Tomaz Morais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tomaz Morais
Nome completo Tomaz Eduardo Carvalho Morais
Nascimento 6 de Abril de 1970 (44 anos)
Lobito, Angola colonial
Nacionalidade Portugal português

Tomaz Eduardo Carvalho Morais ComM (Lobito, 6 de Abril de 1970) é um antigo jogador e atual treinador de râguebi. Foi o selecionador nacional e treinador da Seleção Portuguesa de Râguebi, desde Setembro de 2001 até Março de 2010, data em que assumiu a função de responsável técnico da Federação Portuguesa de Rugby, onde será o coordenador de todas as seleções da modalidade.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tomaz Morais jogou no Grupo Dramático e Sportivo de Cascais onde conquistou seis campeonatos nacionais e duas Taças Ibéricas. Morais jogou ainda 22 vezes na seleção nacional de râguebi. Em 1996, Tomaz Morais contraiu uma hérnia discal o que o impediu de jogar mais tempo. A partir de então passou a dedicar-se exclusivamente a dirigir equipas de râguebi, atividade que vinha desempenhando desde 1993, tendo iniciado a sua carreira de treinador com a equipa de juvenis do GDS Cascais, com quem se sagrou campeão de Portugal no mesmo ano.

Alcançou os maiores sucessos internacionais de sempre do râguebi português. Foi nomeado para melhor treinador de râguebi do mundo em 2004. A 19 de Abril de 2005 foi feito Comendador da Ordem do Mérito.[1] Em Setembro de 2010 sucedeu-lhe Errol Brain no cargo de treinador nacional.

É professor de Educação Física no Colégio Valsassina e comentador desportivo no programa Mais Futebol da TVI24.

É casado.

Feitos:

  • Torneio das 6 Nações B (2004)
  • Fase de Grupos do Mundial (2007), onde chega a pontuar
  • Pentacampeão europeu de Sevens

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.