Toradora!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Toradora!
とらドラ!
Logo do anime Toradora!
Gênero Drama, Comédia romântica
Light Novel
Autor Yuyuko Takemiya
Ilustrador Yasu
Editora ASCII Media Works
Data de publicação 10 de março de 200610 de março de 2009
Volumes 10
Light Novel
Toradora Spin-off!
Autor Yuyuko Takemiya
Ilustrador Yasu
Editora ASCII Media Works
Data de publicação 10 de março de 200710 de abril de 2010
Volumes 3
Mangá
Autor Yuyuko Takemiya
Ilustrador Zekkyō
Editora(s) ASCII Media Works
Revista Dengeki Comic Gao! (antiga)
Dengeki Daioh
Público-alvo Shōnen
Data de publicação Setembro de 2007 – Presente
Volumes 5
Anime
Direção Tatsuyuki Nagai
Estúdio J.C.Staff
Exibição original 2 de outubro de 2008 – 26 de março de 2009
Emissoras de TV TV Tokyo
Nº de episódios 25 (Lista de episódios)
Jogo
Desenvolvedor Guyzware
Distribuidor Namco Bandai Games
Gênero Visual novel
Plataforma PlayStation Portable
Lançamento 30 de abril de 2009
OVA
Direção Tatsuyuki Nagai
Estúdio J.C.Staff
Lançamento 21 de dezembro de 2011
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Toradora! (とらドラ!?) é uma série de light novel escrita por Yuyuko Takemiya e ilustrada por Yasu. A série possui dez volumes, os quais foram lançados entre 10 de março de 2006 e 10 de março de 2009. Eles foram publicados pela ASCII Media Works e impressos pela Dengeki Bunko.[1] Três volumes de uma série de light novel spin-off foram também criados, sendo apropriadamentes denominados de Toradora Spin-off!. A adaptação em mangá por Zekkyō começou a ser serializada em setembro de 2007, pela revista Dengeki Comic Gao! da MediaWorks. O mangá terminou de ser lançado na Dengeki Comic Gao! na edição de março de 2008, porém continuou a ser serializado na revista de mangá Dengeki Daioh da ASCII Media Works na edição de março de 2008.

Um programa de web rádio foi transmitido entre setembro de 2008 e maio de 2009, organizado pela Animate TV. Uma adaptação em anime de 25 episódios foi produzida por J.C.Staff, sendo transmitida no Japão pela TV Tokyo entre outubro de 2008 e março de 2009. Um box de Disco blu-ray contendo um episódio de vídeo animação original foi lançado em 21 de dezembro de 2011. A empresa NIS America licenciou o anime e o lançou em duas coleções de DVD, nos meses de julho e agosto de 2010. Uma visual novel baseada na série foi lançada em abril de 2009 pela Namco Bandai Games para o PlayStation Portable.

O título Toradora! é derivado do nome dos dois personagens principais da série, Taiga Aisaka e Ryūji Takasu. Taiga soa como tiger ("tigre", em inglês), sendo que tigre em japonês é tora (とら?). Ryūji literalmente significa filho do dragão e uma transcrição da palavra dragão para o japonês é doragon (ドラゴン?).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história de Toradora! começa com o protagonista masculino Ryūji Takasu, que se sente frustrado ao tentar mostrar o seu melhor quando entra no segundo ano do ensino médio. Apesar de sua personalidade gentil, seus olhos o fazem parecer um delinquente intimidador. Isso faz com que Ryūji não tenha esperanças de conseguir uma namorada tão cedo. Depois de receber cumprimentos de sua mãe de manhã, o garoto vai a escola e fica feliz ao descobrir que ficará na mesma classe de seu melhor amigo Yūsaku Kitamura e de Minori Kushieda, por quem é apaixonado. Porém, nesse mesmo dia, ele esbarra acidentalmente na famosa "tigresa de bolso"—Taiga Aisaka—que também está na sua classe e é amiga de Minori.

Logo após conhecer Ryūji, Taiga imediatamente tem uma certa antipatia com ele. Taiga vem de uma família rica, mas ela resolveu sair de casa e viver por conta própria, devido a questões familiares. Ela, por coincidência, está vivendo em um apartamento ao lado da casa de Ryūji. Quando Ryūji descobre que Taiga tem uma queda por Yūsaku e Taiga descobre que Ryūji é apaixonado por Minori, Ryūji sugere que eles se ajudem para ambos conquistarem seus objetivos amorosos. Taiga explora o fato de que Ryūji é capaz de fazer qualquer coisa para ficar próximo de Minori. Ela o faz ser seu servo pessoal, deixando para ele fazer todas as tarefas domésticas (cozinhar e limpar). Taiga passa muito tempo na casa de Ryūji, tanto que ela quase pode ser considerada um membro de sua família. Desde que Ryūji se tornou amigo de Taiga, ele se abriu ao mundo dela e começou a ver um lado da garota que a maioria das pessoas não consegue ver.

Assim, os dois tentam ajudar um ao outro para melhorar a forma que os outros os vêem. No entanto, as pessoas da escola começam a ficar curiosos sobre essa estranha relação e os boatos começam a se espalhar. Ryūji e Taiga ficam cada vez mais próximos, enquanto o progresso dos objetivos amorosos continuam. Dessa forma, eles descobrem que, na verdade, estão apaixonados um pelo o outro e, eventualmente, confessam os verdadeiros sentimentos de amor existentes.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ryūji Takasu (高須 竜児, Takasu Ryūji?)
Dublador: Junji Majima
O protagonista masculino da série. Ryūji é um estudante de 17 anos que está cursando o segundo ano do ensino médio, na classe 2-C. Devido a herança biológica, seus olhos o fazem parecer um delinquente intimidador e isso causa muitos mal-entendidos. Ele é órfão de pai e por viver apenas com sua mãe, aprendeu a ser auto-suficiente. Ryūji é um bom cozinheiro e costureiro, além de gostar de manter a casa limpa. Ele é apaixonado por Minori Kushieda, uma garota da sua classe. Ele tem um periquito de animal de estimação chamado "Inko-chan" ("Inko" significa literalmente "periquito", em japonês). Na escola, ele é conhecido por ser "a única pessoa capaz de parar a tigresa de bolso", referindo-se ao apelido de Taiga.
Ele possui baixa auto estima, por causa da sua aparência e da forma de como cresceu. Apesar disso, ele é bastante calmo na maioria das situações, além de ser responsável, inteligente e ter muitas qualidades, mesmo quando comparado ao seu melhor amigo, Yūsaku Kitamura. Nas light novels, ele vê um lado afetuoso de Taiga Aisaka que ela esconde de todos. No início, ele intimidava a maioria das pessoas, porém consegue fazer amigos ao decorrer da série.
Taiga Aisaka (逢坂 大河, Aisaka Taiga?)
Dubladora: Rie Kugimiya
Taiga é a protagonista feminina da série, bem como uma colega de classe de Ryūji. Devido a sua baixa estatura e ferocidade, ela foi apelidada de "Tigresa de Bolso" (手乗りタイガー, Te Nori Taigā?). Taiga fica chateada facilmente e é muito desajeitada, além de possuir uma personalidade tsundere. Devido à sua aparência fofa (descrita ser como uma boneca por Ryūji), ela frequentemente recebe muitas confissões amorosas de garotos, porém ela as rejeita.
Apesar de vir de uma família rica, Taiga define sua vida com seus parentes bastante complicada, por causa de diversos problemas. Ela vivia com seu pai e sua madrasta, porém, constantemente, ela brigava com eles.[2] Assim, ela resolveu sair de casa e começar a viver por conta própria. Por vir de uma família privilegiada, ela não sabe fazer nenhuma tarefa doméstica. Perto do fim da série, os negócios de sua pai vão à falência e ele foge, deixando-a sob os cuidados de sua mãe, que já se casou novamente e tem uma nova família, a qual Taiga tem dificuldade de se aproximar.
Quando ela conhece Ryūji, ele acaba fazendo as tarefas domésticas de sua casa, além de cozinhar para ela. Taiga passa a maior parte do seu tempo na casa de Ryūji, tanto que é considerada um membro de sua família. No início da série, ela é apaixonada pelo melhor amigo de Ryūji, Yūsaku Kitamura, e fica nervosa toda vez que ele está por perto. Devido a isso, Ryūji e Taiga resolvem ajudar um ao outro nos objetivos amorosos.
Minori Kushieda (櫛枝 実乃梨, Kushieda Minori?)
Dubladora: Yui Horie
Minori é uma garota da classe de Ryūji, além de ser a melhor amiga de Taiga. Ela também é conhecida pelo apelido "Minorin". Ao contrário de Taiga, que é violenta e brava, Minori sempre está sorrindo e feliz. Ela gosta de praticar esportes, tanto que é capitã do clube de softball da escola. Minori também possui diversos empregos de tempo parcial. Ela anda em dia com a alimentação, definindo-se como uma "guerreira da dieta". Apesar de parecer andar com as cabeças nas nuvens, Minori é muito perspicaz, sendo capaz de ver que Ryūji, na verdade, é bastante gentil e uma das poucas pessoas a não se deixar enganar pelos atos de inocência de Ami. Com tantas emoções e ocupações, Minori mais tarde revela o amor que sentia por Ryūji. Ela tem um irmão mais novo.
Yūsaku Kitamura (北村 祐作, Kitamura Yūsaku?)
Dublador: Hirofumi Nojima
Yūsaku é um garoto da classe de Ryūji e é seu melhor amigo. Ele é o vice-presidente do conselho estudantil, o representante da classe e o capitão do clube de softball da escola. Yūsaku usa óculos e tem uma personalidade diligente. Ele acha que não é bom em falar com as garotas, mas Ryūji acha o contrário. Durante o tempo que ficou como vice-presidente do conselho estudantil, ele acaba se apaixonando pela presidente, Sumire Kanō. Assim como Minori, ele é bastante amigável, embora possa perder o controle rapidamente. Após sua graduação, ele decide estudar na América, por causa de Sumire Kanō.
Ami Kawashima (川嶋 亜美, Kawashima Ami?)
Dubladora: Eri Kitamura
Ami é uma amiga de infância de Yūsaku. Ela se transfere para a classe do amigo durante o segundo ano do ensino médio. Ela é bastante bonita e trabalha como modelo, além de ser vista como a mais madura do grupo. Depois de se transferir de escola, ela para temporariamente de trabalhar como modelo. No entanto, ela continua indo a academia para manter seu corpo. Ami é sempre gentil e amável com os outros, mas isso é apenas uma ilusão. Na verdade, ela tem uma personalidade arrogante, mas tenta esconder dos outros. Taiga e Ami não se dão muito bem, tanto que Ami sempre provoca Taiga quando tem vontade. Mas Taiga não deixa isso barato, uma vez que chama Ami de Baka-chi (Chihuahua Estúpido). Ami é bastante honesta consigo mesma, tanto que admite que é realmente cruel e que tem inveja de Taiga, uma vez que ela sempre fala a verdade para os outros. Ami brinca que está apaixonada por Ryūji, perguntando se ele poderia a amar de verdade e lhe dar uma segunda chance. Ela tem consciência do que está acontecendo entre os amigos Minori, Ryūji, Taiga e ela mesma.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light novels[editar | editar código-fonte]

Toradora! tem uma série de light novel escrita por Yuyuko Takemiya e ilustrada por Yasu. Os 10 volumes foram publicados pela ASCII Media Works e impressos pela Dengeki Bunko, entre 10 de março de 2006 e 10 de março de 2009.[3] Existem quatro capítulos adicionais que não estão presentes nesses volumes publicados; três dos quais aparecem em 3 antologias de light novels separadas. Elas foram lançadas pela MediaWorks em novembro de 2006, março de 2007 e abril de 2007. O último capítulo, intitulado de Toradora!, teve um tigre de pelúcia como brinde.[4]

Três volumes de uma série spin-off, intitulada Toradora Spin-off! (とらドラ・スピンオフ!?), também foram lançados. O primeiro volume dessa série foi lançado em 10 de maio de 2007, reunindo quatro capítulos, sendo que três deles foram serializados pela MediaWorks, na revista Dengeki hp, entre 10 de junho de 2006 e 10 de fevereiro de 2007. O último capítulo foi escrito especialmente para o lançamento do volume.

Mangá[editar | editar código-fonte]

A adaptação em mangá foi ilustrada por Zekkyō e começou a ser serializada em setembro de 2007 pela revista de mangá shōnen Dengeki Comic Gao! da MediaWorks.[5] O mangá parou de ser lançado na Dengeki Comic Gao! em março de 2008, mas continuou a ser serializado na revista Dengeki Daioh da ASCII Media Works a partir de março de 2008.[6] [7] O primeiro volume tankōbon foi lançado em 27 de fevereiro de 2008, o qual foi impresso pela Dengeki Comics da ASCII Media Works; a partir de 27 de março de 2012, cinco volumes foram lançados. A editora Norte Americana Seven Seas Entertainment[8] publicou o primeiro volume do mangá em março de 2011.

Programa de Web Rádio[editar | editar código-fonte]

Um programa de web rádio denominado ToradoRadio! (とらドラジオ!, Toradorajio!?) foi ao ar entre 4 de setembro de 2008 e 28 de maio de 2009, sendo composto por 38 episódios. Ele foi organizado pela Animate TV. [9] O programa foi transmitido online toda quinta-feira e foi apresentado por Junji Majima e Eri Kitamura, dubladores de Ryūji Takasu e Ami Kawashima, respectivamente.

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma série de anime de Toradora! foi divulgada através de um anúncio na light novel impressa pela Dengeki Bunko da ASCII Media Works, em abril de 2008.[10] O anime foi dirigido por Tatsuyuki Nagai e produzido pelo estúdio de animação J.C.Staff. Toradora! contém 25 episódios, os quais foram ao ar entre 2 de outubro de 2008 e 26 de março de 2009 na TV Tokyo.[11] [12] A série foi transmitida posteriormente na AT-X, TV Aichi, TV Hokkaido, TV Osaka, TV Setouchi e TVQ Kyushu Broadcasting. O anime estreou em 18 de maio de 2009 nas Filipinas através da TV5, sendo o primeiro país a transmiti-lo fora do Japão. O primeiro volume de DVD, contendo os quatro primeiros episódios, foi lançado no Japão em 21 de janeiro de 2009 pela King Records em edições limitadas e regulares.[13] Mais sete volumes de DVDs, cada um contendo três episódios, foram lançados entre 25 de fevereiro e 26 de agosto de 2009, tendo edições limitadas e regulares também.[13] A partir do segundo DVD, foi incluso curtas, intituladas Toradora SOS!, que apresentava os personagens em uma versão chibi experimentando diversas comidas. O anime foi licenciado pela NIS America.[14] A série foi compilada em dois volumes de DVD e foi lançada no começo de julho e no final de agosto de 2010.[15] O sexto volume em Disco blu-ray, lançado em 21 de dezembro de 2011 no Japão, continha um original video animation.[16] A série foi exibida na Itália pela Rai 4 entre 28 de abril e 13 de outubro de 2011. A NIS America relançou o anime em Disco blu-ray em 1 de julho de 2014, incluindo a OVA e a dublagem em inglês.[17] MVM Films licenciou a coletânea em blu-ray no Reino Unido.[18]

A primeira abertura do anime foi "Pre-Parade" (プレパレード, Pureparēdo?), cantada por Rie Kugimiya, Eri Kitamura e Yui Horie,[19] sendo prosseguida pela canção "Silky Heart", da artista Horie.[20] O primeiro tema de encerramento foi "Vanilla Salt" (バニラソルト, Banira Soruto?), da Horie,[21] seguido pela música "Orange" (オレンジ, Orenji?), cantada por Kugimiya, Kitamura e Horie.[22] Também foi inserida uma música no episódio 19 denominada "Holy Night" (ホーリーナイト, Hōrī Naito?), cantada por Kugimiya e Kitamura.[23] A trilha sonora do anime foi lançada em 7 de janeiro de 2009.[24] [25]

Jogo[editar | editar código-fonte]

Uma visual novel desenvolvida pela Guyzware e distribuída pela Namco Bandai Games baseada em Toradora! para PlayStation Portable foi lançada em 30 de abril de 2009.[26] [27] [28] O jogador assume o papel de Ryūji Takasu, movimentando-se na escola e na cidade, conversando com os personagens e fazendo trabalhos para cumprir diversos objetivos. O jogo também possui um minigame, em que se joga como Taiga, cujo propósito é tentar afastar os garotos apaixonados por ela.

Taiga é um personagem jogável no RPG Dengeki Gakuen RPG: Cross of Venus para Nintendo DS, lançado em 19 de março de 2009 no Japão. Ela também apareceu no jogo Z.H.P. Unlosing Ranger VS Darkdeath Evilman para PlayStation Portable.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O Mainichi Shimbun informou em abril de 2009 que a light novel tinha vendido mais de 3 milhões de cópias no Japão.[29] A série de light novel esteve presente quatro vezes no guia de novelas de Takarajimasha, Kono Light Novel ga Sugoi!, em sexto lugar em 2007, em quarto em 2008 e 2010, e em segundo em 2009. No primeiro Light Novel Award da Kadokawa Shoten em 2007, Toradora ganhou na categoria comédia romântica.[30] [31] O sétimo volume da light novel ficou entre os dez mais vendidos entre dezembro de 2007 e novembro de 2008 pelo Amazon.co.jp.[32] O segundo volume do mangá ficou na 28ª posição na parada Tohan entre 3 e 9 de março de 2009.[33] Taiga Aisaka foi a campeã do oitavo Anime Saimoe Tournament em 2009.[34] O anime Toradora! foi indicado como um trabalho recomendado pelos jurados no décimo terceiro Japan Media Arts Festival em 2009.[35] Em 2009, Rie Kugimiya ganhou o prêmio de Melhor Atriz no terceiro Seiyu Awards pelo seu trabalho dublando Taiga Aisaka.[36]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Toradora! media franchise website (em japonês) ASCII Media Works. Visitado em 10-10-2008.
  2. Toradora! (em <código de língua não-reconhecido>). [S.l.]: ASCII Media Works, 10 de março de 2006. 16, 18 pp. vol. 1. ISBN 978-4-8402-3353-8.
  3. Toradora! Anime's Original Novels to End on March 10 Anime News Network (05-02-2009). Visitado em 05-02-2009.
  4. Dengekiya shop listing of the tiger stuffed animal from Toradora! (em japonês) ASCII Media Works. Visitado em 14-02-2008.
  5. Dengeki Comic Gao! September 2007 issue (em japonês) MediaWorks. Visitado em 2007-12-31.
  6. Dengeki Daioh May 2008 issue (em japonês) ASCII Media Works. Visitado em 19-10-2008.
  7. Inukami, Honoka, Baccano 1931 Manga to End in Japan Anime News Network (25-01-2008). Visitado em 30-01-2008.
  8. Seven Seas Acquires 3 Red Hot Manga From Japan Anime News Network (20 de julho de 2010). Visitado em 20 de julho de 2010.
  9. Toradora! radio show official website (em japonês) Animate. Visitado em 10-10-2008.
  10. Award-winning Toradora! Light Novels to be Animated Anime News Network (02-04-2008). Visitado em 02-04-2007.
  11. Toradora episode title listing (em japonês) TV Tokyo. Visitado em 12-01-2008.
  12. Air times at the anime's official website (em japonês) StarChild. Visitado em 31-01- 2009.
  13. a b DVD section at the anime's official website (em japonês) StarChild. Visitado em 31-01-2009.
  14. NIS America Licenses Toradora as Its First Anime Anime News Network (11 de fevereiro de 2010). Visitado em 11 de fevereiro de 2010.
  15. Toradora! NIS America. Visitado em 28 de junho de 2010.
  16. Toradora BD Box to Include All-New Episode Anime News Network (11 de setembro de 2011). Visitado em 11 de setembro de 2011.
  17. NIS America Offers Toradora! Blu-rays With English Dub Anime News Network (12 de março de 2014). Visitado em 12 de março de 2014.
  18. ToraDora Blu-ray Announced by MVM for 2014 Anime News Network (12 de março de 2014). Visitado em 12 de março de 2014.
  19. "Ryūji and Taiga (竜児と大河)". Tatsuyuki Nagai. Toradora!. TV Tokyo. 09-10-2008. Episódio número 2. 1:59 minutos.
  20. "Under the Fir Tree (もみの木の下で)". Tatsuyuki Nagai. Toradora!. TV Tokyo. 05-02-2009. Episódio número 18. 2:58 minutos.
  21. "Tiger and Dragon (虎と竜)". Tatsuyuki Nagai. Toradora!. TV Tokyo. 02-10-2008. Episódio número 1. 22:43 minutos.
  22. Theme music single releases at the anime's official website (em japonês) StarChild. Visitado em 31-01-2009.
  23. "Christmas Eve Festival (聖夜祭)". Tatsuyuki Nagai. Toradora!. TV Tokyo. 12-02-2009. Episódio número 19. 23:03 minutos.
  24. Original soundtrack release at the anime's official website (em japonês) StarChild. Visitado em 31-01-2009.
  25. Tora Dora! Soundtrack CD Japan. Visitado em 05-10-2009.
  26. Super Grade School Romantic Comedy Toradora! Get a PSP Game to be Sold in 2009!! (em japanese) ASCII Media Works (11-10-2008). Visitado em 2008-10-11.
  27. A Bombshell at Toradora!'s Stage Event!? A PSP Game Also Announced!! (em japonês) ASCII Media Works (05-10-2008). Visitado em 10-10-2008.
  28. Toradora visual novel official website (em japonês) Namco Bandai Games. Visitado em 05-12-2008.
  29. ラノベランキング :「とらドラ!」完結、「とある魔術の...」と電撃勢上位 09年3月 (em japonês) Mainichi Shimbun (12 de abril de 2009). Visitado em 30 de dezembro de 2010.
  30. 2007 Light Novel Award results (em japonês) Kadokawa Shoten. Visitado em 31-12-2007.
  31. Kadokawa Announces 2007 Light Novel Awards Anime News Network (01-09-2007). Visitado em 31-12-2007.
  32. Amazon.co.jp Posts 2008's Top Comics, Light Novels Anime News Network (04-12-2008). Visitado em 14-11-2009.
  33. Japanese Comic Ranking, March 3–9 Anime News Network (18-03-2009). Visitado em 14-11-2009.
  34. Anime Saimoe Tournament 2009 (em japonês) 2channel. Visitado em 17-10-2009.
  35. 2009 (13th) Japan Media Arts Festival Animation Division/Long Animation Japan Media Arts Festival. Visitado em 4 de fevereiro de 2010.
  36. 3rd Annual Seiyū Award Winners Revealed Anime News Network (5 de março de 2009). Visitado em 24 de junho de 2012.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]