Toutinegra-de-cabeça-preta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaToutinegra-de-cabeça-preta
Macho
Macho
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Sylviidae
Género: Curruca
Espécie: C. melanocephala
Nome binomial
Curruca melanocephala
Gmelin, 1789
Subespécies
  • C. melanocephala melanocephala
  • C. melanocephala momus
  • C. melanocephala leucogastra
  • C. melanocephala carmichaellowi
  • C. melanocephala norrisae
  • C. melanocephala pasiphae

A toutinegra-de-cabeça-preta (Curruca melanocephala) é um pássaro muito pequeno do género Curruca dentro da família sylviidae.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

O macho da toutinegra-de-cabeça-preta, à primeira vista, é muito semelhante ao da toutinegra-de-barrete-preto, mas podem distinguir-se dando atenção à área preta da cabeça. Nesta, a área preta estende-se até abaixo do olho, terminado aí numa linha nítida antes da garganta branca. A área preta desvanece gradualmente para trás, enquanto na toutinegra-de-barrete-preto, o barrete fica acima dos olhos, terminando todo ele numa linha nítida. O dorso e asas é cinzento, garganta e abdómen branco ou cinza muito claro. A cauda é muito escura, quase negra, raiada de cinza, notando-se as duas rectrizes externas brancas.

A fêmea apresenta uma plumagem de cor mais neutra e descolorida em relação ao macho. A cabeça cinza clara distingue-se ligeiramente do dorso e asas cinza acastanhado, não dando a impressão de ter um capuz como o macho. A garganta e abdómen são brancos. As rectrizes exteriores da cauda são acinzentadas mais claras, quase brancas.

Os juvenis e imaturos têm a plumagem em geral mais apagada que os adultos, mas os machos apresentam a cabeça mais escura, mesmo mais que as fêmeas adultas.

Esta toutinegra tem as patas castanhas rosadas. A íris dos olhos é castanha e tem um anel orbital vermelho ou rosa salmão nos adultos e de um tom rosado nos jovens. Tem cerca de 13 cm de comprimento.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Matagal mediterrânico espesso, com densa vegetação rasteira. Presente em outros tipos de matas, desde que exista vegetação rasteira. Comum também em jardins e em grupos de árvores próximo de vivendas, hortas e mesmo em áreas suburbanas. Deslocam-se entre arbustos baixos mas por vezes também em árvores. Raramente voa grandes distâncias, deslocando-se quase sempre entre os ramos baixos de arbustos em grande actividade.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

É essencialmente sedentária, ainda que realize alguns movimentos pós-nupciais ou invernais.

É uma espécie de distribuição circunmediterrânea que ocupa permanentemente o Norte de África, Canárias e todas as penínsulas e grandes ilhas do Mediterrâneo.

Nidifica em Portugal, ocupando de forma contínua quase todo o território a sul do rio Douro.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Encontra-se em geral solitária. Desloca-se em curtos voos. A sua voz é áspera porém agradável, intercalando um chilreio com uma melodia variável. Quando alarmada emite um tri-tri-tri-tri rápido e ameaçador, em tom baixo e rouco.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Curruca melanocephala
Cuculus canorus canorus em um ninho de Sylvia melanocephala - MHNT

Põe 3 ou 4 ovos com cor variável desde o tom rosado, branco esverdeado ou pardacentos, sempre com manchas de tons diversos. Faz duas posturas por ano, entre Março e Maio, num ninho em forma de taça em mato espesso, junto ao solo. A incubação dura cerca de 14 dias e as crias voam ao fim de 11 dias.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimenta-se fundamentalmente de insectos, com predilecção por ortópteros, hemípteros e larvas de lepidópteros, comendo também aranhas, entre outros. Ingere ainda diferentes tipos de frutas, desde figos, uvas, e diversos frutos silvestres, e ainda sementes de gramíneas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Sylvia melanocephala, Curruca melanocephala». Fauna Europaea (em inglês). Consultado em 11 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Toutinegra-de-cabeça-preta