Toradora!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Toradora!
Toradora!
Esta é a capa do primeiro volume da série de light novel Toradora !.
とらドラ!
Gêneros Comédia romântica, drama
Light novel
Escrita por Yuyuko Takemiya
Ilustrada por Yasu
Editoração Japão ASCII Media Works
Editoração lusófona Brasil New POP
Impressão Dengeki Bunko
Demografia Shōnen
Período de publicação 10 de março de 200610 de março de 2009
Volumes 10
Light novel
Toradora Spin-off!
Escrita por Yuyuko Takemiya
Ilustrada por Yasu
Editoração JapãoASCII Media Works
Impressão Dengeki Bunko
Revistas Dengeki Bunko Magazine
Demografia Shōnen
Período de publicação 10 de março de 200710 de abril de 2010
Volumes 3
Mangá
Escrito por Yuyuko Takemiya
Ilustrado por Zekkyō
Editoração Japão ASCII Media Works
Revistas Dengeki Comic Gao!
Dengeki Daioh
Demografia Shōnen
Período de publicação 27 de julho de 2007em publicação
Volumes 11
Anime
Direção Tatsuyuki Nagai
Roteiro Mari Okada
Música Yukari Hashimoto
Estúdio de animação J.C.Staff
Distribuição/
Licenciamento
Brasil Netflix
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo
Período de exibição 2 de outubro de 200826 de março de 2009
Episódios 25
Jogo
Desenvolvimento Guyzware
Distribuição/
Licenciamento
Namco Bandai Games
Plataformas PlayStation Portable
Data de lançamento 30 de abril de 2009
OVA
Toradora!: Bentou no Gokui
Direção Tatsuyuki Nagai
Estúdio de animação J.C.Staff
Lançamento 21 de dezembro de 2011
Portal Animangá

Toradora! (とらドラ!?) é uma série de light novel escrita por Yuyuko Takemiya e ilustrada por Yasu. A série possui dez volumes, os quais foram lançados entre 10 de março de 2006 e 10 de março de 2009. Eles foram publicados pela ASCII Media Works e impressos pela Dengeki Bunko.[1] Três volumes de uma série de light novel spin-off foram também criados, sendo apropriadamentes denominados de Toradora Spin-off!. A adaptação em mangá por Zekkyō começou a ser serializada em setembro de 2007, pela revista Dengeki Comic Gao! da MediaWorks. O mangá terminou de ser lançado na Dengeki Comic Gao! na edição de março de 2008, porém continuou a ser serializado na revista de mangá Dengeki Daioh da ASCII Media Works na edição de março de 2008.

Um programa de web rádio foi transmitido entre setembro de 2008 e maio de 2009, organizado pela Animate TV. Uma adaptação em anime de 25 episódios foi produzida por J.C.Staff, sendo transmitida no Japão pela TV Tokyo entre outubro de 2008 e março de 2009. Um box de Disco blu-ray contendo um episódio de vídeo animação original foi lançado em 21 de dezembro de 2011. A empresa NIS America licenciou o anime e o lançou em duas coleções de DVD, nos meses de julho e agosto de 2010. Uma visual novel baseada na série foi lançada em abril de 2009 pela Namco Bandai Games para o PlayStation Portable.

O título Toradora! é derivado dos nomes dos dois personagens principais Taiga Aisaka e Ryūji Takasu. Taiga e tora (とら?) são termos japoneses para tigre, enquanto Ryū significa dragão. Uma transcrição da palavra inglesa dragon para o japonês é doragon (ドラゴン?) .[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história de Toradora! começa com o protagonista masculino Ryūji Takasu, que se sente frustrado ao tentar mostrar o seu melhor quando entra no segundo ano do ensino médio. Apesar de sua personalidade gentil, seus olhos o fazem parecer um delinquente intimidador. Isso faz com que Ryūji não tenha esperanças de conseguir uma namorada tão cedo. Depois de receber cumprimentos de sua mãe de manhã, o garoto vai à escola e fica feliz ao descobrir que ficará na mesma classe de seu melhor amigo Yūsaku Kitamura e de Minori Kushieda, por quem é apaixonado. Porém, nesse mesmo dia, ele esbarra acidentalmente na famosa "tigresa de bolso"—Taiga Aisaka—que também está na sua classe e é amiga de Minori.

Logo após conhecer Ryūji, Taiga imediatamente tem uma certa antipatia com ele. Taiga vem de uma família rica, mas ela resolveu sair de casa e viver por conta própria, devido a questões familiares. Ela, por coincidência, está vivendo em um apartamento ao lado da casa de Ryūji. Quando Ryūji descobre que Taiga tem uma queda por Yūsaku e Taiga descobre que Ryūji é apaixonado por Minori, Ryūji sugere que eles se ajudem para ambos conquistarem seus objetivos amorosos. Taiga explora o fato de que Ryūji é capaz de fazer qualquer coisa para ficar próximo de Minori. Ela o faz ser seu servo pessoal, deixando para ele fazer todas as tarefas domésticas (cozinhar e limpar). Taiga passa muito tempo na casa de Ryūji, tanto que ela quase pode ser considerada um membro de sua família. Desde que Ryūji se tornou amigo de Taiga, ele se abriu ao mundo dela e começou a ver um lado da garota que a maioria das pessoas não consegue ver.

Assim, os dois tentam ajudar um ao outro para melhorar a forma que os outros os vêem. No entanto, as pessoas da escola começam a ficar curiosos sobre essa estranha relação e os boatos começam a se espalhar. Ryūji e Taiga ficam cada vez mais próximos, enquanto o progresso dos objetivos amorosos continuam. Dessa forma, eles descobrem que, na verdade, estão apaixonados um pelo o outro e, eventualmente, confessam os verdadeiros sentimentos de amor existentes.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Ryūji Takasu (高須 竜児 Takasu Ryūji?)
Dublador: Junji Majima
O protagonista masculino da série. Ryūji é um estudante de 17 anos que está cursando o segundo ano do ensino médio, na classe 2-C. Devido a herança biológica, seus olhos o fazem parecer um delinquente intimidador e isso causa muitos mal-entendidos. Ele é órfão de pai e por viver apenas com sua mãe, aprendeu a ser auto-suficiente. Ryūji é um bom cozinheiro e costureiro, além de gostar de manter a casa limpa. Ele é apaixonado por Minori Kushieda, uma garota da sua classe. Ele tem um periquito de animal de estimação chamado "Inko-chan" ("Inko" significa literalmente "periquito", em japonês). Na escola, ele é conhecido por ser "a única pessoa capaz de parar a tigresa de bolso", referindo-se ao apelido de Taiga.
Ele possui baixa auto estima, por causa da sua aparência e da forma de como cresceu. Apesar disso, ele é bastante calmo na maioria das situações, além de ser responsável, inteligente e ter muitas qualidades, mesmo quando comparado ao seu melhor amigo, Yūsaku Kitamura. Nas light novels, ele vê um lado afetuoso de Taiga Aisaka que ela esconde de todos. No início, ele intimidava a maioria das pessoas, porém consegue fazer amigos ao decorrer da série.
Taiga Aisaka (逢坂 大河 Aisaka Taiga?)
Dubladora: Rie Kugimiya
Taiga é a protagonista feminina da série, bem como uma colega de classe de Ryūji. Devido a sua baixa estatura e ferocidade, ela foi apelidada de "Tigresa de Bolso" (手乗りタイガー Te Nori Taigā?). Taiga fica chateada facilmente e é muito desajeitada, além de possuir uma personalidade tsundere. Devido à sua aparência fofa (descrita ser como uma boneca por Ryūji), ela frequentemente recebe muitas confissões amorosas de garotos, porém ela as rejeita.
Apesar de vir de uma família rica, Taiga define sua vida com seus parentes bastante complicada, por causa de diversos problemas. Ela vivia com seu pai e sua madrasta, porém, constantemente, ela brigava com eles.[3] Assim, ela resolveu sair de casa e começar a viver por conta própria. Por vir de uma família privilegiada, ela não sabe fazer nenhuma tarefa doméstica. Perto do fim da série, os negócios de sua pai vão à falência e ele foge, deixando-a sob os cuidados de sua mãe, que já se casou novamente e tem uma nova família, a qual Taiga tem dificuldade de se aproximar.
Quando ela conhece Ryūji, ele acaba fazendo as tarefas domésticas de sua casa, além de cozinhar para ela. Taiga passa a maior parte do seu tempo na casa de Ryūji, tanto que é considerada um membro de sua família. No início da série, ela é apaixonada pelo melhor amigo de Ryūji, Yūsaku Kitamura, e fica nervosa toda vez que ele está por perto. Devido a isso, Ryūji e Taiga resolvem ajudar um ao outro nos objetivos amorosos.
Minori Kushieda (櫛枝 実乃梨 Kushieda Minori?)
Dubladora: Yui Horie
Minori é uma garota da classe de Ryūji, além de ser a melhor amiga de Taiga. Ela também é conhecida pelo apelido "Minorin". Ao contrário de Taiga, que é violenta e brava, Minori sempre está sorrindo e feliz. Ela gosta de praticar esportes, tanto que é capitã do clube de softball da escola. Minori também possui diversos empregos de tempo parcial. Ela anda em dia com a alimentação, definindo-se como uma "guerreira da dieta". Apesar de parecer andar com as cabeças nas nuvens, Minori é muito perspicaz, sendo capaz de ver que Ryūji, na verdade, é bastante gentil e uma das poucas pessoas a não se deixar enganar pelos atos de inocência de Ami. Com tantas emoções e ocupações, Minori mais tarde revela o amor que sentia por Ryūji. Ela tem um irmão mais novo.
Yūsaku Kitamura (北村 祐作 Kitamura Yūsaku?)
Dublador: Hirofumi Nojima
Yūsaku é um garoto da classe de Ryūji e é seu melhor amigo. Ele é o vice-presidente do conselho estudantil, o representante da classe e o capitão do clube de softball da escola. Yūsaku usa óculos e tem uma personalidade diligente. Ele acha que não é bom em falar com as garotas, mas Ryūji acha o contrário. Durante o tempo que ficou como vice-presidente do conselho estudantil, ele acaba se apaixonando pela presidente, Sumire Kanō. Assim como Minori, ele é bastante amigável, embora possa perder o controle rapidamente. Após sua graduação, ele decide estudar na América, por causa de Sumire Kanō.
Ami Kawashima (川嶋 亜美 Kawashima Ami?)
Dubladora: Eri Kitamura
Ami é uma amiga de infância de Yūsaku. Ela se transfere para a classe do amigo durante o segundo ano do ensino médio. Ela é bastante bonita e trabalha como modelo, além de ser vista como a mais madura do grupo. Depois de se transferir de escola, ela para temporariamente de trabalhar como modelo. No entanto, ela continua indo a academia para manter seu corpo. Ami é sempre gentil e amável com os outros, mas isso é apenas uma ilusão. Na verdade, ela tem uma personalidade arrogante, mas tenta esconder dos outros. Taiga e Ami não se dão muito bem, tanto que Ami sempre provoca Taiga quando tem vontade. Mas Taiga não deixa isso barato, uma vez que chama Ami de Baka-chi (Chihuahua Estúpido). Ami é bastante honesta consigo mesma, tanto que admite que é realmente cruel e que tem inveja de Taiga, uma vez que ela sempre fala a verdade para os outros. Ami brinca que está apaixonada por Ryūji, perguntando se ele poderia a amar de verdade e lhe dar uma segunda chance. Ela tem consciência do que está acontecendo entre os amigos Minori, Ryūji, Taiga e ela mesma.
Yasuko Takasu (高須 泰子 Takasu Yasuko?)
Dubladora: Sayaka Ōhara
Yasuko é a mãe de Ryūji e tem 33 anos, mas refere-se a si mesma como uma garota de 23 anos. Embora diga a Ryūji que o pai dele morreu antes de ele nascer, a verdade é que eles nunca se casaram e que ele a abandonou antes de o filho nascer. Ela trabalha em um bar chamado Bishamontengoku, onde atende pelo nome "Mirano" (魅羅乃?), e, sozinha, sustenta a família. Dessa forma, ela deixa as tarefas domésticas para Ryūji. Yasuko gosta bastante de Taiga e a trata como um membro da família, ficando bastante chateada quando ela não aparece para o jantar. Ela possui uma personalidade infantil e é fácil de se lidar, embora fique com raiva quando tem que acordar cedo, pois geralmente chega em casa muito tarde.

Personagens de apoio[editar | editar código-fonte]

Inko (インコ Inko?)
Voz de: Saori Gotō
O periquito de Ryuuji. Seu nome é a palavra japonesa para periquito. Embora aparentemente saudável, ela às vezes parece doente. Apesar de lutar para dizer seu nome simples (uma piada constante ao longo da série), ela tem um bom entendimento da fala humana e pode interagir com seus proprietários e pronunciar palavras muito mais difíceis do que seu nome. Ela parece ser mentalmente inepta.
Yuri Koigakubo (恋ヶ窪 ゆり Koigakubo Yuri?)
Voz de: Rie Tanaka [4]
Yuri é o professor de sala de aula de Ryuji. Ela tem a reputação de contar longas histórias que o representante da classe Kitamura pára imediatamente para dispensar a classe. Ch. 5 Ela gosta de fazer as coisas no seu próprio ritmo e é tímida em relação à maneira de falar da Taiga. No quinto volume do romance leve, ela fica preocupada em entrar em um relacionamento que o leve ao casamento antes de completar 30 anos, mas quando esse aniversário chega, ela desenvolve uma personalidade distorcida e deprimida, que é ainda mais agravada sempre que Taiga menciona que é solteira . LN 5
Kōji Haruta (春田 浩次 Haruta Kōji?)
Voz de: Hiroyuki Yoshino [4]
Kōji é o colega de classe de Ryuji que tem cabelo comprido. Ch. 6 LN 1 ch. 5 Ele é considerado um 'idiota' da classe e essa opinião é aprofundada por suas notas escolares ruins e comportamento excessivamente enérgico, afirmando coisas óbvias como o quão bonita Ami é. Ch. 47 Suas travessuras infantis costumam ter como alvo Taiga e, como resultado, ele foi vítima de suas explosões violentas. Apesar de seu comportamento excessivamente enérgico, mais tarde na série é revelado que ele tem uma namorada.
Hisamitsu Noto (能登 久光 Noto Hisamitsu?)
Voz de: Kazuyuki Okitsu [4]
Hisamitsu é um aluno do sexo masculino da classe de Ryuji que usa óculos. Ele também estava na classe de Ryuji no ano anterior e se dá bem com ele. Ele é visto pela primeira vez durante o cenário de aquecimento no basquete, onde faz dupla com Minori. LN 1 ch 4, Ch. 4, Ep. 2 Noto começa a desenvolver sentimentos por Maya Kihara após uma discussão que tiveram durante a viagem de esqui de inverno.
Maya Kihara (木原 麻耶 Kihara Maya?)
Voz de: Ai Nonaka [4]
Maya é a atraente colega de classe de Ryuji, que costuma sair com Nanako. Ela é uma kogal e o centro do 'grupo de destaque' de meninas da classe 2-C. Ch. 27 Ela acaba fazendo dupla com Yusaku no aquecimento de basquete. LN 1 ch 4, Ch. 4, Ep. 2 Ela tem uma queda por Yusaku, e ela indiretamente se opõe à ideia de Taiga e Yusaku serem um casal, e quer que Taiga e Ryuji fiquem juntos.
Nanako Kashii (香椎 奈々子 Kashii Nanako?)
Voz de: Momoko Ishikawa [4]
Nanako é uma aluna da classe de Ryuji que costuma sair com Maya e Ami.
Sumire Kano (狩野 すみれ Kanō Sumire?)
Voz de: Yūko Kaida
Sumire é a presidente do conselho estudantil. Ela tem uma personalidade forte e inspira outros alunos a segui-la. Seus pais são donos de um supermercado. Ch. 49 Como ela sempre obtém as melhores notas em suas aulas a cada ano, suas notas se tornam um dos prêmios mais procurados no evento do festival da escola. Ch. 57 Quando ela diz ao conselho que planeja deixar a escola mais cedo para estudar nos Estados Unidos para se tornar um astronauta, Yusaku fica de coração partido por tingir o cabelo e sair do conselho. Vol. 7
Kōta Tomiie (富家 幸太 Tomiie Kōta?)
Voz de: Nobuhiko Okamoto
Kota é uma estudante do primeiro ano que é a personagem principal de Toradora Spin-off! . Ele geralmente está infeliz com sua vida. Ele trabalha no conselho estudantil em assuntos gerais e tira boas notas. Quando visto pela primeira vez, ele tem uma ideia completamente errada a que o termo "Mini-Tigresa" se refere, e desenvolve uma paixão insana por Taiga. Mais tarde, ele desenvolve uma paixão por Sakura e, eventualmente, consegue iniciar um relacionamento romântico com ela.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Light novels[editar | editar código-fonte]

Toradora! começou como uma série de romances leves escritos por Yuyuko Takemiya e desenhados por Yasu . Dez romances foram publicados pela ASCII Media Works sob seu selo Dengeki Bunko entre 10 de março de 2006 e 10 de março de 2009.[5][6] Existem quatro capítulos adicionais não coletados em volumes; três dos quais apareceram em três antologias de light novels separadas lançadas pela MediaWorks em novembro de 2006, março de 2007 e novembro de 2007, e o último capítulo intitulado Toradora! veio com um animal de pelúcia tigre lançado pela primeira vez em abril de 2007.[7] A Seven Seas Entertainment licenciou a série na América do Norte, lançando o primeiro volume em 8 de maio de 2018.[8]

Três volumes de um spin-off da série regular sob o título Toradora Spin-off! (とらドラ・スピンオフ!?) Também foram criados. O primeiro volume da série spin-off foi lançado em 10 de maio de 2007 e compilou quatro capítulos, três dos quais foram serializados na agora extinta revista de light novel da MediaWorks, Dengeki hp, entre 10 de junho de 2006 e 10 de fevereiro de 2007, e o último capítulo foi escrito especialmente para o lançamento do volume. Um único capítulo da série spin-off, publicado originalmente em fevereiro de 2006 na Dengeki hp, foi incluído no segundo volume da série regular de novelas. Mais capítulos começaram a serialização na Dengeki Bunko Magazine, sucessora da Dengeki HP, em 10 de dezembro de 2007. Os capítulos adicionais da série principal começaram a serialização na mesma revista em 10 de abril de 2008. O segundo volume de Toradora Spin-off! foi lançado em 10 de janeiro de 2009, seguido pelo terceiro volume em 10 de abril de 2010. O terceiro volume foi lançado para comemorar o Ano do Tigre (2010).

Mangá[editar | editar código-fonte]

A adaptação em mangá foi ilustrada por Zekkyō e começou a ser serializada em setembro de 2007 pela revista de mangá shōnen Dengeki Comic Gao! da MediaWorks.[9] O mangá parou de ser lançado na Dengeki Comic Gao! em março de 2008, mas continuou a ser serializado na revista Dengeki Daioh da ASCII Media Works a partir de março de 2008.[10][11] O primeiro volume tankōbon foi lançado em 27 de fevereiro de 2008, o qual foi impresso pela Dengeki Comics da ASCII Media Works; a partir de 26 de janeiro de 2023, onze volumes foram lançados. A editora Norte Americana Seven Seas Entertainment[12] publicou o primeiro volume do mangá em março de 2011.

Programa de web rádio[editar | editar código-fonte]

Um programa de rádio na Internet para promover a série de anime e outras Toradora! mídia intitulada ToradoRadio! (とらドラジオ! Toradorajio!?) ( と ら ド ラ ジ オ!, Toradorajio! ) Exibiu 38 episódios entre 4 de setembro de 2008 e 28 de maio de 2009 no Animate TV .[13] O show foi transmitido online toda quinta-feira, e foi apresentado por Junji Majima e Eri Kitamura que dublaram Ryūji Takasu e Ami Kawashima do anime, respectivamente. O show contou com atores de voz adicionais do anime como convidados.

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma série de anime de Toradora! foi divulgada através de um anúncio na light novel impressa pela Dengeki Bunko da ASCII Media Works, em abril de 2008.[14] O anime foi dirigido por Tatsuyuki Nagai e produzido pelo estúdio de animação J.C.Staff. Toradora! contém 25 episódios, os quais foram ao ar entre 2 de outubro de 2008 e 26 de março de 2009 na TV Tokyo.[15][16] A série foi transmitida posteriormente na AT-X, TV Aichi, TV Hokkaido, TV Osaka, TV Setouchi e TVQ Kyushu Broadcasting. O anime estreou em 18 de maio de 2009 nas Filipinas através da TV5, sendo o primeiro país a transmiti-lo fora do Japão. O primeiro volume de DVD, contendo os quatro primeiros episódios, foi lançado no Japão em 21 de janeiro de 2009 pela King Records em edições limitadas e regulares.[17] Mais sete volumes de DVDs, cada um contendo três episódios, foram lançados entre 25 de fevereiro e 26 de agosto de 2009, tendo edições limitadas e regulares também.[17] A partir do segundo DVD, foram inclusas curtas, intituladas Toradora SOS!, que apresentavam os personagens em uma versão chibi experimentando diversas comidas. O anime foi licenciado pela NIS America.[18] A série foi compilada em dois volumes de DVD e foi lançada no começo de julho e no final de agosto de 2010.[19] O sexto volume em Disco blu-ray, lançado em 21 de dezembro de 2011 no Japão, continha um original video animation.[20] A série foi exibida na Itália pela Rai 4 entre 28 de abril e 13 de outubro de 2011. A NIS America relançou o anime em Disco blu-ray em 1 de julho de 2014, incluindo a OVA e a dublagem em inglês.[21] MVM Films licenciou a coletânea em blu-ray no Reino Unido.[22]

A primeira abertura do anime foi "Pre-Parade" (プレパレード Pureparēdo?), cantada por Rie Kugimiya, Eri Kitamura e Yui Horie,[23] sendo prosseguida pela canção "Silky Heart", da artista Horie.[24] O primeiro tema de encerramento foi "Vanilla Salt" (バニラソルト Banira Soruto?), da Horie,[25] seguido pela música "Orange" (オレンジ Orenji?), cantada por Kugimiya, Kitamura e Horie.[26] Também foi inserida uma música no episódio 19 denominada "Holy Night" (ホーリーナイト Hōrī Naito?), cantada por Kugimiya e Kitamura.[27] A trilha sonora do anime foi lançada em 7 de janeiro de 2009.[28][29]

Jogo[editar | editar código-fonte]

Uma visual novel desenvolvida pela Guyzware e distribuída pela Namco Bandai Games baseada em Toradora! para PlayStation Portable foi lançada em 30 de abril de 2009.[30][31][32] O jogador assume o papel de Ryūji Takasu, movimentando-se na escola e na cidade, conversando com os personagens e fazendo trabalhos para cumprir diversos objetivos. O jogo também possui um minigame, em que se joga como Taiga, cujo propósito é tentar afastar os garotos apaixonados por ela.

Taiga é um personagem jogável no RPG Dengeki Gakuen RPG: Cross of Venus para o Nintendo DS, lançado em 19 de março de 2009 no Japão. Ela também aparece como personagem especial e traje opcional para o personagem principal em ZHP Unlosing Ranger VS Darkdeath Evilman da Nippon Ichi Software para o PlayStation Portable. Taiga também é um personagem jogável no jogo de luta Dengeki Bunko: Fighting Climax, com Ryuji como personagem auxiliar.[33] Ela também aparece em Twinkle Crusaders Starlit Brave, que foi lançado em 30 de setembro de 2010.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O Mainichi Shimbun relatou em abril de 2009 que mais de 3 milhões de cópias da série light novel foram vendidas no Japão.[34] A série de novelas leves foi classificada quatro vezes no livro guia de novelas leves de Takarajimasha Kono Light Novel ga Sugoi! publicado anualmente: sexto em 2007, quarto em 2008 e 2010 e segundo em 2009.  [35] No primeiro concurso Light Novel Award de Kadokawa Shoten realizado em 2007, Toradora! ganhou prêmio na categoria comédia romântica .[36][37] O sétimo volume da Toradora! novelas leves foi classificado como décimo mais vendido entre dezembro de 2007 e novembro de 2008 pela Amazon.co.jp .[38] O segundo volume da Toradora! manga foi classificada em 28º nas paradas Tohan entre 3 e 9 de março de 2009.[39] Taiga Aisaka se tornou a campeã do oitavo Torneio Anime Saimoe em 2009.[40] The Toradora! anime foi selecionado como trabalho recomendado pelo júri de premiação do décimo terceiro Japan Media Arts Festival em 2009.[41] Em 2009, Rie Kugimiya ganhou o prêmio de Melhor Atriz no terceiro Seiyu Awards, em parte por dublar Taiga Aisaka.[42]

A primeiro DVD de Toradora! ficou em 13º lugar na parada de DVD da Oricon entre 20 e 26 de janeiro de 2009.[43] O segundo DVD ficou em 15º lugar entre 24 de fevereiro e 2 de março de 2009.[44] O terceiro DVD ficou em 27º lugar entre 24 e 30 de março de 2009.[45] O quarto DVD foi classificado em 17º entre 21 e 28 de abril de 2009.[46] O quinto DVD foi classificado em 7º entre 25 e 31 de maio de 2009.[47] O sexto DVD ficou em 11º lugar entre 22 e 28 de junho de 2009.[48] O sétimo DVD ficou em 19º lugar entre 20 e 26 de julho de 2009.[49] O oitavo DVD ficou em 13º lugar entre 24 e 30 de agosto de 2009.[50] Stig Høgset da THEM Anime Review elogia o anime por como ele "realmente resolve o problema de relacionamento que se propôs a fazer, em vez de fraquejar como tantos programas românticos com várias garotas tendem a fazer na tentativa de não deixar as pessoas irritadas ou decepcionadas."[51] Ele também comenta Taiga como o "casamento genético" de Shana de Shakugan no Shana e Louise de Zero no Tsukaima .[51] No entanto, ele também criticou "o comportamento contínuo de Taiga, particularmente em relação a Ryuji" e a introdução do pai de Taiga em que Høgset "sentiu que todo o arco da história me sacudiu".[51]

Referências

  1. «Toradora! media franchise website» (em japonês). ASCII Media Works. Consultado em 10 de outubro de 2008 
  2. Yuyuko Takemiya (março de 2011). Toradora Vol. 1. [S.l.: s.n.] ISBN 978-1-934876-94-7 
  3. «Capítulo 5». Toradora! (em japonês). 1. [S.l.]: ASCII Media Works. 10 de março de 2006. pp. 16, 18. ISBN 978-4-8402-3353-8 
  4. a b c d e «Toradora!». NIS America. 15 de setembro de 2015. Consultado em 29 de abril de 2016. Cópia arquivada em 18 de abril de 2018 
  5. «Toradora! media franchise website» (em japonês). ASCII Media Works. Consultado em 28 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 1 de janeiro de 2009 
  6. «Toradora! Anime's Original Novels to End on March 10». Anime News Network. 5 de fevereiro de 2009. Consultado em 5 de fevereiro de 2009 
  7. «Dengekiya shop listing of the tiger stuffed animal from Toradora!» (em japonês). ASCII Media Works. Consultado em 14 de fevereiro de 2008 [ligação inativa] 
  8. «Seven Seas Licenses Made in Abyss, Nameless Asterism, Soul Liquid Chambers, Getter Robo Devolution Manga». Anime News Network. 3 de julho de 2017. Consultado em 3 de julho de 2017 
  9. «Dengeki Comic Gao! September 2007 issue» (em japonês). MediaWorks. Consultado em 31 de dezembro de 2007. Arquivado do original em 20 de janeiro de 2008 
  10. «Dengeki Daioh May 2008 issue» (em japonês). ASCII Media Works. Consultado em 19 de outubro de 2008. Arquivado do original em 30 de junho de 2008 
  11. «Inukami, Honoka, Baccano 1931 Manga to End in Japan». Anime News Network. 25 de janeiro de 2008. Consultado em 30 de janeiro de 2008 
  12. «Seven Seas Acquires 3 Red Hot Manga From Japan». Anime News Network. 20 de julho de 2010. Consultado em 20 de julho de 2010 
  13. «Toradora! radio show official website» (em japonês). Animate. Consultado em 10 de outubro de 2008. Cópia arquivada em 25 de fevereiro de 2009 
  14. «Award-winning Toradora! Light Novels to be Animated». Anime News Network. 2 de abril de 2008. Consultado em 2 de abril de 2007 
  15. «Toradora episode title listing» (em japonês). TV Tokyo. Consultado em 12 de janeiro de 2008 
  16. «Air times at the anime's official website» (em japonês). StarChild. Consultado em 31 de janeiro de 2009 
  17. a b «DVD section at the anime's official website» (em japonês). StarChild. Consultado em 31 de janeiro de 2009 
  18. «NIS America Licenses Toradora as Its First Anime». Anime News Network. 11 de fevereiro de 2010. Consultado em 11 de fevereiro de 2010 
  19. «Toradora!». NIS America. Consultado em 28 de junho de 2010. Cópia arquivada em 13 de novembro de 2015 
  20. «Toradora BD Box to Include All-New Episode». Anime News Network. 11 de setembro de 2011. Consultado em 11 de setembro de 2011 
  21. «NIS America Offers Toradora! Blu-rays With English Dub». Anime News Network. 12 de março de 2014. Consultado em 12 de março de 2014 
  22. «ToraDora Blu-ray Announced by MVM for 2014». Anime News Network. 12 de março de 2014. Consultado em 12 de março de 2014 
  23. Tatsuyuki Nagai (9 de outubro de 2008). «Ryūji and Taiga (竜児と大河)». Toradora!. Episódio 2. No minuto 1:59. TV Tokyo 
  24. Tatsuyuki Nagai (5 de fevereiro de 2009). «Under the Fir Tree (もみの木の下で)». Toradora!. Episódio 18. No minuto 2:58. TV Tokyo 
  25. Tatsuyuki Nagai (2 de outubro de 2008). «Tiger and Dragon (虎と竜)». Toradora!. Episódio 1. No minuto 22:43. TV Tokyo 
  26. «Theme music single releases at the anime's official website» (em japonês). StarChild. Consultado em 31 de janeiro de 2009 
  27. Tatsuyuki Nagai (12 de fevereiro de 2009). «Christmas Eve Festival (聖夜祭)». Toradora!. Episódio 19. No minuto 23:03. TV Tokyo 
  28. «Original soundtrack release at the anime's official website» (em japonês). StarChild. Consultado em 31 de janeiro de 2009 
  29. «Tora Dora! Soundtrack». CD Japan. Consultado em 5 de outubro de 2009 
  30. «Super Grade School Romantic Comedy Toradora! Get a PSP Game to be Sold in 2009!!» (em japonês). ASCII Media Works. 11 de outubro de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  31. «A Bombshell at Toradora!'s Stage Event!? A PSP Game Also Announced!!» (em japonês). ASCII Media Works. 5 de outubro de 2008. Consultado em 10 de outubro de 2008. Arquivado do original em 7 de dezembro de 2008 
  32. «Toradora visual novel official website» (em japonês). Namco Bandai Games. Consultado em 5 de dezembro de 2008 
  33. «Toradora's Taiga, The Irregular at Magic High School's Miyuki Join Dengeki Bunko Fighting Climax». Anime News Network. 9 de maio de 2014. Consultado em 19 de dezembro de 2015 
  34. ラノベランキング :「とらドラ!」完結、「とある魔術の...」と電撃勢上位 09年3月 [Light Novel Ranking: Toradora! is Completed, and Toaru Majutsu no... and Dengeki are Ranked High March 2009] (em japonês). Mainichi Shimbun. 12 de abril de 2009. Consultado em 26 de setembro de 2015. Cópia arquivada em 1 de maio de 2011 
  35. 発表迫る!このライトノベルがすごい!大賞を振り返り! (em japonês). Toreame. 1 de setembro de 2017. Consultado em 16 de agosto de 2018 
  36. «2007 Light Novel Award results» (em japonês). Kadokawa Shoten. Consultado em 31 de dezembro de 2007. Cópia arquivada em 13 de outubro de 2008 
  37. «Kadokawa Announces 2007 Light Novel Awards». Anime News Network. 1 de setembro de 2007. Consultado em 31 de dezembro de 2007 
  38. «Amazon.co.jp Posts 2008's Top Comics, Light Novels». Anime News Network. 4 de dezembro de 2008. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  39. «Japanese Comic Ranking, March 3–9». Anime News Network. 18 de março de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  40. «Anime Saimoe Tournament 2009» (em japonês). 2channel. Consultado em 17 de outubro de 2009. Cópia arquivada em 23 de julho de 2009 
  41. «2009 (13th) Japan Media Arts Festival Animation Division/Long Animation». Japan Media Arts Festival. Consultado em 4 de fevereiro de 2010. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2010 
  42. «3rd Annual Seiyū Award Winners Revealed». Anime News Network. 5 de março de 2009. Consultado em 24 de junho de 2012 
  43. «Japanese Animation DVD Ranking, January 20–26». Anime News Network. 27 de janeiro de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  44. «Japanese Animation DVD Ranking, February 24-March 2». Anime News Network. 3 de março de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  45. «Japanese Animation DVD Ranking, March 24–30». Anime News Network. 31 de março de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  46. «Japanese Animation DVD Ranking, April 21–28». Anime News Network. 28 de abril de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  47. «Japanese Animation DVD Ranking, May 25–31». Anime News Network. 2 de junho de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  48. «Japanese Animation DVD Ranking, June 22–28». Anime News Network. 30 de junho de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  49. «Japanese Animation DVD Ranking, July 20–26». Anime News Network. 29 de julho de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  50. «Japanese Animation DVD Ranking, August 24–30». Anime News Network. 2 de setembro de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2009 
  51. a b c Høgset, Stig. «ToraDora». THEM Anime Reviews. Consultado em 14 de novembro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]