Tomatina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tomatina em 2006.

A Tomatina é uma das festas mais conhecidas internacionalmente, realizada na Espanha (apenas atrás das Festas de São Firmino).

É celebrada na cidade de Buñol, em Valência, na última quarta-feira de Agosto.

A festa consiste no arremesso de tomates entre os participantes.São muitas as teorias da origem da festa mas a que realmente é:um desfile de bonecos gigantes que se originou por jovens que não podiam participar outras pessoas , uma luta de comida entre amigos, uma "guerra" entre jovens, um ataque com tomates de espectadores a um desfile carnavalesco, uma partida a um mau músico, o desfecho de um acidente com um caminhão que transportava tomates ou (a mais popular entre os espanhóis), os habitantes da aldeia que atacaram o autarca com tomates durante uma festa. A tomatina é uma festa divertida, mas perigosa, pois já ocorreram casos de ferimentos por causa dos empurrões.

História[editar | editar código-fonte]

Sabe-se que a tradição nasceu em 1944.

A primeira Tomatina, em Portugal aconteceu em Coimbra. Uma zona da Alta e da Baixa da cidade foi fechada para os participantes. A iniciativa partiu da Guloso - uma marca de polpa de tomate - que aproveitou para aí gravar um anúncio publicitário.

Em 2011 na cidade de Braga, no dia 23 de Maio, foi feita uma Tomatina que conseguiu juntar 1000 participantes. Ao todo foram usadas mais de 10 toneladas de tomates. O evento foi realizado na da Praça Multi-Cultural Vila iniciando uma serie de eventos culturais que vão acontecer na capital minhota nos 90 dias seguintes.