Tony Todd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tony Todd
Tony Todd em 2011.
Nome completo Anthony Tiran Todd
Nascimento 4 de dezembro de 1954 (59 anos)
Washington D.C., Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americano
Ocupação Ator
Atividade 1986 - presente
IMDb: (inglês)

Anthony Tiran Todd (Washington D.C., 4 de dezembro de 1954), é um ator estadunidense, conhecido por sua altura de 1,96 metros e sua voz profunda e misteriosa, Tony Todd é mais famoso por sua interpretação do assassino sobrenatural Candyman na franquia de filme de terror iniciada com o filme "O Mistério de Candyman" (1992) e por sua interpretação como o Sr. William Bludworth na franquia "Premonição" (2000), e por ser a voz de "The Fallen" no filme "Transformers: A Vingança dos Derrotados" (2009).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Tony Todd começou a estudar interpretação no inicio da sua carreira, durante vários anos, sempre com ajuda de bolsas de estudo, frequentou aulas tanto na Universidade de Connecticut, quanto em institutos e conservatórios como o de Stamford. Ele participou de dezenas de montagem de clássicos e muitas peças amadoras e ainda ensinava, dramaturgia para estudantes do ensino médio de uma escola pública.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Tony Todd apareceu em mais de 100 filmes no cinema e televisão em atuações marcantes, tanto em filmes clássicos, em ganhadores de Oscars, e também filmes de ficção científica, mais especializou-se foi em fazer filmes do gênero terror, onde ganhou muito reconhecimento por suas grandes atuações. Participou de vários filmes de terror como a refilmagem de "A Noite dos Mortos Vivos" (1990), onde ganhou o seu primeiro papel de protagonista, e o primeiro filme da franquia "O Corvo" (1994). Ele, é mais conhecido por sua imponente interpretação como o vilão na série "O Mistério de Candyman", iniciada em 1992 e baseada em história do famoso escritor de livros e diretor de filmes de terror Clive Barker.

Apareceu em todas as sequências da série "Star Trek TV", onde desempenhou três personagens, ele interpretou um Klingon em "Star Trek: The Next Generation", um ser humano em "Star Trek: Deep Space Nine", e um caçador Hirogen em "Star Trek: Voyager".

Tony Todd, fez o papel do agente funerário o misterioso Sr. William Bludworth, nos dois primeiros filmes da franquia de sucesso mundial "Premonição" (2000), o ator, apareceu nos dois primeiros filmes,como alguém que sabe detalhes da morte. Alguns acreditam que ele possa ser a própria morte, que gosta de brincar com aqueles que tentam enganá-la. Infelizmente teve pouca participação no filme "Premonição 2" (2003), a exemplo também do filme original, e certamente seu personagem sinistro poderia ser melhor explorado. Chegou a estar cotado para repetir o papel no filme "Premonição 3" (2006), mas seu personagem acabou sendo retirado da trama. No entanto, o ator emprestou sua poderosa voz para dublar o diabo que fica na entrada da montanha russa. Ele também foi o locutor do metrô anunciando “Esse é o final da linha”. Em 2011, Tony Todd retornou às raízes da série "Premonição 5" (2011) como o Sr. William Bludworth. Ultimamente tem feito alguns trabalhos usando sua voz, em filmes, jogos para vídeo games e narrando vários trailers de filmes para a televisão americana.

Resumo da Filmografia[editar | editar código-fonte]

Resumo das Séries de TV[editar | editar código-fonte]

Vídeo Games[editar | editar código-fonte]

  • 24: The Game (Video Game), Sid Wilson (voz)
  • Transformers: War for Cybertron 2 (Video Game), The Fallen (voz)
  • Defense of the Ancients 2 , Balanar, the Nightstalker (voz)
  • Call of Duty: Black OPS II (Video Game), Almirante Briggs (voz e personagem)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]