Torre de controle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torre de controle do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
Representação esquemática dos principais tipos de espaço aéreo controlado e dos órgãos de controle de tráfego aéreo que respectivamente prestam serviço dentro desses espaços.

A torre de controle ou torre de controlo é uma parte do aeródromo responsável pelo controle de tráfego aéreo nas proximidades deste aeródromo. Costuma ser a estrutura mais alta de um aeroporto, sendo que a sua altura pode variar entre alguns poucos metros a várias dezenas de metros. Ela possui esta altura de acordo com a sua necessidade de visão das áreas cujo controle aéreo ela efetua, seja em terra ou no ar. Formalmente a Torre de Controle presta o denominado Serviço de Controle de Aeródromo além dos Serviço de Alerta e Serviço de Informações de Voo. O serviço de controle de aeródromo é prestado quando num aeródromo existe torre de controle e relativo a aeródromos, pode haver diversos tipos de operação:

  • Aeródromos que não possuem Torre e nem qualquer outro serviço ATS: diz-se aeródromo não controlado
  • Aeródromos que não possui Torre, porém possuem o Serviço ATS Serviço de Informação de Voo: diz-se aeródromo não controlado com serviço FIS
  • Aeródromos com Torre de Controle: diz-se aeródromo controlado

Quando um aeroporto possuir Torre de Controle, a mesma poderá ser dividida em até mais duas posições de controle cujo objetivo é descongestionar a frequência da TWR e facilitar o controle das aeronaves. São elas:

  • Autorização de Tráfego ou Clearance – É a posição as aeronaves recebem autorização do FPL. Após recebida a autorização, o PIC disporá de até no máximo 5 minutos, para efetuar ajustes e cumprimento de procedimentos antes de “chamar’ a posição “Controle Solo” . Caso não exista a posição “Autorização de Tráfego”, a autorização do FPL será dada pelo Controle Solo e na inexistência deste , pela própria posição TWR.
  • O "Serviço de Solo” (GND) - É a posição da torre da qual as aeronaves recebem autorização para trafegar pela área de manobras do aeroporto.

A torre de controle pode ou não possuir radar para a visualização do tráfego aéreo em suas proximidades. O radar facilita o trabalho dos controladores de tráfego aéreo e aumenta a segurança e confiabilidade das operações realizadas pela torre. A comunicação entre a torre de controle e os pilotos das aeronaves é efetuada através de rádios comunicadores, os quais ficam sintonizados nas frequências aeronáuticas que estão compreendidas entre 118,00 MHz e 136,00 MHz. Nem todos os aeródromos possuem torre de controle.

Dependendo da localidade onde exista a torre de controle, seu funcionamento pode ser contínuo ou em horários específicos. A torre de controle faz parte de um elo de órgãos de controle de tráfego aéreo o qual é ainda formado pelo controle de aproximação e pelo centro de controle de área, os quais controlam espaços aéreos de maior área do que o da torre de controle.

Galeria de torres de controle[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aeronáutica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.