Tomas Haugen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Samoth
Tocando no Metalmania em 2007
Informação geral
Nome completo Tomas Thormodsæter Haugen
Também conhecido(a) como Samoth, Samot, Zamoth
Nascimento 9 de junho de 1974 (40 anos)
Origem Hammerfest
País Noruega Noruega
Gênero(s) Black Metal, Death Metal
Instrumento(s) guitarra, baixo, bateria
Afiliação(ões) Emperor
, Zyklon
, The Wretched End
, Burzum
, Scum
, Embryonic
, Gorgoroth
, Ildjarn
, Thou Shalt Suffer
, Satyricon
, Zyklon-B
, Xerasia
, Notodden All Stars
, Hagalaz' Runedance
Página oficial http://www.myspace.com/samothofficial

Samoth (Tomas Thormodsæter Haugen) (9 de junho de 1974) é um músico e multi-instrumentista norueguês da cena de Black Metal. É conhecido por seu trabalho como guitarrista e baterista na banda de Black Metal Emperor e posteriormente na banda de Death Metal Zyklon. No início da carreira ele usava o pseudonimo de Samot (Tomas ao contrário) e no Zyklon mudou a grafia para Zamoth. Ele é o dono da gravadora Nocturnal Art Productions.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em 9 de junho de 1974 na Noruega, Samoth é filho do baixista da banda Spoonful of Blues, Jens Haugen, que incentivou o filho a tocar baixo. Quando Samoth era adolescente, ele conheceu um músico, que mais tarde seria conhecido como Ihsahn em Bergen. Os dois logo se tornaram amigos e começaram a tocar juntos. Eles formaram uma banda, que possuiu diversos nomes como Dark Device, Xerasia, Embryonic até se fixarem com o nome de Thou Shalt Suffer em 1991. Eles tocavam uma forma primitiva de Black Metal, com teclados e uma forte influência de Death Metal.

A amizade entre Samoth e Ihsahn era muito forte e os dois se desenvolveram muito musicalmente. Samoth decidiu acabar com o Thou Shalt Suffer e começou a escrever novas músicas para a nova banda, o Emperor. Ihsahn e o baixista Mortiis completaram a primeira formação da banda. Após a primeira demo, Wrath of the Tyrant, Samoth voltou a tocar guitarra e já nessa época a banda ja tocava um Black Metal bem distinto dos demais. Com o conseqüente lançamento de novos materiais, o Emperor ganhou rapidamente reconhecimento e popularidade na cena underground.

Em 1994, Samoth foi condenado a 16 meses de prisão por queimar uma igreja em Skjold, Rogaland, Vindafjord, juntamente com Varg Vikernes. O incêndio foi cometido durante as gravações do EP do Burzum, Aske, onde Samoth gravou o baixo. Como Tchort e Faust também foram presos, neste momento, Ihsahn foi o único membro da banda que permaneceu fora da prisão. Após a pausa, Tchort e Faust não voltaram para a banda.

Após anos tocando com o Emperor e participando de diversos outros projetos paralelos, Samoth, juntamente com Ihsahn, decidiu acabar com o Emperor em 2001 devido a divergências musicais. Apesar do Black Metal ser a maior influência e o gênero favorito de música dos dois, Samoth estava mais direcionado ao Death Metal moderno, enquanto Ihsahn era mais influênciado por Gothic Metal e Symphonic Metal. Após o lançamento do último álbum, Prometheus: The Discipline of Fire & Demise, inteiramente composto por Ihsahn, o Emperor acabou e Samoth continuou a tocar guitarra com o companheiro de Emperor, Trym, na banda de Death Metal Zyklon.

O Emperor se reuniu em 2005 com o trio Ihsahn, Samoth e Trym e as participações de Secthdaemon do Zyklon no baixo e Einar Solberg nos teclados. Com essa formação, a banda fez alguns shows na Europa e nos Estados Unidos.

Em 2002 ele participou do supergrupo Scum, que também contava com Faust, Cosmocrator, Chasey Chaos e Happy Tom. Em Janeiro de 2010, através de um comunicado oficial no site da banda, o Zyklon anunciou o fim de suas atividades. No mesmo aviso, Samoth anunciou o lançamento de um novo álbum com seu novo projeto o The Wretched End.

Ele tem uma filha com a ex-mulher Andrea Haugen . Ele se casou novamente desde seu divórcio e também teve uma filha com sua esposa Erin.

Bandas[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Banda
1991 Into the Woods of Belial Thou Shalt Suffer
1991 Open the Mysteries of Your Creations Thou Shalt Suffer
1992 Wrath of the Tyrant Emperor
1992 Seven Harmonies of Unknown Truths Ildjarn
1993 Emperor / Hordanes Land Emperor
1993 Aske Burzum
1994 As the Shadows Rise Emperor
1994 In the Nightside Eclipse Emperor
1994 Pentagram Gorgoroth
1994 The Shadowthrone Satyricon
1995 Constellation Arcturus
1994 Blood Must Be Shed Zyklon-B
1997 Reverence Emperor
1997 Anthems to the Welkin at Dusk Emperor
1998 The Winds That Spoke of Midgard's Fate Hagalaz' Runedance
1999 Thorns vs Emperor Emperor
1999 IX Equilibrium Emperor
2001 World ov Worms Zyklon
2001 Prometheus: The Discipline of Fire & Demise Emperor
2003 Aeon Zyklon
2004 Valfar, Ein Windir Notodden All Stars
2005 Gospels for the Sick Scum
2006 Disintegrate Zyklon
2010 Ominous The Wretched End

Ligações externas[editar | editar código-fonte]