Toyota (Aichi)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Câmara Municipal de Toyota

Toyota (豊田市; -shi) é uma cidade japonesa localizada na região de Mikawa, na província de Aichi.

Em 2003 a cidade tinha uma população estimada em 358 241 habitantes (incluindo cerca de 12 000 cidadãos estrangeiros) e uma densidade populacional de 1 234,85 h/km². Tem uma área total de 290,11 km².

Koromo, como se chamava antes, era uma das principais produtoras de seda do Japão. Foi particularmente próspera no Período Meiji e Taisho. Quando a procura de seda crua começou a declinar, a economia da cidade começou também a deteriorar-se. Essa conjuntura levou Kiichiro Toyoda, sobrinho de Eiji Toyoda, a procurar alternativas na manufactura têxtil em relação à produção automática de tecidos seguida tradicionalmente pela família. Esta renovação da empresa levou à criação da Toyota Motor Corporation.

A cidade mudou o seu nome para Toyota em 1959 tornando-se, um ano mais tarde, cidade gémea de outra sede da indústria automóvel: Detroit, no Michigan.

A cidade concentra uma expressiva quantidade de brasileiros residentes. O destaque fica por conta do bairro conhecido como Homi Danchi (保見団地), um conjunto residencial no qual residem, segundo estimativas, entre 3 e 4 mil brasileiros. O bairro conta com uma boa infraestrutura comercial voltada a comunidade verde-amarela, incluindo loja de produtos brasileiros, e mais recentemente, um shopping center voltado a comunidade brasileira local.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Toyota (Aichi)
Flag of Japan.svg   Este artigo é um esboço sobre Geografia da província de Aichi. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.