Tomahawk (ferramenta)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ameríndio posa para esta fotografia com um tomahawk
Tomahawk do inicio do século XIX
Tomahawks de variados estilos

Um tomahawk é um tipo de machado de pequena dimensão, usado sobretudo pelos ameríndios. Era uma ferramenta de uso geral e não somente uma arma.

Os tomahawks foram originalmente ferramentas usadas pelos nativos americanos e pelos colonos europeus, e muitas vezes eram usados como armas de luta corpo-a-corpo ou de arremesso. No princípio teriam lâmina de pedra, mas foram depois substituídas por lâminas de ferro ou bronze. As lâminas metálicas dos tomahawks basearam-se originalmente nos machados da Royal Navy, que eram usados como objeto de intercâmbio com os nativos americanos por comida. O desenho britânico por sua vez derivava de desenhos usados séculos antes pelos vikings.

Diferentes estilos de tomahawk[editar | editar código-fonte]

O cabo de um tomahawk mede geralmente cerca de 60 cm, e é tradicionalmente feito de madeira de carya. A cabeça pesava entre 250 g e 1 kg, com um lado cortante de cerca de 10 cm. A cabeça podia ser como um pequeno martelo, ter um gancho na parte posterior ou ser arredondada, e habitualmente não tinha ponta na parte superior. Os tomahawks de pedra eram geralmente feitos com talco polido e alguns exemplares ornamentados com gravuras eram usados em rituais. Estes muitas vezes tinham um orifício na cabeça, que se prolongava através do cabo, para fumar tabaco através do tomahawk. Há também exemplares com cabeça metálica destes invulgares cachimbos. Os cachimbos-tomahawk eram poderosos símbolos nos encontros entre europeus e índios: um extremo era o cachimbo da paz. O outro, a mecha da guerra. Apresentação em games: O tomahawk é uma arma usada por Connor Kenway em Assassin's Creed 3. Connor é um índio que por causa da morte de sua mãe se torna um assassino da irmandade.

Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.