Torakusu Yamaha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

Torakusu Yamaha (山葉 寅楠 - Kii, 20 de abril de 18518 de agosto de 1916) foi um empresário japonês.

Era o terceiro filho de Konosuke Yamaha e, aos 30 anos, após ter sido aprendiz em uma fábrica de relógios, passou a trabalhar numa loja de equipamentos médicos em Osaka, aprendendo com muita rapidez como lidar com aparelhos. Dois anos depois, foi mandado para executar consertos nos equipamentos do hospital de Hamamatsu, região que escolheu para viver, contando sempre com sua experiência de mecânico e conhecimento de máquinas. Sua reputação cresceu quando, em 1887, foi chamado para consertar o órgão que estava instalado numa escola, na qual canto e música faziam parte do currículo escolar. Após alguma dificuldade, obteve tal êxito na empreitada que decidiu construir o seu próprio órgão, acreditando ter acumulado experiência suficiente para isso.

Em março de 1888, quando estava com 37 anos de idade, teve reconhecido o seu esforço ao construir um órgão que, além de obter certificado, foi comparado aos melhores fabricados fora do Japão. Começaram a chegar pedidos de diversos locais, inclusive da prefeitura de Shizuoka (local da atual sede da Yamaha do Japão).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.