Torfaen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torfaen
Torfaen
Geografia
Área Total 126 km² (20ª posição)
Sede Administrativa Pontypool
ISO 3166-2 GB-TOF
Código ONS 00PM
Demografia
População Total[1]
(2010)
90,500 habitantes
(17ª posição)
Densidade[1] 718 hab./km² (3ª posição)
Grupos Étnicos Brancos 99,2%
Falantes de galês 14,5% da poulação
(19ª posição)
Política
Nome do conselho Torfaen County Borough Council
Site oficial http://www.torfaen.gov.uk/
Controle Lynne Neagle

Torfaen é uma das 22 subdivisões administrativas autônomas do País de Gales, sob o título de county borough. Localiza-se dentro das fronteiras dos antigo condado de Monmouthshire e foi originalmente formada em 1974 como um distrito do condado de Gwent (county of Gwent) e em 1996 foi reconstituída como uma subdivisão de Gales.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Torfaen, que significa "quebra pedra" em galês, é o nome antigo do rio que corre pelo condado desde sua nascente em Blaenavon. O rio em questão é agora conhecido como Afon Lwyd (rio cinza, em português).

Características da região[editar | editar código-fonte]

A região tem uma população de 91.00 habitantes. A maior parte do sul da região é urbanizada e compreende a cidade de Cwmbran e sua conurbação com Pontypool. O norte do condado é mais verde e possui vastas áreas rurais, especialmente na direção de Blaenavon.

O centro administrativo é Pontypool, localizado no centro geográfico do condado. A maior parte da administração política é conduzida do Centro Cívico ali, embora as instalações no County Hall em Cwmbran são dividas com o concelho do condado de Monmouthshire.

Cidades e vilas[editar | editar código-fonte]

Lista de cidades e vilas.[2]

  1. Abersychan
  2. Blaenavon
  3. Castell-y-bwch
  4. Coedcae
  5. Croesyceiliog
  6. Croes-y-mwyalch
  7. Cwm Ffrwd-oer
  8. Cwmbran
  9. Griffithstown
  10. Henllys
  11. Llanfrechfa
  1. lantarnam
  2. New Inn
  3. Ponthir
  4. Pontnewydd
  5. Pontnewynydd
  6. Pontrhydyrun
  7. Pontypool
  8. Sebastopol
  9. Tranch
  10. Trevethin
  11. Upper Cwmbran
  12. Varteg

Marcos locais[editar | editar código-fonte]

Pontypool Park[editar | editar código-fonte]

Pontypool Park é o nome dado à antiga residência do diretor de Pontypool (agora uma escola secundária) e os 160 acres (0.65 km2) do parque que a envolvem. O parque contém o Centro de Lazer de Pontypool (Pontypool Leisure Centre), instalações esportivas e é a casa do time de rúgbi Pontypool RFC. O parque inclui uma folly, um shell grotto e lagos ornamentais. A maior parte da área é de bosque, mas há uma extensa área aberta de gramado. O jardim American Gardens foi aberto ao público em 2008 depois de ter permanecido fechado ao público por muitos anos e um projeto de restauração estava a caminho. O concílio do condado está atualmente mapiando todas as árvores que formam o parque para remover e replantas árvores doentes e morrendo. [3]

Cwmbran Shopping Centre[editar | editar código-fonte]

O Cwmbran Shopping Centre é anunciado como o maior shopping center coberto em Gales. O shopping inclui muitas lojas familiares.

Blaenavon Booktown[editar | editar código-fonte]

A antiga cidade de mineração de Blaenavon no norte do condado é agora reconhecia pela UNESCO como um sítio Patrimônio da Humanidade e uma booktown (cidade com muitos antiquários e lojas de livros).

Referências