2.5+)
Sucedido por

Ligações externas[editar | editar código-fonte]