Touring Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Touring Club é uma rede internacional de apoio e prestação de serviços aos veículos auto-motores e ao turismo difundida em vários países, com mais de 250 membros. O Touring Club do Brasil foi fundado em 1923 e tem 27 títulos de órgão de utilidade pública.

Em 1934 o Itamaraty, órgão diplomático brasileiro, nomeou o Touring órgão oficial para fomento do turismo na América do Sul, sendo este o primeiro órgão oficial de Turismo do Brasil.

Os vários Touring participam também de atividades de apoio e incentivo ao esporte. Na cidade de São Paulo, o Touring já teve até um clube de futebol , o Touring Football Club, tendo disputado entre 1923 e 1927 o campeonato equivalente hoje, à terceira divisão do Campeonato Paulista. Equipes de ciclismo sempre foram muito difundidas entre os Touring da Europa.

O English Cyclist Touring Club foi o primeiro de todos, fundado em 1875 e em 1879 já contava com 25.000 associados. Em 1890, foi fundado o Touring Club da França, detentor da primeira Taça Olímpica em 1906, tendo o Touring Club italiano conquistado igualmente esta honraria em 1911.

Em vários países, a rede Touring edita Atlas, guias, livros e também é proprietária de hotéis, com acontece por exemplo, na Patagônia, além de emitirem Carteira Internacional de Habilitação, válida para direção de qualquer tipo de veículo, nos países signatários de convenções internacionais de trânsito .

A Sociedade de Propaganda de Portugal, também designada como Touring Club de Portugal, foi fundada em 28 de Fevereiro de 1906, com o objectivo de «promover, pela sua acção própria, pela intervenção junto dos poderes públicos e administrações locais, pela colaboração com este e com todas as forças vivas da nação, e pelas relações internacionais que possa estabelecer, o desenvolvimento intelectual, moral e material do país e, principalmente, esforçar-se por que ele seja visitado e amado por nacionais e estrangeiros». Sua inspiração directa foi o Touring Club de França.