Torbernite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torbernite
Classificação Strunz VII/E.01-70
Cor Vários tons de verde.
Fórmula química Cu(UO2)2(PO4)2(OH)8-12
Ocorrência Mineral secundário em granitos e em depósitos de urânio.
Propriedades cristalográficas
Sistema cristalino Tetragonal
Hábito cristalino Cristais tabulares, incrustações
Classe de simetria 4m 2m 2m
Propriedades físicas
Densidade 3.2
Dureza 7 - 8.5
Clivagem [001] Perfeita; [100] Distinta
Fratura Frágil
Brilho Vítreo, nacarado
Opacidade Transparente a opaco
Risca Verde clara
Outras Radioactive.svg Radioactivo

A torbernite, nomeada em homenagem ao cientista sueco Torbern Bergman (1765-1794), é um mineral de fosfato, de cor verde, radioativo, encontrado em granitos e outras rochas portadoras de urânio, como mineral secundário. A torbernite é isoestrutural com um outro mineral de urânio, a autunite, com a não exibição de fluorescência pela torbernite a constituir uma diferença notável entre os dois minerais. Outros nomes utilizados para designar a torbernite são uranite de ferro e cupro-uranite.

Usos da torbernite[editar | editar código-fonte]

Como mineral radioativo, a torbernite tem alguma expressão como minério de mercúrio. Os seus cristais distintos e de cor forte tornam-na desejada por colecionadores de minerais. Porém, a torbernite, tal como outros minerais hidratados, altera-se com a perda de moléculas de água. Esta perda de água conduz à alteração de todos os espécimes de torbernite para um seu pseudomorfo, a metatorbernite.

Uma vez que a torbernite é radioativa, os colecionadores deverão tomar as precauções apropriadas no seu manuseamento e armazenamento.

Minerais associados[editar | editar código-fonte]

A torbernite ocorre frequentemente em conjunto com outros minerais de urânio, bem como minerais da rocha portadora. Entre eles incluem-se:

Identificação[editar | editar código-fonte]

O fator mais óbvio na identificação da torbernite é a sua radioatividade. Porém, uma vez que é muitas vezes encontrada conjuntamente com outros minerais radioativos, este fator pode não ser de grande utilidade para a separação entre os vários minerais de urânio. O passo seguinte pode ser a distinção pela cor, uma vez que a torbernite é exclusivamente verde. O hábito cristalino pode ser útil mas é semelhante ao da autunite, da qual se distingue pela falta de fluorescência. No entanto, independentemente da identificação, é provável que pelo menos parte do espécime ter-se-á alterado para metatorbernite.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]