Tosco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tosco, por sua vez, também é sinônimo de toscano, habitante de Toscana, na Itália.


De acordo com Bueno (1986) Tosco tem origem no latim vulgar (tuscu), sendo uma alusão as pessoas que viviam no bairro Etrusco de Roma. Durante um certo período os Etruscos lutaram contra Roma, entretanto entre os anos 295 a.c. e 300 a.c. graças a uma lei romana que designava todos os itálicos como romanos, foram absorvidos pelo Império. Até hoje alguns aspectos de sua cultura como sua religião, língua e técnicas de cerâmicas continuam sob investigação.

A significação mais conhecida da palavra Tosco, como rude, malfeito, grosseiro, mal acabado, vem deste contexto histórico. Os Etruscos eram rivais e posteriormente fizeram parte da cultura romana, como eram externos ao Império Romano, foram considerados um povo Bárbaro. Não tardou para a criação de uma palavra para designá-los, no caso Tosco (tuscu).

Outra origem está relacionada a uma gíria lusitana (Bueno ,1986), toscar considerada não um adjetivo, mas um verbo. Seu significado é ver ou avistar ao longe, perceber, compreender. Conjugando no Presente do Indicativo.

Eu tosco
Tu toscas
Ele tosca
Nós toscamos
Vós toscais
Eles toscam


Assim Tosco pode resultar em algumas interpretações. Uma delas é relacionar este olhar romano sobre o desconhecido, fora dos padrões estabelecidos, ou seja, o mal acabado, o rude, malfeito, sobre a perspectiva dos romanos, pode na verdade abrir toda uma nova perspectiva de interpretações e propostas diferentes daquelas estabelecidas. Neste sentido também converge para o significado do verbo, o ver ao longe, avistar, perceber o compreender.

Este resumo sobre a origem da palavra Tosco mostra alguns nuances sobre o processo de atribuição de significações. Nascendo de um sentido pejorativo em um determinando contexto histórico a uma sociedade em detrimento de outra, até ser reinterpretado como um verbo em um sentido e contexto completamente diferente.

Referências

  • BUENO, Silveira. Dicionário de Língua Portuguesa. Brasília. 1974
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.