Toona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaToona
Toona sinensis
Toona sinensis
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Meliaceae
Género: Toona
Subgrupo de espécies: Toona australis (F. Muell.) Harms, Toona ciliata M.Roem., Toona fargesii A. Chev., Toona sinensis (Juss.) M.Roem., Toona sureni (Blume) Merr.
Toona sinensis - MHNT

Toona é um género botânico pertencente à família Meliaceae.[1]

Espécies[editar | editar código-fonte]

O cedro-australiano (Toona ciliata), cultivado no Brasil, pertencente à família Meliaceae, é uma espécie exótica no Brasil. Originário das regiões tropicais da Austrália adaptou-se muito bem no Brasil, onde encontrou excelentes condições para o seu desenvolvimento, principalmente no sul da Bahia e em toda a Região Sudeste. Sem dúvida, poderá ser cultivado para fornecimento de madeira de excelente qualidade.[1] Esta é uma espécie de crescimento rápido, muito produtiva, chegando atingir 8m de altura e 20 cm de diâmetro com três anos de idade, proporcionando assim um bom retorno financeiro em curto espaço de tempo, quando comparado aos cedros nativos e a outras essências florestais, inclusive o mogno (Swietenia macrophylla King). É excelente para serraria e indústria moveleira. Assemelha-se muito às espécies americanas do gênero Cedrela P.Br., tanto botanicamente quanto no que diz respeito ao seu uso. Contudo, o sucesso do seu cultivo está condicionado a vários fatores, como a fertilidade do solo, a escolha de sementes, o combate às formigas cortadeiras, etc.

Melhoria genética realizada em convenio com Universidade Federal de Lavras-MG, e introdução de plantio a partir de mudas de origem clonal vem fazendo a espécie ser plantada em dezenas de fazendas de SC, PR, SP, RJ. ES, BA, MS, MT,GO e TO

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Sapindales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências externas:

bolacha com acabamento,para tora de sete anos de idade
corte de cedro plantado a partir de muda clonada, plantado no espirito santo; anéis mostram o bom indice de encernamento da espécie e adaptação ao país
cedros de origem seminal de oito anos de idade
cedro de origem clonal de quatro anos de idade
consorcio de plantio de cedro australiano, aos dois anos de idade, com cafe
viveiro de mudas clonais de cedro australiano
caminhão com toras de cedro australiano de oito anos plantados
caminhão com toras de cedro australiano de oito anos plantados
produção de Clones de cedro

http://www.theplantlist.org/tpl1.1/search?q=toona

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Toona — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020