Traça-das-paredes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTraça-das-Paredes
Phereoeca uterella.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Tineidae
Género: Phereoeca
Espécie: P. uterella
Nome binomial
Phereoeca uterella

A traça-das-paredes (Phereoeca uterella) é uma pequena mariposa da família dos tineídeos, cosmopolita.

As larvas desta espécie são frequentemente encontradas subindo as paredes das casas (ou atrás de móveis, e mesmo se movendo em superfícies planas) dentro de um pequeno casulo achatado, geralmente marrom, e de forma losangonal, com uma abertura em cada extremidade – por onde a larva (lagarta) aparece. A larva se alimenta de pelos (incluindo a de roupas), penas, couro, fragmentos de pele morta, cabelos e papel, além de algumas fibras sintéticas, preferivelmente com algum grau de umidade. Elas procuram locais com água e terminam se afogando.

É muito confundida com a traça-das-roupas (Tinea pellionella, cuja larva também vive num casulo, e Tineola bisselliella) e também com a traça-dos-livros ou traça-prateada (Lepisma saccharina), conhecida em inglês como silverfish.

As mariposas adultas medem em torno dos 1,5 cm de comprimento e, ao contrário de outras mariposas, não são atraídas pela luz.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre lepidópteros, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.