Trado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O trado é um instrumento de aço de grande espessura em forma de espiral, que possui a extremidade inferior pontiaguda. Ao girar, o trado consegue perfurar madeira e terra, entre outras coisas.

Trado na geologia de mina - Fonte loctrado
Um trado mecanizado
Trado, 1849

O trado ajuda na identificação do solo que deseja ser construído. Existem dois tipos de trados: trado manual, que é feito por uma pessoa através de um objeto, de formato espiral, que perfura o solo. O outro é o trado mecânico, que é feito por uma máquina. Nela tem uma "broca" que perfura o solo.

Este estudo serve para identificar o solo em que está se trabalhando para facilitar a execução da edificação.

O estudo é feito acima do nível-do-mar. O processo executivo consiste na perfuração do solo, tirando amostras a cada metro escavado. A cada 6 rotações do trado, tem que retirar o que ficou no objeto.

As brocas aplicadas com o trado mecânico tem evoluído muito nos últimos anos, aumentando significativamente o poder de perfuração, atualmente as "broca" são fabricadas com aço temperado e widias, permitindo assim um maior poder de penetração em solos compactos e rochas. Com ampla aplicação na geologia, geotecnia, meio ambiente e fundações leves.

SONDAGEM A TRADO PARA COLETA DE AMOSTRAS GEOTÉCNICAS, GEOTECNIA DE ESTRADAS DER-MG

Os principais motivos do impenetrável a trado manual em horizonte não rochoso foram:

- Alteração de Rocha / Saibro muito duro / Pedregulho / *Argila muito dura / *Silte muito compacto.

*Observações: Nos casos de argila muito dura e silte muito compacto, o impenetrável se deu pelo tipo de ferramenta e suas limitações. Produzimos Alavancas de 2,80m, de maneira que obtivemos impenetráveis próximo a este limite. Ao tentar avançar com as prospecções com o trado concha/cavadeira, devido ao material muito seco/duro/fino e sem coesão, para os poucos centímetros de avanço não houve recuperação do material. Ao adicionar água não houve sucesso pois uma fina camada de lama também não foi recuperada. Ao saturar o solo e deixar em repouso por 24 horas não conseguimos recuperar mais de 20cm, dando novamente o impenetrável a trado.

1ª - Alternativa:

Execução do furo no “espelho” do talude de corte

Desvantagem: O furo não será realizado na vertical conforme posicionado no plano de sondagem, ficando o maciço a ser escavado sem ser estudado da melhor maneira, podendo ocorrer surpresas durante a execução da obra.

2ª – Alternativa:

Executar sondagem SPT até a profundidade prevista no plano de sondagem.

Amostra de arenito - Fonte Loctrado

Desvantagens: Maior custo para geotecnia. Coleta insuficiente de amostras para realização de ensaios completos. Dificuldade de execução devido à necessidade escavar uma plataforma no talude para uma praça mínima de trabalho e operação do equipamento. A coleta de amostra da última profundidade do furo para determinação da umidade natural não pode ser realizada pois não representará a realidade devido à água utilizada no processo de lavagem.

3ª – Alternativa:

Executar sondagens a Trado Mecânico.

Vantagens: Avanço com sucesso nas prospecções em Argilas muito duras, Siltes muito Compactos, Saibros, Alterações de Rocha e certos pedregulhos. Classificação com segurança das categorias dos materiais a serem escavados.

Desvantagens: Maior custo para a geotecnia (porém menor que o SPT).

Conclusões/Considerações

Consideramos a 3ª Alternativa a melhor, pois atende as necessidades técnicas dos projetos de terraplenagem, pavimentação e drenagem e os acréscimos de custos para os serviços de consultoria são irrelevantes face à viabilidade de suprir os serviços de Fiscalização com elementos técnicos que garantam medições justas e adequadas.

Amostra de canga de minério de ferro - Fonte Loctrado


Amostra de Verdete metasiltito - Fonte Loctrado

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.