Toriko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Toriko
トリコ
Gênero Shōnen, Comédia, Aventura, Ação,
Mangá
Autor Mitsutoshi Shimabukuro
Editora(s) Japão Weekly Shōnen Jump
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Panini Brasil
Data de publicação 19 de Maio de 2008 – Em andamento
Volumes 27 (Lista); 4 no Brasil
Anime
Direção Akifumi Zako
Estúdio Toei Animation
Exibição original 3 de Abril de 2011 – 30 de março de 2014
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Nº de episódios 147 (Lista)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Toriko (トリコ?) é uma série de mangá criada por Mitsutoshi Shimabukuro. A história tem como personagem principal o Bishokuya Toriko que está em busca de ingredientes a fim de inseri-los em seu menu. O enfoque da obra é sobre a comida e, de fato, durante cada cena de degustação, a aparência do alimento, textura, cheiro e sabor são muito detalhados, principalmente para os leitores sentirem as mesmas sensações que o herói da história.

O mangá fez um grande sucesso, tanto que ganhou uma adaptação para anime que ficou no ar entre 3 de abril de 2011 e 30 de março de 2014, produzido pelo estúdio Toei Animation e transmitido aos domingos no Japão na Fuji Television [1] . Uma OVA saiu em 12 outubro 2009 feita pelo estúdio Ufotable e um filme de animação em 3D que saiu em março 2011 produzido pela Toei[1] . O anime durou 147 episódios.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história de Toriko acontece num mundo imaginário aonde a comida é muito importante e está presente com abundância, desde a saborosa grama de uma ilha até o mais raro animal, cuja localização é de dificílimo acesso e que poucos conseguem encontrá-los, devido a exigência de enorme força física. O enredo se foca no Toriko, Bishokuya que pretende encontrar os mais raros alimentos para fazer o seu "menu perfeito". Bishokuya são expert em caçar os mais difíceis alimentos, são conhecidos mundialmente e admirados por todos, demonstram um grande respeito pelos alimentos encontrados em seu planeta. Em oposição aos Bishokuya, e consequentemente ao Toriko, estão os Bishokukai, uma organização criminosa que visa conseguir os melhores ingredientes da maneira mais ilícita possível e com total desrespeito para com a natureza e sua fauna e flora, dando origem a grandes batalhas entre Toriko e seus amigos contra esses malfeitores.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá com história e ilustração de Mitsutoshi Shimabukuro é publicado semanalmente na revista Weekly Shōnen Jump desde 19 de maio de 2008. O primeiro e o segundo volume da série foram lançados no mesmo dia, em 4 de outubro de 2008, atualmente se encontra com 23 volumes publicados e continua. A editora Panini anunciou que em 2013 a obra de Mitsutoshi Shimabukuro será licenciada e publicada por ela, juntamente com Reborn! e outros mangás[2] .

Anime[editar | editar código-fonte]

A série animada vai ao ar todos os domingos na Fuji TV desde 3 de abril de 2011, produzida pelo estúdio Toei Animation sob a direção de Akifumi Zako. O lançamento da série em animação na Fuji TV contou com o apoio do grande sucesso One Piece ( Eiichiro Oda), pois seu primeiro episódio foi ao ar como um especial de TV junto do episódio 492 de One Piece. Um ano mais tarde, um novo especial de TV entre as duas séries foi ao ar, desta vez o episódio 51 de Toriko e o 542 de One Piece. Em 7 de abril de 2013 mais um especial de TV foi ao ar, dessa vez junto com One Piece e Dragon Ball Z[3] . A obra de Mitsutoshi Shimabukuro é um sucesso na televisão japonesa. Com o anúncio da estreia da "Saga de Boo" de Dragon Ball Kai, o anime será encerrado em 30 de março de 2014, após 148 episódios.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Abertura

Encerramentos

  • 1. "Satisfaction" por F.T. Island (Episódios 1~25)
  • 2. "DELI-DELI☆DELICIOUS" por Sea☆A (Episódios 26~38)
  • 3. "Sabrina" por Leo Ieiri (Episódios 39~51)
  • 4. "Love Chase" por Tomohisa Yamashita (Episódios 52~62)
  • 5. "Samba de Toriko!!!" por Hyadain (Episódios 63~75)
  • 6. "Lovely Fruit" por Nana Mizuki (Episódios 76~87) [4]
  • 7. "Rainbow" por JUN SKY WALKER(S) (Episódios 88~99)
  • 8. "Akai Kutsu" por Salley (Episódios 100~Atual)
  • 9. "Tautology" por The Dresscodes
  • 10. "Believe in Yourself"
  • 11. "Mega Lover"

OVA[editar | editar código-fonte]

Existe uma OVA de 30 minutos que saiu no Japão em outubro 2009 pelo estúdio Ufotable, apresentado na Jump Festa do mesmo ano e posteriormente lançada em DVD. Também existe outra lançada em 2010 também na Jump Festa, mas que não foi lançada em DVD devido ao anúncio da animação de TV da série por parte de outro estúdio.

Filme[editar | editar código-fonte]

Um filme de animação de 70 minutos Toriko 3D: Kaimaku Gourmet Adventure!! saiu no Japão em março de 2011 pela Toei Animation[5] .

Jogo[editar | editar código-fonte]

Um jogo eletrônico entitulado Toriko : Gourmet Survival editado por Namco Bandai saiu em 4 de agosto de 2011 sobre PlayStation Portable no Japão[6] , posteriormente tendo uma sequência também para o PSP. Existem também dois jogos para o Console Nintendo 3DS entitulados Toriko: Gourmet Monsters e Toriko: Gourmet Battle!, sendo o primeiro um RPG de mundo aberto e o segundo um jogo de luta no estilo KoF.

Capítulos especiais[editar | editar código-fonte]

Os Cross-over entre Toriko e One Piece foram lançados no final de março de 2011 e início de abril de 2012 no Japão. Cenário e concepção dos autores originais : Mitsutoshi Shimabukuro et Eiichiro Oda.

Recepção[editar | editar código-fonte]

No Japão, Toriko é cada vez mais popular com 12 milhões de cópias vendidas em 20 volumes. Em um capítulo, o autor diz que o anime é um verdadeiro sucesso. Toriko é considerado uma estrela em ascensão da Weekly Shonen Jump junto a Beelzebub[7] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Toriko em anime (em francês). Página visitada em Fevereiro 15, 2012.
  2. Toriko e Reborn! no Brasil pela Panini
  3. Crossover de Toriko, One Piece e Dragon Ball Z.
  4. Toriko: Nana Mizuki irá cantar novo encerramento.
  5. Toriko 3D: Kaimaku Gourmet Adventure!! (em Francês). Página visitada em Fevereiro 15, 2012.
  6. Toriko na PSP (em Francês). Página visitada em Fevereiro 14, 2012.
  7. Referiencia Jump - Toriko rankings (em Inglês). Página visitada em Fevereiro 15, 2012.

Obs : Toriko não tem data de termínio e nem número de episódios que irão lancar! Os criadores de Toriko decidiram que irão continuar com a série! Até agora Toriko tem um anime de 181 episódios e um mangá de 281 capítulos! Nos desculpem por qualquer transtorno ou erro! Essa última parte foi escrita no dia 18/06/14