Touriga Nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Touriga Nacional
Espécie: Vitis vinifera
Origem:  Portugal
Cultivo: Portugal
Austrália
Estados Unidos
Cor da uva: tinta

Vinicultura[editar | editar código-fonte]

Touriga Nacional é uma casta de uva tinta da família das Vitis Viniferas originária de Portugal.

Entre as tintas é a casta mais nobre de Portugal.[1] É a rainha das uvas portuguesas e que pelas suas qualidades para a vinificação, começa a ocupar cada vez mais espaço nas produções europeias, australianas e californianas. Em Portugal, é plantada desde o Douro até ao Alentejo, mas é na Região Demarcada do Dão que se revela em toda a sua plenitude.

O cacho, pequeno e alongado, possui bagos diminutos, arredondados, de tamanho não uniforme, com a epiderme negra-azul revestida de forte pruína; a polpa é rija, não corada, suculenta e de sabor peculiar.

Apresenta uma maturação média e a produção pode ser algo heterogénea. Normalmente apresenta volumes algo inferiores aos da casta Tinta Roriz/Aragonês e bastante inferiores às castas Jaen e Alfrocheiro, sendo estas as três castas a que normalmente é associada para a produção de vinhos multivarietais.

Quando usada numa percentagem conveniente, obtêm-se vinhos com bom teor alcoólico, com aromas intensos de elevada complexidade, especialmente a violeta, encorpados, com taninos nobres e susceptíveis de longo envelhecimento. Casa particularmente bem com pequenas quantidades de Alfrocheiro para obter um bouquet ainda mais fino e uma longevidade superior.

Referências

  1. VINES.ORG Encyclopedia (em Inglês). Visitado em 21/05/2009.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.