Totally Spies!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Três Espiãs Demais)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Future Icon.svg
Totally Spies! é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 27 de setembro de 2014.
Totally Spies!
As Espiãs! / As Espias! (PT)
Três Espiãs Demais (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Ação, Comédia, Adolescência, Drama
Duração 23 minutos
Criador(es) Vincent Chalvon-Demersay
David Michel
País de origem  França
 Canadá
Idioma original Francês
Inglês
Produção
Produtor(es) Vincent Chalvon-Demersay
David Michel
Elenco Claire Guyot - Sam
Fily Keita - Clover
Céline Mauge - Alex
Jean-Claude Donda - Jerry
Céline Mauge - Mandy
Tema de abertura "Here We Go" - Moobaby (1ª e 2ª temporada)Undecover 3 temporada até o momento
Exibição
Transmissão original 3 de novembro de 200119 de Junho de 2014
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 156[1] (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Os Incríveis Espiões
Próximo
Próximo

Totally Spies!, também conhecida no Brasil como Três Espiãs Demais e em Portugal como As Espiãs!/As Espias, é uma série de desenho animado francesa, focada no público adolescente, criada por David Michel e Vincent Chalvon-Demersay, e produzida pelo estúdio francês Marathon Production [2] (o mesmo de Martin Mystery e Team Galaxy). O programa gira em torno das adolescentes Sam, Clover, e Alex, que precisam dividir suas vidas comuns de adolescente com a espionagem secreta.

Em 2001, iniciou-se a produção do desenho, sendo que hoje possui seis temporadas, cada uma dividida em 26 episódios, somando um total de 156.[3] O estilo visual dos personagens tenta imitar as séries de animação japonesa, sendo considerado um Pseudo-anime.

No Brasil, a série estreou no dia 11 de Março de 2002 no canal Fox Kids juntamente com outras animações.[4] Na Rede Globo, a animação chegou a ficar entre os desenhos fixos da TV Globinho[5] , figurando entre os mais populares desenhos do programa, junto com Bob Esponja[6] e também sendo exibido pelo programa TV Xuxa.[7] Quando o Jetix foi anunciado, novos episódios estavam na lista das novidades para serem exibidas pelo canal, que chegou a exibir a terceira e quarta temporada do desenho. [8] O desenho ficou fixo na Tv Globinho, até o final do ano de 2009, como parte da programação da Rede Globo. [9]

No dia 22 de Julho de 2009, um filme de 90 minutos em 2D sob o título Totally Spies! Le Film (Três Espiãs Demais: O Filme, no Brasil), que conta a origem das espiãs, foi lançado no cinemas na França. No dia 30 de Novembro de 2011, o filme foi exibido pela primeira vez no Brasil pelo Cartoon Network[10] , sendo que foi lançado em DVD pela California Home Video no seguinte.[11]

No dia 2 de Novembro de 2011, a série começou a ser exibida no Cartoon Network no bloco "Girl Power".[12] O canal se tornou dono dos direitos do desenho na América Latina, inclusive da sexta temporada da série.[13]

A partir do dia 1 de Fevereiro de 2014, o canal Boomerang passou a exibir a série desde sua primeira temporada.[14]

No Brasil, a sexta temporada do desenho começou a ser exibida no dia 23 de Agosto de 2014 no canal Boomerang, enquanto em Portugal teve sua estreia no Canal Panda no dia 7 de Julho de 2014.

A série possui um spin-off, Os Incríveis Espiões [15] .

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio da série, "Uma Queda Por Músicos", apresenta as três protagonistas – Sam, Alex e Clover –, jovens de Beverly Hills, estudantes colegiais que, secretamente, vivem uma vida como agentes da WOOHP ("World Organization of Human Protection"; Organização Mundial de Proteção Humana, em português), uma agência de espionagem. Durante o decorrer da temporada, descobrimos as personalidades diferentes de cada personagem, como o fato de Alex ser extremamente desastrada, Clover apaixonada por moda e garotos, e Sam a "nerd" do grupo. A cada episódio, uma nova missão apresenta novos desafios para as personagens principais, que conseguem resolver seus problemas trabalhando juntas. Os relacionamentos amorosos das personagens também são demonstrados como sempre acabando em fracasso.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Na segunda temporada, que inicia com a segunda parte do último episódio da primeira, as espiãs tentam desvendar os truques do vilão Marco Lumière. No final do episódio, Alex, que havia sido sequestrada, é salva enquanto o vilão é preso. Em um dos episódios da temporada, as mães de Alex, Sam e Clover acabam sendo controladas pelo vilão Tim Scam (que já havia participado da série na temporada anterior). O vilão Sebastian Saga, primeiro vilão apresentado na série, também retorna nesta temporada em um episódio. A agência S.P.I., uma rival da WOOHP, acaba tomando todos os casos da empresa, mas no final acaba fechando suas portas.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

Na terceira temporada, vemos a maior mudança na personalidade das três personagens principais. Elas se tornam mais maduras, e mudam de suas casas individuais para viverem juntas. Esta temporada também apresenta a personagem G.L.A.D.I.S, uma robô que possui como foco principal auxiliar Jerry (mesmo que isso se mostre difícil, devido a personalidade forte da robô). Durante a temporada, as espiãs se mostram mais envolvidas com suas missões e mostram avanços significativos em suas vidas. Tanto as garotas, como seus amigos (e até mesmo a Mandy), se encontram como vítimas de vilões em diversos episódios. O último episódios desta temporada, "A Promoção do Mal ", mostra as meninas sendo promovidas a "Super Espiãs", sendo treinadas pelo irmão de Jerry, Terrence Lewis. Porém, ele se mostra ser na verdade um vilão, o qual deseja vingança sobre a WOOHP e Jerry. Em um episodio do desenho, "Circo dos Horrores", as meninas visitam o Brasil.

4ª temporada[editar | editar código-fonte]

Na quarta temporada, as espiãs estão no último ano do colegial. Os principais vilões das temporadas anteriores resolvem se unir para derrota-las. A temporada conclui com as mães das garotas, Gabi, Carmen e Stella, ajudando a salvar as filhas de Mandy e suas amigas, transformadas temporariamente em espiãs assassinas, e acabam também promovidas a espiãs oficiais da WOOHP.

5ª temporada[editar | editar código-fonte]

Na quinta temporada, as garotas finalmente terminam o colegial, e começam a estudar na Universidade de Malibu. Uma penthouse (cobertura) é construída pela WOOHP, para que as meninas possam viver juntas e continuar com seu trabalho como espiãs. Clover começa um romance com Blaine, que se torna seu primeiro namoro fixo. Também conhecemos Mindy, prima de Mandy, que se torna sua companheira de quarto na mesma universidade das garotas. No final da temporada, o mal é retirado da Terra, e as espiãs finalmente podem focar em suas vidas como estudantes universitárias.

6ª temporada[editar | editar código-fonte]

A sexta temporada foi ao ar primeiramente na Catalunha, pelo Canal Super3, no dia 15 de Junho de 2013. Na França, os últimos dois episódios da temporada foram exibidos como especiais nos dias 19 e 23 de Junho, respectivamente, sendo que no dia 4 de Setembro de 2013 o canal TF1 comecou a exibir os outros episódios da temporada.[16] [17] Na região francesa da Bélgica (Valônia) a estreia ocorreu no dia 28 de Agosto. Nos Países Baixos e no Flandres, a Nickelodeon começou a exibir a 6ª temporada no dia 29 de Agosto de 2013, enquanto na Alemanha, Suíça alemã, e Áustria, o canal passou a transmiti-la a partir do dia 31 de Agosto. Na Polônia, a estreia ocorreu no dia 6 de Outubro, seguida pela República Tcheca, Eslováquia, Hungria, e Romênia, onde os novos episódios começaram a serem exibidos a partir do dia 21 de Outubro de 2013, também pela Nickelodeon. Na Dinamarca, Noruega, e Suécia, o canal também passou a exibir a 6ª temporada no último semestre do ano. Em Portugal, o Canal Panda começou a exibir a 6º temporada no dia 7 de Julho de 2014[18] [19] . No Brasil e na América Latina, o canal Boomerang começou a exibi-la no dia 23 de Agosto de 2014. [20]

Personagens[editar | editar código-fonte]

As Espiãs[editar | editar código-fonte]

As personagens principais da série, Sam – Samantha Simpson –, Alex – Alexandra – e Clover – Clover Ewing, têm catorze anos de idade, na primeira temporada, e são estudantes do primeiro ano do ensino médio na escola Beverly Hills High School. Elas já nasceram com as habilidades de espiãs, mais inicialmente, não se conheciam, virando amigas graças a espionagem. Cada uma tinha certa fama: Sam era conhecida como a mais inteligente do colégio, Clover como a que mais entende de moda, e Alex, como a maior esportista. [21]

Cada uma delas tem uma cor diferente para seu uniforme de espiã: Sam usa verde, Clover usa vermelho e Alex usa amarelo. Neste sentido, a série se baseia no gênero Super Sentai, pois Clover usa vermelho e é sempre vista no centro das fotos publicitarias, algo que foi criado pelo gênero japonês. Antes de se tornarem espiãs, elas viviam suas vidas como adolescentes comuns, mais depois disso, suas vidas mudaram radicalmente. Sam é ruiva e Clover, loira, Alex tem cabelos pretos – e seu cabelo é o mais curto entre as três. Seus traços de personalidade são: Clover é a líder e a fanática por moda, adora garotos e shopping; Sam é calma, gentil,inteligente e estratégica; Alex é engraçada, esportiva e alegre. Embora sejam parecidas em alguns sentidos, suas diferenças de personalidade muitas vezes atrapalharam sua amizade, principalmente em relação a Clover.

Todo time precisa de alguém "mais pé no chão" para não cair em qualquer cilada. Sam faz esse papel fundamental no trio, é a mais intelectual, racional e lógica. Quando as espiãs entram numa fria, a ruiva é quem toma as decisões mais práticas. Alex às vezes se dá mal por ser ingênua e a mais inexperiente das espiãs. Mas a garota não é tão boba quanto parece. Ela confia muito em si mesma e nas companheiras, que são suas melhores amigas. A loirinha é a espiã mais popular. Ela gosta mesmo é de curtir as coisas boas da vida: fazer compras e namorar. Sempre pronta para entrar em ação, ela é a mais ágil, forte e impulsiva das três. [22]

Personagens auxiliares[editar | editar código-fonte]

A série também é composta por Jerry Lewis, o presidente da WOOHP e o responsável por mandar as meninas nas missões. A garota Mandy, que é a principal vilã de Clover na escola, com suas amigas Caitlin e Dominique, e posteriormente, sua prima Mindy. As mães das personagens principais: Stella, mãe de Clover, Gabby, mãe de Sam e Carmen, mãe de Alex, mais tarde nomeadas espiãs da WOOHP. Os espiões Dean e Britney, que fazem aparições ocasionais na série. Além de David, um garoto por quem as três espiãs são apaixonadas e Arnold Jackson, um garoto nerd da escola das meninas.

Vilões[editar | editar código-fonte]

Para as três primeiras temporadas, os vilões de destaque na série eram geralmente personagens utilizados para um único episódio. A maioria deles pretende se opor ao mundo, porque eles sofreram alguma grande decepção (como ser constantemente rejeitado por homens ou mulheres) ou trauma. Apenas alguns poucos vilões já fizeram uma segunda aparição, sempre tentando se vingar das meninas por frustrarem seus planos originais.

No final da terceira temporada, um verdadeiro arqui-inimigo se formou, seu nome é Terry Lewis, irmão gêmeo do mal de Jerry. Terence era para ser o vilão final da série, sendo o principal antagonista do episódio de três partes "Promoção do Mal", originalmente concebido como o final da série. Quando o show foi renovado para uma quarta temporada, Terence foi trazido de volta e deu um importante papel como o principal inimigo das meninas. Ele forma uma organização de vilões chamada LAMOS, composta de vilões recorrentes da série, a fim de combater as espiãs. Também na 4ª temporada, Mandy, que é rival do time da escola com suas amigas Caitlin e Dominique se tornaram vilãs depois de tomarem um banho com uma substância anti-espiões.

Produção[editar | editar código-fonte]

Totally Spies! A única coisa que nos surpreendeu foi a divisão de audiência, entre o público masculino e feminino: no Brasil e na Itália, temos cerca de 50% dos meninos como público e 50% das meninas, enquanto todo mundo estava prevendo que o show iria arrecadar uma pequena quantidade de fãs masculinos Totally Spies!

 — David Michel sobre o público de Totally Spies!

Em abril de 2001, a Marathon Production anunciou que estaria trabalhando com Totally Spies!, uma série animada com um plano global para merchandising de produtos infantis, focados no público feminino, e um lançamento de um grupo musical que seria baseado nas personagens principais do show. Um painel de juízes (incluindo um treinador vocal, um coreógrafo e um estilista) selecionaram os 20 melhores vídeos mandados por jovens francesas e no dia 1 março, o grupo vencedor foi anunciado e lançou seu primeiro single, com o nome da série –’Totally Spies’– no dia 25 de março através da gravadora EMI. A banda estava programa para começar a fazer shows, incluindo as aberturas dos shows da boy band Westlife. O plano era promover as garotas como uma banda de verdade e criar um álbum para a mesma. As integrantes da banda seriam muito parecidas com as personagens principais do desenho, usando as mesmas roupas, cabelo e até mesmo os mesmos nomes. [23]

A idéia foi cancelada posteriormente e a série foi anunciada para estrear o verão de 2001, junto com Sorriso Metálico, no canal Fox Family. [24] A produção e criação da série ficou por conta de Vincent Chalvon-Demersay e David Michel, que trabalharam juntos para toda a série. [25]

A série foi adquirida posteriormente pela Fox Kids Europa para exibição em todo continente europeu e também para licenciamento de produtos. Finalmente foi anunciado que a série iria estrear no outono de 2001 nos Estados Unidos e na primavera de 2002 na Europa. [26] O show também foi anunciado na MIPCOM de 2001 como parte dos produtos da Marathon Production para venda mundial, com a presença de Vincent Chalvon-Demersay para fechar os negócios. [27] Neste evento, a série foi vendida para Alemanha, Itália, Grã-Bretanha e França, sendo reconhecida internacionalmente como a primeira série francesa vendida diretamente para os Estados Unidos. [28]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episodios Canadá Brasil
Começo Final Começo Final
1 26 3 de Novembro, 2001 15 de Junho, 2002 11 de Março, 2002  ?
2 26 8 de Agosto, 2003 19 de Setembro, 2004  ?  ?
3 26 3 de Outubro, 2004 31 de Julho, 2005  ?  ?
4 26 3 de Abril, 2006 8 de Março, 2007 1 de Janeiro, 2007 6 de Fevereiro, 2007
5 26 26 de Abril, 2010 1 de Junho, 2010 8 de Dezembro, 2008 7 de Janeiro, 2008
6 26 7 de Setembro, 2014 TBA 23 de Agosto, 2014 1 de Setembro, 2014

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]

Elenco original[editar | editar código-fonte]

O show contém uma grande quantidade de vozes conhecidas por dublarem animações em geral. A atriz Katie Leigh é a voz original da personagem Alex, ela é conhecida por dublar a voz do Pequeno Príncipe na animação japonesa As Aventuras do Pequeno Príncipe. Mais tarde, na terceira temporada, ela foi substituída por Katie Griffin, que é a voz da Sailor Mars em Sailor Moon e da Nina Harper em Sorriso Metálico. A atriz Jennifer Hale é a voz da Sam e da Mandy, mais também é muito conhecida por ser a voz atual de duas princesas da Disney: Cinderela e Aurora. A atriz Andrea Baker é a voz da Clover e fez a voz de Mary Jane Watson no jogo Ultimate Spider-Man. O ator Jess Harnell foi a primeira voz de Jerry, para as duas primeiras temporadas, e é muito conhecido por ser a voz do Wakko na animação Animaniacs. Ele foi substituído por Adrian Truss, a atual voz de Jerry. Embora a série seja feita na França, ela foi inicialmente exibida nos Estados Unidos, fazendo com que os dubladores americanos sejam considerados como os originais.

Elenco brasileiro[editar | editar código-fonte]

Entre a primeira e a quinta temporada do desenho, Rita Almeida foi a voz de Sam no Brasil, sendo que também dublou personagens como a graciosa Mino em Cavaleiros do Zodiaco a segunda voz de Naru Osaka "Molly Osaka na versão brasileira" e posteriormente Sailor Pluto em Sailor Moon, Dill em Rugrats, os Anjinhos e Rugrats Crescidos, assim como outros personagens menores em animes. Adriana Pissardini foi a voz da Clover, e é conhecida por dublar Profª. Kaho Mizuki em Sakura CardCaptors as vilãs Calaveras e Kaolinite em Sailor Moon nas fases R e S e a Feiticeira Escarlate em Os Vingadores. A personagem Alex foi dublada no Brasil por Melissa Garcia, a voz da Sailor Mercury em Sailor Moon a partir da fase R,[29] da Videl em Dragon Ball Z e também é a voz padrão do canal Boomerang. Luiz Laffey foi o dublador de Jerry Lewis no Brasil, mas também dublou o Androide 16 em Dragon Ball Z e fez diversos personagens em animações como Cavaleiros do Zodíaco e Hunter X Hunter.

A partir da 6ª temporada, a série começou a ser dublada no Rio de Janeiro, tendo o seu elenco de dubladores totalmente trocado.

Personagem  Brasil 1-5ª temporada (SP)  Brasil 6ª temporada (RJ)
Sam Rita Almeida Luisa Palomanes
Clover Adriana Pissardini Adriana Torres
Alex Melissa Garcia Erika Menezes
Jerry Luiz Laffey Eduardo Ribeiro
Mandy Rosely Gonçalves Ana Elena Bittencourt

Mídia[editar | editar código-fonte]

Produtos[editar | editar código-fonte]

Mundo afora, já foram lançados DVDs, fitas VHS, bonecas, brindes do McLanche Feliz, histórias em quadrinhos, assim como vários outros produtos da série. Devido a grande popularidade do desenho na França, revistas com as quatro primeiras temporadas (26 DVDs no total) foram distribuídas em bancas de jornais pelo país. Também, a primeira temporada está disponível em 7 volumes, que podem ser encontrados em lojas e livrarias. Na Itália, onde a série também é popular, a Mondo TV lançou a primeira temporada completa em 6 DVDs, com áudio em Italiano e Inglês.

No Brasil, já foram lançados livros, álbuns de figurinhas, materiais escolares, brindes do McLanche Feliz, assim como outros produtos do desenho. A distribuidora Ocean Pictures lançou anteriormente os primeiros 15 episódios da terceira temporada em 5 volumes.

Em 2008, o Grupo Pão de Açúcar lançou um ovo de páscoa com a marca do desenho.[30] No mesmo ano, um álbum de figurinhas foi distribuido pela Deomar Editora por todo o Brasil. [31] Em 2011, a Editora Alto Astral lançou duas edições de revista de figurinhas das Três Espiãs Demais! .[32] Também, a a Editora Fundamento tinha previamente lançado livros do desenho no país.

Um box-set contendo a segunda temporada completa da série foi lançado em 2006 no Canadá. Em Portugal, 3 DVDs com os 13 primeiros episódios da primeira temporada foram previamente distribuidos. Já nos Estados Unidos e no Reino Unido, os primeiros 12 episódios do desenho foram lançados em três volumes.

No primeiro semestre de 2012, Três Espiãs Demais: O Filme (Totally Spies! Le Film) foi lançado em DVD no Brasil, distribuido pela California Filmes.[33] Nos Estados Unidos e no Canadá, as três primeiras temporadas completas do desenho foram lançadas em DVD no dia 8 de Outubro de 2013, pela distribuidora New Video Group[34] . Na Alemanha, a Justbridge Entertainment Germany/FM Kids lançou a terceira temporada completa no dia 16 de Agosto de 2013[35] [36] , enquanto no dia 14 de Fevereiro de 2014, a quarta temporada foi lançada em DVD[37] [38] .

Vídeo games[editar | editar código-fonte]

A série Totally Spies foi inicialmente seguida com dois jogos de vídeo game intitulados Totally Spies! e Totally Spies! 2: Undercover. Ambos foram desenvolvidos pela Mistic Software e publicados pela Atari para o Game Boy Advanced e para Nintendo DS. [39] [40] As pontuações do jogo pela IGN foi de 4.0/10 no geral. Totally Spies! 3: Secret Agents foi recentemente lançado na Europa e na Austrália para Nintendo DS [41] , Totally Spies! Totally Party foi lançado na América do Norte, Europa e Austrália para o PlayStation 2, Wii e PC. [42] [43] Há também um jogo no Facebook chamado Totally Spies! Fashion Agent, que recebe mais de 300.000 usuários por mês, principalmente da França. [44]

Totally Spies: Live at the Ayala Malls[editar | editar código-fonte]

Totally Spies: Live at the Ayala Malls foi uma apresentação ao vivo, com atrizes interpretando Sam, Alex e Clover na rede de shoppings Ayala Malls nas Filipinas. O show se iniciava com Clover tentando convenser suas duas melhores amigas, Sam e Alex, a entrarem para um tipo de competição entre líderes de torcida, mesmo que com muito desgosto das amigas, que afinal, acabam aceitando. Desconhecido inicialmente pelas espiãs, uma mulher chamada Candy Sweet, usando roupas pretas planeja atrapalhar os ensaios das meninas, fazendo com que elas se esqueçam da coreografia. Assim que elas descobrem que a vilã fugiu da prisão, pensam em uma forma de captura-la, junto com Jerry. Bolando um plano, as espiãs conseguem deter a vilã, e ainda participam da batalha entre líderes de torcida. No final, as meninas posavam para fotos com os fãs. [45] As apresentações aconteceram em 2008, ao todo, em 5 locais diferentes. [46]

Spin-off[editar | editar código-fonte]

Em 2009 foi anunciado que a série ganharia um spin-off, nomeado como The Amazing Spiez! (Os Incríveis Espiões! no Brasil). Ele estreou no dia 1 de Abril de 2009 pela TF1. [47] O show conta a história de Tony, Mark, Megan e Lee Clark, irmãos que se tornam espiões internacionais da WOOHP (Organização Mundial de Proteção Humana), comandados por Jerry. [48] No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo, no seu programa matinal, TV Globinho. [49]

Filme[editar | editar código-fonte]

Totally Spies! Le Film foi um filme lançado em 22 de julho de 2009 nas salas de cinema da França. O filme arrecadou 571,695 dólares no primeiro fim de semana, classificando ele no número #9 na bilheteria francesa com a média de $2.102 por cinema. [50] Ele vendeu 196.514, 89.106 dólares e 29.083 dólares americanos, no segundo, terceiro e quarto fim de semana, sendo o total bruto de $ 1186742. O filme conta o ínicio da história apresentada na série de TV, com Sam, Alex e Clover chegando em Bervely Hills, como adolescentes. [51]

No Brasil, o filme foi lançado em DVD no dia 17 de Abril de 2012 pela California Filmes. [52] Ele fez sua estréia na televisão paga no dia 23 de Novembro de 2011 pelo Cartoon Network, juntamente com a série de televisão. [53] Na Rede Globo, o filme foi exibido no dia 14 de Setembro de 2013, como parte da edição de sábado da TV Globinho. [54]

Referências

  1. Zodiak Kids Secures Raft of Sales Deals in Latin American and Spain (em francês) Zodiak Kids (23 de janeiro de 2012). Página visitada em 12 de março de 2012.
  2. Totally Spies! (TV Series 2001–2012) (em inglês) IMDb. Página visitada em 23 de Dezembro de 2012.
  3. Totally Spies! (em inglês) Zodiak Rights. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  4. Fox Kids estréia Três Espiãs Demais nesta segunda (em português) Babado (10 de Março de 2002). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  5. Lobão, David Denis (17 de Setembro de 2007). Rede Globo estréia “Sonic X” na “TV Globinho” (em português) ohaYO!. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  6. Três Espiãs Demais e Bob Esponja são favoritos entre a turma da TV Globinho (em português) Rede Globo (29 de Junho de 2009). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  7. TV Xuxa estréia novidades em Abril, nas manhãs da Globo (em português) Área Vip (23 de Março de 2007). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  8. Basso, Estefânia (27 de Julho de 2004). Jetix é o novo nome do canal Fox Kids (em português) PORTAL DA PROPAGANDA. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  9. TV Globinho: Desenhos animados para as crianças toda manhã na Rede Globo (em português) Rede Globo (7 de Dezembro de 2009). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  10. Souza, Lucas (23 de Novembro de 2011). Cartoon Network estreia Três Espiãs Demais: O Filme nesta quarta (em português) ANMTV. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  11. Filme do desenho Três Espiãs Demais chega em DVD (em português) Animation Info. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  12. Souza, Lucas (27 de setembro de 2011). Três Espiãs Demais: série e filme estreiam em novembro no Cartoon Network (em português) ANMTV. Página visitada em 12 de março de 2012.
  13. Ferreras, Iñaki (26 de Janeiro de 2012). Zodiak Kids signs agreements in Spain and Latin America (em inglês) Rapid TV News. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  14. [http://www.anmtv.xpg.com.br/boomerang-tres-espias-demais-e-as-meninas-superpoderosas/ "Fevereiro no Boomerang: Três Espiãs Demais e As Meninas Superpoderosas "] (em inglês) ANMTV (5 de Janeiro de 2014). Página visitada em 7 de Janeiro de 2014.
  15. "Marathon Media announces the global launch of its brand new spy comedy series "THE AMAZING SPIEZ" (em inglês) Zodiak (10 de Agosto de 2008). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  16. Marathon Media. [1].
  17. Marathon Media. [2].
  18. Canal Panda (3 de Julho de 2014). [3] Facebook. Página visitada em 10 de Julho de 2014.
  19. Canal Panda (7 de Julho de 2014). [4]. Página visitada em 10 de Julho de 2014.
  20. [5] (25 de Agosto de 2014). Página visitada em 30 de Agosto de 2014.
  21. Totally Spies em Angelotti (em português) Angelotti Licensing. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  22. Elas são demais! (em português) Todateen. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  23. Burgess, Amanda (1 de Abril de 2002). Marathon totally spies global music and merch potential in its tween girl toon (em inglês) Kidscreen. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  24. Haman, Andrea (1 de Março de 2002). Cable keeps up growth for kids upfront (em inglês) Kidscreen. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  25. Interview With David Michel (em inglês) Totally Spies. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  26. Fox Kids Europe Acquires Merchandising Rights To Totally Spies (em inglês) Jetix Europe (19 de Julho de 2001). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  27. STAFF, VARIETY (30 de Setembro de 2001). Market panels (em inglês) Variety. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  28. Masters, Charles (2 de Outubro de 2001). Fox Family buying French 'Spies' (em inglês) HighBeam Business. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  29. Henshin, Redação (20 de Julho de 2005). Melissa Garcia - a dubladora do momento (em português) HENSHIN!. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  30. O pulo do coelho (em português) Espaço Palavra Editora e Arte. Página visitada em 7 de março de 2013.
  31. [6]
  32. Três Espiãs Demais – Editora Alto Astral lança 2ª edição! (em português) Angelotti Licensing (25 de maio de 2011). Página visitada em 8 de março de 2013.
  33. Filme do desenho Três Espiãs Demais chega em DVD (em português) InfoAnimation. Página visitada em 17 de junho de 2014.
  34. New Video Group / Cinedigm / Flatiron Film Company. [7].
  35. Justbridge Entertainment Germany/FM Kids. [8].
  36. Justbridge Entertainment Germany/FM Kids. [9].
  37. Justbridge Entertainment Germany/FM Kids. [10] Justbridge Entertainment Germany/FM Kids.
  38. Justbridge Entertainment Germany/FM Kids. [11] Justbridge Entertainment Germany/FM Kids.
  39. Totally Spies! (vídeo game) (em inglês) GameSpot (9 de Novembro de 2005). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  40. M. Thomas, Lucas (18 de Janeiro de 2007). Totally Spies! 2: Undercover Review (em inglês) IGN. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  41. Test de Totally Spies! 3 : Agents Secrets sur Nintendo DS (em francês) JeuxVideo. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  42. Totally Spies! Totally Party (em inglês) IGN (24 de Março de 2009). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  43. Minds, Brighter. Totally Spies! Totally Party!: Video Games (em inglês) Amazon.com. Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  44. Marathon creates Totally Spies! Facebook game (em inglês) Rapid TV News (15 de Abril de 2010). Página visitada em 24 de Dezembro de 2012.
  45. Totally Spies Meet and Greet 2008 at the Ayala Malls Philippines (em inglês) TheBachelorGirl (11 de março de 2008). Página visitada em 8 de março de 2013.
  46. TOTALLY SPIES! Live at the Ayala Malls (em inglês) Ayala Land. Página visitada em 8 de março de 2013.
  47. TFOU : Un programme spécial vacances de Pâques sur TF1 (em francês) PREMIERE (25 de março de 2009). Página visitada em 17 de junho de 2014.
  48. ANMTV – Mix News (em português) ANMTV (24 de junho de 2009). Página visitada em 17 de junho de 2014.
  49. Os Incríveis Espiões: Segunda temporada adquirida pela Globo (em português) ANMTV (1 de agosto de 2010). Página visitada em 17 de junho de 2014.
  50. France Box Office (em inglês) Box Office Mojo (22 de julho de 2014). Página visitada em 17 de junho de 2014.
  51. Totally Spies ! Le film (em francês) ALLOCINE. Página visitada em 17 de junho de 2014.
  52. Filme do desenho Três Espiãs Demais chega em DVD (em português) InfoAnimation. Página visitada em 17 de junho de 2014.
  53. Souza, Lucas (27 de setembro de 2011). Três Espiãs Demais: série e filme estreiam em novembro no Cartoon Network (em português) ANMTV. Página visitada em 17 de junho de 2014.
  54. TV Globinho: divirta-se neste sábado com 'Três Espiãs Demais - O Filme' (em português) Rede Globo (10 de setembro de 2013). Página visitada em 17 de junho de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]