Topógrafo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde outubro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Profissional que trabalha geodésia inferior ou topografia. Geralmente efetua levantamentos topográficos, implantações na construção civil, nivelamentos, além de operar GPS.

Levantamento Topografico[editar | editar código-fonte]

Conjunto de medições de distâncias, ângulos e altura, para projetar uma determinada área em escala reduzida (planta, mapa / carta), ou para referenciar objetos físicos ou de direitos (limites de propriedades) a um sistema de pontos fixos ou linhas (rede de referência cadastral).

Técnico especialista na área de Topografia, alguns exemplos de trabalhos que pode realizar:

Levantamentos topográficos a diversas escalas

- Levantamentos arquitectonicos (interiores, fachadas, cortes e alçados) - Levantamento para IMIs - Levantamentos para projectos de Engenharia (esgotos, estradas etc) - Medição de áreas e volumes - Implantação de obras (urbanizações, saneamento básico, estruturas metálicas, edificações, modelação de terreno) - Implantação e colocação de marcos de propriedade