Tory Belleci

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tory Belleci
Tory Belleci.
Nascimento 30 de Outubro de 1970 (43 anos)
Califórnia
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Ocupação realizador de filmes

Salvatore Paul Belleci (Monterey, Califórnia, 30 de outubro de 1970), mais conhecido como Tory Belleci ou simplesmente Tory, é um realizador de filmes e maquetista estadunidense. É mais conhecido por seu trabalho no canal de documentários Discovery Channel, no programa de televisão MythBusters. Trabalhou também na Industrial Light & Magic e em filmes como Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma e Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones.

Formado pela San Francisco State University, Tory trabalhou na trilogia Matrix, Peter Pan, Tropas Estelares, Heróis Fora de Órbita e O Homem Bicentenário. Desde criança, Tory Belleci sempre soube que trabalharia na indústria cinematográfica. Em 1994, depois de se formar na escola de cinema da Universidade Estadual de São Francisco, ele começou a trabalhar com Jamie em uma pequena produtora. Tory trabalhou como contra-regra, mas logo progrediu na empresa.

Alguns anos depois, Tory começou a trabalhar para a Industrial Light and Magic, construindo modelos para os filmes Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma e Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones. Alguns de seus modelos incluem os veículos de corrida e as naves da Federação. Tory trabalhou para a ILM durante oito anos como construtor de modelos, escultor e pintor. Seu trabalho também pode ser apreciado em filmes como Tropas Estelares, Matrix, Matrix Reloaded e Van Helsing – O Caçador de Monstros.

Tory também escreveu e dirigiu curtas-metragens, incluindo o curta Sand Trooper, de 1999, exibido no Festival de Cinema Slamdance e também no Sci-Fi Channel.

Tory começou a trabalhar nos bastidores do programa MythBusters (Caçadores de Mitos) do Discovery Channel em 2003, e foi apresentado como membro da equipe na segunda temporada. Continuando na equipe até 2014 quando ao lado de Kari e Grant, foi anunciada sua saída do programa, levado o show de volta a suas origens. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]