Torradeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torradeira.

A torradeira é um utensílio culinário usado para torrar fatias de pão ou de bolo, ou seja, tirar parte da sua umidade e promover a reação de Maillard por meio de calor seco, tornando a massa escura e seca.

As torradas e biscoitos podem igualmente fazer-se num forno ou perto do fogo, mas nunca em contacto com ele ou com brasas muito fortes, sob o risco de se queimarem.

Sanduicheira.

A torradeira mais simples, que normalmente se coloca sobre uma placa do fogão é feita de uma folha de metal (geralmente alumínio) sobre a qual existe uma fina grelha e com uma pega. Por vezes, entre a placa e a grelha existe ainda uma camada de amianto para tornar o calor mais suave (atualmente, isto é desaconselhado por as fibras do amianto poderem entrar nos pulmões, bloqueando-os).

Mas a torradeira mais comum nas cozinhas de hoje é a eléctrica, uma espécie de grelhador, geralmente vertical, formado por uma a três resistências colocadas dentro de uma caixa de metal que tem no topo duas aberturas (ou cujas paredes laterais podem ser abertas) onde se colocam as fatias a torrar. Os modelos mais modernos têm um cronómetro para regular o tempo de uso e uma mola que faz a torrada parcialmente sair, para facilitar a sua retirada sem queimar as mãos[1] .

Em muitos hotéis ou refeitórios onde se serve o pequeno-almoço, podem existir torradeiras em que as fatias são colocadas sobre um tapete rolante, onde cabem várias fatias, que depois de passarem pela(s) resistência, saem automaticamente para um depósito onde são fáceis de tirar, muitas vezes pelos próprios utentes.

Referências