Três Marias (grupo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Três Marias (desambiguação).
As Três Marias
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, RJ
País Brasil Brasil
Gênero(s) MPB
Período em atividade 1942-1957
Gravadora(s) Victor
Odeon
Star
Carnaval
Integrantes Consuelo Sierra
Hedinar Martins
Maria Tereza
Ex-integrantes Marília Batista
Salomé Cotelli
Bidu Reis
Carmen Déa
Nilza de Oliveira

As Três Marias foi um grupo vocal feminino brasileiro proeminente nos anos 40, época em que acompanharam muitos artistas no disco e no rádio.

Idealizado por José Mauro, então diretor artístico da Rádio Nacional em 1942, era formado primeiramente por Bidu Reis, Marília Batista e Salomé Cotelli. Nesse ano, fizeram a primeira gravação, na Victor, acompanhando Linda Batista nos sambas Bom dia (Aldo Cabral e Herivelto Martins) e Aula de música (Haroldo Barbosa e Herivelto Martins).

Em 1943, acompanhadas de Zacarias e Orquestra, gravaram a batucada Cai, cai (Roberto Martins) e o samba Morena boca de ouro (Ary Barroso), nesta, junto de Nilo Sérgio, em disco Victor. E gravaram junto de Francisco Alves os foxtrotes Quantas são (Jingle, jingle, jingle, de Joseph Lilley e Frank Loesser) e Céu cor-de-rosa (Indian summer, de Al Dubin e Victor Herbert), ambos versões de Haroldo Barbosa, lnçados em disco Odeon. Participaram do filme É proibido sonhar, de José Carlos Burle.

Junto delas, Albertinho Fortuna gravou seu primeiro disco, na Victor, com o samba Ai, que saudades da Amélia! (Ataulfo Alves e Mário Lago), em 1944. No ano seguinte, Bidu Reis e Marília Batista se desligaram do grupo, sendo substituídas por Consuelo Sierra e Hedinar Martins, esta última irmã de Herivelto Martins. Bidu voltou ao grupo dois anos depois, no lugar de Consuelo. O trio foi reformulado novamente em 1950, agora composto de Hedinar, Nilza de Oliveira e Carmen Déa e, em 1953, as duas últimas foram substituídas por Consuelo Sierra e Maria Tereza.

Embora bastante prestigiado por Paulo Tapajós, então diretor artístico da Rádio Nacional, o grupo se desfez em 1957.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]