Toma Lá, Dá Cá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Toma lá dá cá)
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
Toma Lá, Dá Cá
Informação geral
Formato Seriado
Gênero comédia sitcom
Classificação etária Inadequado para menores de 14 anos i DJCTQ (Brasil)
Duração 45min
Criador Miguel Falabella
Maria Carmem Barbosa
País de origem Brasil
Idioma original português
Produção
Elenco Adriana Esteves
Miguel Falabella
Marisa Orth
Diogo Vilela
Arlete Salles
Stella Miranda
Norma Bengell
Alessandra Maestrini
Fernanda Souza
George Sauma
Daniel Torres
Miguel Magno
Ítalo Rossi
Exibição
Transmissão original 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
№ de episódios 91
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão

Toma Lá, Dá Cá foi um seriado de televisão brasileiro exibido pela Rede Globo, criado por Maria Carmem Barbosa e por Miguel Falabella (que também era protagonista e responsável pelo roteiro final). Começou como um especial de fim de ano, exibido em 29 de dezembro de 2005. O episódio piloto deu origem a um show homônimo, a partir do 7 de agosto de 2007, exibido às terças-feiras, substituindo a série A Diarista. A série tinha a direção geral de Cininha de Paula, que substituiu Mauro Mendonça Filho, devido a saída deste para a direção da novela das 18h da mesma emissora, Negócio da China (também de autoria de Falabella). A direção de núcleo era de Roberto Talma.

O último episódio da série foi exibido no dia 22 de dezembro de 2009.

Índice

[editar] Sinopse

[editar] Primeira temporada

O programa conta a história de dois casais: Arnaldo, dentista, é casado com a corretora de imóveis Rita, mas já foi casado com a dona-de-casa Celinha, com quem teve um filho, Adônis. Hoje Celinha é casada com o também corretor Mário Jorge, que é ex-marido de Rita, com quem teve dois filhos, Isadora e Tatalo. A história se passa no condomínio Jambalaya Ocean Drive.

A guarda de Isadora e Tatalo ficou com a mãe, Rita, enquanto a guarda de Adônis ficou com Celinha. Agora Mário Jorge passa por um carma que já foi de Arnaldo: a sogra, Copélia, totalmente fora dos padrões, ninfomaníaca e que não dá descanso algum e que mora no apartamento de Mário Jorge.

Quem também apronta é Dona Álvara, a louca e severa síndica do edifício, que sempre está às voltas com as confusões do quarteto. As duas famílias ainda dividem a diarista Bozena, natural de Pato Branco, interior do Paraná, e que, com seu forte sotaque e as histórias de sua cidade, sempre se envolve nas confusões da turma.

Para completar, enquanto estavam ainda casados, Rita e Mário Jorge eram sócios em uma empresa corretora de imóveis, e compraram dois apartamentos, um de frente para o outro, com a intenção de torná-los um só. Os dois acabaram se separando, e cada um se mudou para um apartamento, com seus parceiros. Enquanto isso, Celinha e Arnaldo dividem um terreno abandonado em Saquarema, cidade praiana do estado do Rio de Janeiro.

O nome Toma Lá Dá Cá se explica, além dos laços familiares, pela rotatividade dos personagens, que transitam livremente entre os dois cenários (os apartamentos das duas famílias).

[editar] Segunda temporada

Vários personagens entram para a história. O primeiro deles é Seu Ladir, marido de Dona Álvara, que é bissexual e considera que tudo à sua volta "é mara" (maravilhoso).

A segunda é a lésbica Deise Coturno, que é apaixonada por Bozena e vive dando em cima das outras mulheres do prédio, entre elas Rita, Celinha e Dona Álvara (que a discrimina por isso).

A terceira, ainda que nunca tenha aparecido de fato, sendo apenas mencionada nesta temporada, é a Draª Percy, a tresloucada psicoterapeuta de Adônis, que criou um grande laço afetivo com ela. A Draª Percy aparece apenas na temporada seguinte.

[editar] Terceira temporada

Na terceira temporada, a crise econômica de 2008 chega ao edifício, fazendo com que Arnaldo perca o consultório dentário e seja obrigado a atender os clientes em sua própria casa, para contragosto de Rita. Seu Ladir deixa o seriado.

A casa de Celinha e Mario Jorge será afetada, fazendo com que o corretor seja mestre-de-obras do Jambalaya.

O condomínio também ganha uma nova moradora, a jornalista Harolda Neves (Zezé Polessa), que vive escrevendo matérias sobre a vida dos moradores do edifício, principalmente de Rita e Celinha.

Drª Perci tornou-se uma personagem fixa, sendo interpretada por Miguel Magno. Com a aparição da mesma, também foi mostrado o parque aquático do Jambalaya, onde são feitas as consultas. Sua última aparição foi no 16º episódio, "Respondez Sil Vous Plait", devido à morte do ator Miguel Magno. O programa foi concluído com o episódio "A Caminho das Estrelas", em que a favela "Nova Jambalaya" invade o condomínio, e fazem uma revolução, e os moradores do 11º primeiro andar, são salvos por seu Ladir, que vem com uma nave espacial para salvá-los.

[editar] Elenco

[editar] Principal

em ordem de abertura
Ator Personagem Temporadas
Adriana Esteves Celinha (Célia Regina Rocha Dassoin) Piloto à 3ª
Miguel Falabella Mário Jorge Dassoin Piloto à 3ª
Marisa Orth Rita Moreira 1ª à 3ª
Diogo Vilela Arnaldo Moreira Piloto à 3ª
Fernanda Souza Isadora Dassoin 1ª à 3ª
Ítalo Rossi (falecido) Ladir Miranda
Miguel Magno (falecido) Dra. Percy Lambert
Stella Miranda Álvara Miranda 1ª à 3ª
Norma Bengell Deise Coturno 2ª e 3ª
Daniel Torres Adônis Rocha Moreira Piloto à 3ª
Alessandra Maestrini Bozena Piloto à 3ª
George Sauma Tatalo (Antônio Carlos Dassoin) Piloto à 3ª
Arlete Salles Copélia Rocha 1ª à 3ª

[editar] Secundário

Ator Personagem Temporadas
Bianca Comparato Gelda
Douglas Silva Preá
Mauro Mendonça Coronel Pavão
Jacqueline Laurence Genevieve Dassoin 1ª e 3ª
Jessica Marina Princesa Grace
Bia Nunnes Lurdinha
Alexandre Zacchia Ratão
Walney Aguiar Sabará
Thiago Fragoso Ícaro Mojave
Carmen Verônica Lêda
Alexandra Richter Quietinha Albuquerque
Leonardo Miggiorin Dirceuzinho De Beef 2ª e 3ª
Zezé Polessa Harolda Neves
Thaís Portinho Pérsia
Rubens Araújo Eusébio
Marcele Nogueira Patritchia
Sandro Christopher Huan Huon Huá
Guida Vianna Elvanecir

[editar] Participações especiais

[editar] Visuais incomuns dos personagens

[editar] Episódios

Temporada Nº de episódios Estréia Final Ano
1 20 7 de Agosto 18 de Dezembro 2007
2 37 1 de Abril 16 de Dezembro 2008
3 34 14 de Abril 22 de Dezembro 2009

[editar] Bordões

O Toma Lá Dá Cá é famoso por ter criado vários bordões que já se tornaram populares e famosos.

  • "Prefiro não comentar." (Bordão de Copélia.Já foi dito pelos outros personagens e por Deus em pessoa no final do episódio "voo cego". É o bordão mais popular do programa.)
  • "É mara." (Seu Ladir, quando se anima com algo. Já foi dito por quase todos os personagens e citado na novela das oito A Favorita pela personagem de Bel Kutner, Amelinha.´Um bordão que se tornou muito popular.)
  • "Oh garota mau caráter." (Mário Jorge referindo-se a Isadora. Foi dito por Arnaldo, Isadora, Dona Álvara, Bozena, Seu Ladir, Quientinha Alburqueque, Geneviéve, Celinha, Tatalo e por Deise Coturno. Também foi usado contra outras pessoas ou coisas, como o mosquito da dengue e o teto dos apartamentos.)
  • "Esta garota nasceu com o olho junto." (Mário Jorge falando de Isadora. Foi dito por Rita, ao ver uma foto da filha de Tatalo, no episódio "Na Boca Do Sapo". Também foi dito pela própria Isadora, no episódio "O Buraco é Mais Embaixo", se referindo a si própria como "mas mãe é que eu tenho olho junto, aí cerebro não vai, eu escutei isso a vida inteira " e no episódio "Milagre no Jambalaya" como "já viu, esse peru...tem olho junto igual ao meu")
  • "Lá em Pato Branco…" (Bozena, sempre usado para contar alguma história de sua cidade, Pato Branco. No episódio "Império sem sentido" a ancestral de Bozena fala "Lá em Pato Preto.")
  • "Daí." (Outro bordão de Bozena, usado para terminar alguma frase. Já foi dito por Isadora, Rita, Tatalo, Celinha, Mario Jorge e Copélia.)
  • "Cavalo." (Bozena, reclamando das grosserias de Mário Jorge. Já foi dito por Isadora.)
  • "…Tananan…Tananan." (Celinha, quando quer estimular algo. Chegou a ser falado por Mário Jorge, Copélia e Dona Álvara.)
  • "Ataque cardíaco de Celinha" (Bordão de Celinha, sempre com a mão direita fechada e levada ao coração. Na 2ª temporada, esse gesto também passou a ser usado por Adônis. Chegou a ser usado por Bozena, por Copélia, dona Álvara, Arnaldo, Tatalo, Rita e Mário Jorge.)
  • "Risada histérica da Dona Álvara". (Tatalo, Mário Jorge, Arnaldo, Rita, Bozena, Copélia, Celinha, Adônis e Isadora já deram essa risada.)
  • "Choro da Copélia". (Usado quando ela leva broncas de Celinha.)
  • "Nein". (Bordão de Copélia, quando ela conversa com as pessoas.)
  • "Confronte!". (Bordão de Drª Percy, quando alguém se queixa de seus problemas.)

[editar] Jambalaya Ocean Drive

[editar] Produção e exibição

O piloto foi exibido em 29 de dezembro de 2005, numa quinta-feira. Seu elenco consistia de Miguel Falabella (Mário Jorge), Adriana Esteves (Celinha), Diogo Vilela (Arnaldo), Debora Bloch (Rita), Alessandra Maestrini (Bozena), Mitzi Evelyn (Isadora), George Sauma (Tatalo) e Daniel Torres (Adônis), e contou com participações especiais de Luís Salém e Daniel Zettel.

No dia 19 de agosto de 2008, devido a transmissão dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, o episódio 41 não foi exibido; mas no dia 26 de agosto ele foi exibido, e o seriado continuou a exibir seus episódios normalmente. Com a estreia da minissérie Capitu, o episódio do dia 9 de dezembro ("A Grama do Vizinho") foi exibido no dia seguinte, 10 de dezembro de 2008, uma quarta-feira, após a novela A Favorita. O último episódio da temporada 2008, "Milagre no Jambalaya", foi exibido no dia 16 de dezembro, em seu horário de exibição normal. Alguns personagens da série, como Bozena, Álvara, Copélia e seu Ladir, estiveram no Vídeo Show Retrô do ano de 2008, relembrando os sucessos do seriado.

No ano de 2009, durante o mês de Julho, a série entrou em hiato, com a exibição da microssérie Som & Fúria. Em Dezembro, dois episódios (previstos para os dias 8 e 15 de Dezembro de 2009, respectivamente) foram exibidos às quartas-feiras (9 e 16 de Dezembro), devido à exibição da microssérie Cinquentinha. No dia 22 de Dezembro de 2009, foi exibido o último episódio da série, "A Caminho das Estrelas".

[editar] Início e mudanças no elenco

  • A atriz Débora Bloch afirmou que não poderia participar do programa por estar envolvida com outros projetos no teatro.[1] A atriz foi substituída por Marisa Orth, que, anos antes, interpretou a mulher de Miguel Falabella na série Sai de Baixo. Estavam também cotadas para o papel de Rita: Fernanda Torres e Denise Fraga.
  • A atriz Marcela Ricca[2] estava cotada para substituir Mitzi Evelyn no papel de Isadora, mas devido a mudanças no perfil da personagem, o papel ficou com Fernanda Souza. Posteriormente, Marcela fez uma participação especial, no episódio "Sem terra, sem grana e sem vergonha".
  • Arlete Salles foi escalada para o programa primeiramente para viver a síndica, que se chamaria Zara. Posteriormente, Arlete ficou com o papel de Copélia, mãe de Celinha, e Stella Miranda foi designada para o papel da síndica do Jambalaya Ocean Drive, Álvara.
  • A partir da 2ª temporada, Ítalo Rossi entrou para o elenco do programa, interpretando Seu Ladir, o marido de Dona Álvara, que já era citado na primeira temporada. Por problemas de saúde (tendinite), Ítalo se afastou da segunda temporada por 11 semanas até voltar a gravar em julho de 2008, reaparecendo no episódio Sururu no Matagal, exibido no dia 29 de julho de 2008. Ítalo deixou o programa no fim da segunda temporada, para se dedicar ao teatro. Sua última aparição foi no último episódio de 2008, Milagre no Jambalaya.
  • Norma Bengell estreou na segunda temporada para fazer apenas uma participação no episódio Falando Grosso. Os autores gostaram tanto que sua personagem Deise Coturno voltou em episódios seguintes. O sucesso junto ao público foi imediato, e a personagem acabou entrando para o elenco fixo do programa, passando a ser creditada na abertura. Norma passou por uma cirurgia e ficou de fora do programa por um mês. No episódio "Adivinha quem veio para mamar", ela foi citada por Mário Jorge junto com sua cadela. No episódio "A Malícia a Malícia", exibido no dia 11 de novembro, Norma voltou ao programa treinando musculação com Rita, que tomou hormônios masculinos.
  • Na segunda temporada, Cininha de Paula assume a direção geral da série, pois Mauro Mendonça Filho assumiu a direção geral da novela Negócio da China, também de Miguel Falabella.
  • Carmem Verônica, que viveu a personagem Lêda por três episódios da 2ª temporada, foi cotada para ser personagem fixa na 3ª temporada, mas isso não se realizou.
  • O personagem Dirceuzinho, vivido por Leonardo Miggiorin, também estava cotado para o elenco fixo na série na 3ª temporada. Dessa vez ele seria pareceiro de Dra. Percy. O personagem não se tornou fixo, mas fez mais uma participação especial, no episódio Família é quadrilha.
  • Ainda para a 3ª temporada, foi cogitada a criação de um novo personagem. Se chamaria Marly, e seria um ultramachão que vai viraria gay diante de Dona Álvara.
  • O ator Miguel Magno entrou para o elenco do programa na terceira temporada, a partir do segundo episódio, para viver a psicóloga de Adônis, Dra. Percy. Miguel faleceu em 17 de agosto de 2009, aos 58 anos de idade, em decorrência de um câncer. Sua última aparição no seriado foi no episódio "Respondez Sil Vous Plait"que foi ao ar no dia 18 de agosto (um dia depois de sua morte). Além de no final desse episódio, ser exibida uma homenagem ao ator, os moradores do Jambalaya sempre mencionam a Doutora Percy nos episódios seguintes. Antes desse acontecimento, Miguel já não havia aparecido em alguns episódios.
  • Na terceira temporada, mesmo ausente da série, a voz de Ladir foi usada duas vezes. A primeira aconteceu no episódio "Cada Vez Mais Pobres", em que é explicado o destino de Ladir depois de abandonar o Jambalaya. A segunda acontece no último episódio da série "A Caminho das Estrelas", em que Ladir surge para salvar os personagens da invasão que estava ocorrendo no Jambalaya.

[editar] Audiência e repercussão

[editar] Episódio Piloto

O especial de fim de ano marcou 34 pontos de Ibope e 58% de participação.[3], a maior audiência de toda a série.

[editar] Primeira Temporada

O show teve uma boa estreia e conseguiu liderar o Ibope no horário. O 1º episódio teve 31 pontos de média e 50% de participação,[4] 30 pontos a mais que o último episódio de A Diarista. Já o 2º episódio mostrou uma queda de audiência, a média foi de 26 pontos[5]. O 4º episódio marcou apenas 23 pontos de média[6], a mesma audiência que foi dada como pretexto para o cancelamento de A Diarista. O 9º episódio chegou a marcar apenas 25 pontos. Os índices da série fizeram surgir rumores de que a série poderia não ganhar uma segunda temporada ou ser transferida para o domingo.[7] Apesar desses rumores a série ganhou uma 2ª temporada, e continuou a ser exibido nas terças-feiras .[8]

  • Média da temporada - 29,85 pontos

[editar] Segunda Temporada

Na estreia da segunda temporada, foram registrados 23 pontos[9], número que cresceu nos episódios seguintes e, posteriormente, voltou a cair. No episódio do dia 9 de Dezembro, a microssérie Capitu foi exibida no lugar do humorístico, fazendo com que o episódio "A Grama do Vizinho" fosse exibido no dia seguinte, 10 de Dezembro, depois da novela A Favorita. O fato de ser exibido mais cedo que o comum causou o recorde da segunda temporada, uma média de 29 pontos, índices parecidos com a série mais assistida da TV Globo e do país, A Grande Família e maiores do que o Casseta e Planeta.[10]

  • Média da temporada - 23,40 pontos

[editar] Terceira Temporada

As audiências dos 21 primeiros episódios da temporada oscilaram entre 21 e 25 pontos, salvo o episódio "Repondez Sil Vous Plait", que marcou 20 pontos de média. Os demais episódios sofreram uma queda de audiência, oscilando entre 18 e 21 pontos. O período de crise de audiência coincidiu com o período de exibição da novela Viver a Vida, que teve dificuldades de emplacar, e do reality show A Fazenda 2, da Rede Record, que era exibido no horário do humorístico. Durante a exibição da minissérie Cinquentinha, por duas semanas, o Toma Lá Dá Cá foi exibido na quarta-feira, depois da novela Viver a Vida. Em ambas as ocasiões, nos dias 9 e 16 de dezembro, o programa obteve 29 pontos de média, os recordes da temporada. No último episódio da série, "A caminho das estrelas", a audiência foi de 19 pontos, uma brusca queda de 10 pontos em relação às duas semanas anteriores.

  • Média da temporada - 20,80 pontos

[editar] Prêmios

Prêmio Extra de Televisão[11]

  • Melhor Série de Televisão.

Prêmio Qualidade Brasil[12]

[editar] Contradições

  • No episódio "A Mais Bela Casada", Copélia afirma ainda ser casada com Átila, pai de Celinha. No episódio "Sempre Cabe Mais Um", a mesma Copélia diz ser separada e em "O Y do Problema", Celinha diz que ela largou Átila.
  • Em "Império Sem Sentido", Mário Jorge diz se lembrar do dia em que Isadora nasceu em uma maternidade, sendo que o episódio se passa no ano de 1800.Neste mesmo episódio, são feitas várias menções à família real e Dom Pedro I já adulto, sendo que a famíla real só chegou ao Brasil 8 anos depois, com Dom Pedro ainda criança.
  • No episódio "Sururu no Matagal", os atores George Sauma e Daniel Torres foram creditados erradamente na abertura: A foto de Daniel (Adônis) levou o nome de George (Tatalo) e vice-versa (o vídeo do erro na abertura pode ser visto no link ao lado).[13] Isso aconteceu devido ao fato de que o autor queria mostrar o efeito do Futestônio sobre os personagens. Porém, com a inclusão do episódio no DVD da segunda temporada, os nomes foram apresentados corretamente nos créditos de abertura.
  • No episódio "O Dia em Quem a Terra Tremeu", no final do episódio, Copélia disse que iria ao bloco H com Isadora. Porém, a garota aparece com um visual mais normal, sem parecer que iria sair com sua habitual companheira de baladas.
  • No episódio "Errados pra Cachorro", Tatalo troca os nomes de Isadora e Princesa Grace. Ele pergunta à Princesa por que ela não gosta da Grace, sendo que ele tinha que perguntar porque ela não gosta de Isadora.
  • No episódio "Entre quatro paredes", Sundaí (Maria Gladys) disse que o chefe da favela "Novo Jambalaya" era seu filho, Martelo. Porém no episódio "Cada qual tem seu preço" dizem que quem lidera a favela é Oswaldo Caveirão, pai de Oswaldineide, namorada de Adônis.
  • No episódio "O Homem que veio arrochar" Adônis fala que Bozena o ajudou com ideias para a revistinha "Furiko em Pato Branco". Porém Adônis fala que Furiko só entra com Pato Branco, ele deveria ter dito Bozena, mais o erro provavelmente não foi percebido.
  • No episódio "O Y do Problema", Arnaldo está falando com sua mãe ao telefone, porém, invertido... Quando passa o telefone para Rita ela mesma vira o telefone.

[editar] Ver também

Referências

[editar] Ligações externas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas