Tomada de força

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tomada de força

Tomada de força, também conhecida internacionalmente pela sigla PTO (do termo na língua inglesa power take-off) é um eixo propulsor, disponível em máquinas agrícolas e maquinário pesado, usado para transferir força mecânica do motor do trator a um implemento agrícola, alfaia ou acessório.

O eixo cardã (em amarelo), ligando a tomada de força ao implemento

Um eixo cardã com cruzetas ou junta homocinéticas costuma ser utilizado para conectar a tomada de força ao implemento, permitindo, por exemplo, que a força do motor acione uma enfardadeira ou um distribuidor de calcário.

História[editar | editar código-fonte]

A International Harvester, fabricante estadunidense de maquinas agrícolas, foi a primeira empresa a produzir um trator com tomada de força, no modelo 8-16, de 1918, baseada em modelo improvisado feito por um agricultor francês.

A primeira normatização foi emitida em 1927, especificando 540 rpm, no sentido horário, quando visto de fora do trator. Alguns modelos de tomada de força são independentes da embreagem do trator, podendo mesmo variar a rotação.

Existe uma norma internacional, a ISO 500, que normatiza as dimensões, sentido e rotação.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A tomada de força e o eixo cardã frequentemente causam acidentes e ferimentos, principalmente quando a roupa do operador se prende ao eixo, causando inclusive óbitos. Alguns modelos de trator tem uma proteção plástica que cobre o eixo.

Cuidados com a segurança devem ser tomados sempre que a tomada de força estiver em uso.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo é tradução do artigo correspondente na Wikipédia em língua inglesa, página visitada em 15 de maio de 2011.
  • Pripps, Robert N.; Morland, Andrew (fotógrafo). Farmall Tractors: History of International McCormick-Deering Farmall Tractors: Farm Tractor Color History Series (em inglês). Osceola, WI, USA: MBI, 1993. ISBN 978-0-87938-763-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.