Training Day

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Training Day
Dia de Treino (PT)
Dia de Treinamento (BR)
 Estados Unidos
2001 • cor • 122 min 
Direção Antoine Fuqua
Produção Bruce Berman
Davis Guggenheim
Roteiro David Ayer
Elenco Denzel Washington
Ethan Hawke
Género Policial
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Training Day (no Brasil: Dia de Treinamento; em Portugal: Dia de Treino) é um filme policial americano de 2001, dirigido por Antoine Fuqua, e protagonizado por Denzel Washington e Ethan Hawke.

O filme conta a história de um policial novato que entra no departamento de narcóticos da polícia de Los Angeles, e passa a ter como parceiro um policial veterano corrupto. Com roteiro de David Ayer.

Training Day conta também no seu elenco com os atores Scott Glenn, Tom Berenger, Harris Yulin, Raymond J. Barry, Terry Crews e Eva Mendes, além da partipação dos cantores Dr. Dre, Snoop Dogg e Macy Gray. O orçamento de Training Day foi de 45 milhões de dólares.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme segue um único dia na vida de um jovem policial do departamento de narcóticos da polícia de Los Angeles, chamado Jake Hoyt.

O sonho de Jake Hoyt era entrar na equipe de narcóticos da polícia local. Mas, quando ele finalmente consegue este posto, recebe como oficial de treinamento e parceiro Alonzo Harris, um policial veterano e corrupto. Sua metodologia de trabalho é questionada por se manter num limite no qual se confundem legalidade e corrupção. Seu otimismo já foi desgastado pela rotina nas ruas: lutar contra o crime de acordo com o regulamento pode matá-lo e, para cumprir o serviço, Alonzo e seus colegas precisam infringir a mesma lei que eles têm o poder de impor. Com o passar do dia, o jovem policial é exposto à corrupção existente, é obrigado a usar PCP e é ainda acusado de assassinato.

Todos estes acontecimentos são orquestrados por Alonzo, a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro até a meia-noite.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Antoine Fuqua quis mostrar em Training Day um retrato realista da guerra que acontece dentro dos bairros de Los Angeles, e mostrar como podem ser altos os saldos dessa batalha. De acordo com Fuqua no comentário do lançamento do DVD do filme, os atores e a equipe de filmagem acabaram recebendo uma calorosa recepção dos residentes locais. Quando Fuqua não conseguiu filmar uma cena diretamente no local, ele recriou esses locais em sets.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Denzel Washington ganhou o Oscar de melhor ator. Ethan Hawke foi nomeado para o Oscar de melhor ator coadjuvante.

Denzel Washington recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de melhor ator - drama, e também foi indicado ao MTV Movie Awards, na categoria de melhor vilão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]