Torta Runeberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Torta Runeberg.

Torta de Runeberg ou Torta Runeberg (Finlandês: Runebergintorttu) é uma iguaria da pastelaria finlandesa a base de amêndoa e Arrak pesando usualmente 100 gramas. Normalmente com geléia de framboesa envolta por um anel de acuçar.

Esta torta obteve seu nome do poeta finlandês Johan Ludvig Runeberg (n. 1804) o qual, segundo a lenda, desfrutava da iguaria com punsch. A torta Runeberg é tipicamente consumida exclusivamente na Finlândia onde está normalmente disponível do inicio de janeiro ao aniverssário de Runeberg no dia 5 de Fevereiro.

História[editar | editar código-fonte]

A lenda popular diz que Fredrika Runeberg esposa do poeta J. L. Runeberg foi a criadora da torta. Contudo seu livro de receitas datado dos anos 50 (1850) traz a receita da torta, reforçando a idéia desta ser uma variaçao de uma receita prévia pertencente ao confeiteiro Lars Astenius de Porvoo, cidade na qual o poeta residia.