Topógrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Profissional que trabalha geodésia inferior ou topografia. Geralmente efetua levantamentos topográficos, implantações na construção civil, nivelamentos, além de operar GPS.

Levantamento Topografico[editar | editar código-fonte]

Conjunto de medições de distâncias, ângulos e altura, para projetar uma determinada área em escala reduzida (planta, mapa / carta), ou para referenciar objetos físicos ou de direitos (limites de propriedades) a um sistema de pontos fixos ou linhas (rede de referência cadastral).

Técnico especialista na área de Topografia, alguns exemplos de trabalhos que pode realizar:

Levantamentos topográficos a diversas escalas

- Levantamentos arquitectonicos (interiores, fachadas, cortes e alçados) - Levantamento para IMIs - Levantamentos para projectos de Engenharia (esgotos, estradas etc) - Medição de áreas e volumes - Implantação de obras (urbanizações, saneamento básico, estruturas metálicas, edificações, modelação de terreno) - Implantação e colocação de marcos de propriedade