Totò

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Totò
Totò, 1918
Nome completo Antonio Vincenzo Stefano Clemente
Outros nomes Antonio de Curtis
Nascimento 15 de fevereiro de 1898
Nápoles,  Itália
Morte 15 de abril de 1967 (69 anos)
Roma, Itália
Ocupação ator
IMDb: (inglês)


Totò, hipocorístico e nome artístico de Antonio de Curtis, (Nápoles, 15 de fevereiro de 1898Roma, 15 de abril de 1967) foi um actor cômico italiano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu com o nome de Antonio Vincenzo Stefano Clemente, mas no pós-guerra, o tribunal de Nápoles lhe permitiu usar de vários títulos nobiliárquicos, devendo assim assinar Antonio Griffo Focas Flavio Ducas Comneno Porfirogenito Galiardi de Curtis di Bisanzio, com os títulos de altezza imperiale, conte Palatino, cavaliere del Sacro Romano impero, duca di Macedonia e d'Illiria, principe di Costantinopoli, di Cicilia e di Tessaglia, di Ponte di Moldavia, di Dardania, del Peloponneso, conte di Cipro e di Epiro, conte e duca di Drivasto e Durazzo. Estudos recentes, entretanto, feitos por giovanni Grimaldi e o Marquês Camillo de Curtis, revelam que não há fundamentos para a pretensa nobreza de Totò.

Apareceu em um filme pela primeira vez em 1937 (Fermo con le mani), e figurou em mais de 100 películas, muitos dos quais com suas tiradas incorporadas na fraseologia incorporada na língua italiana.

Dentre seus filmes mais famosos tem-se: Totò e le donne, Miseria e nobiltà, I soliti ignoti, I Ladri, Totò e Cleopatra e Uccellacci e uccellini.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Totò con Aldo Fabrizi in Guardie e ladri (1951)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

(seping)