Trójmiasto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Núcleo Urbano de Trójmiasto
Miejskie Rdzeń Trójmieście
Lema: 'Ver cidades'
Voivodia Pomerânia (Województwo pomorskie)
Powiat Ver texto
Área 414.81 km²
População (31.12.2010) 742.432 habitantes
Densidade 1.789,8 hab/km²
Código telefônico (+48) 058
Matrículas de automóveis GA, GD, GSP
Localização
Localização de Núcleo Urbano de Trójmiasto na Polónia 54° 26' N 18° 33' E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Trójmiasto é um núcleo urbano da Polónia, localizado na voivodia da Pomerânia. Abrange a área urbana dos municípios de Gdańsk, Gdynia e Sopot. Estende-se por uma área de 414,81 km², com 742.432 habitantes, segundo as estimativas de 2011, com uma densidade 1.749,8 hab/km². É banhado ao norte pelo Mar Báltico.[1]

É a 4ª maior aglomeração urbana em torno do Mar Báltico. Possui mais de 15 quilômetros de praias, bem como o 3° maior porto da Europa, o Porto de Gdańsk.

A cidade de Sopot possui um porto de médio porte, e um sistema de transportes bem estruturado, é um importante centro cultural da Polónia, e possui apenas 38.500 habitantes, o que faz com que a cidade seja conhecida como: "A menor entre as grandes cidades", até mesmo por possui maior desenvolvimento em comparação a vários outros municípios da mesma faixa populacional (30.000 a 60.000 habitantes).

O nome "Trójmiasto" vem da junção da área urbana das cidades de Gdańsk, Gdynia e Sopot, por isso o nome Trójmiasto, em português "Três cidades".

Perante à divisão política cada município tem seu próprio condado, por exemplo, Gdańsk pertence ao Condado de Gdańsk. As três cidades tem status de Powiat[1] (área urbana).

Trójmiasto é conhecido por receber anualmente vários eventos esportivos e culturais, como o Festival de música de Sopot, e competições esportivas como a Liga Mundial de Vôlei na qual foi disputada em Gdansk-Sopot em 2011.[1]

Gdańsk vai receber a Eurocopa UEFA 2012, portanto foi construído a PGE Arena Gdańsk, com capacidade para 43.608 torcedores, no qual foi investido 176 milhões de Euros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Motława, em Gdańsk
Fonte de Netuno, uma das principais atrações turísticas de Gdańsk
Bazylika Mariacka, em Gdańsk

Referências

  1. a b c Trójmiasto.pl Informações históricas e geográficas sobre Trójmiasto Site governamental de Trójmiasto (04 de maio de 2010). Visitado em 30 de abril de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Trójmiasto
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.