Trainz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Trainz
Desenvolvedora Auran/N3V Games
Publicadora(s) Auran
Motor Auran JET
Plataforma(s) Windows/iPad/Android
Gênero(s) Simulação
Número de jogadores Indefinido
Controles Teclado + Rato
Idioma Inglês
Hardware
Versão Trainz Simulator 2010 EE - 1 de Dezembro de 2009
Último
Último
Trainz Simulator 2009
Próximo
Próximo

Trainz, também conhecido como TRS 200# (Sigla de Trainz Railroad/Railway Simulator), TS 20## (Sigla de Trainz Simulator) ou TC # (Sigla de Trainz Classics), é um software criado pela N3V Games (Auran) com o motor gráfico Auran JET, que permite ao utilizador construir cenários com linhas de caminho de ferro e conduzir qualquer material circulante instalado nesses mesmos cenários.

Trainz é uma distorção da palavra trains, que significa comboios/trens em português.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O Trainz está estruturado para ter, no básico, três secções em jogo, duas secções externas e pelo menos uma na Internet.

Em jogo:

  • Surveyor
  • Driver
  • Railyard

Externo:

  • Content Manager Plus
  • Paint Shed

Na Internet:

  • Download Station
Surveyor[editar | editar código-fonte]

Em Inglês, Topógrafo. É a secção onde o utilizador cria, edita e prepara cenários. Nele, estão à disposição diversas ferramentas, desde as de topografia aos de objectos, linhas e posicionamento de material circulante.

Driver[editar | editar código-fonte]

Em Inglês, Condutor. É a secção onde o utilizador conduz o material circulante posicionado numa Session criada no Surveyor. Pode estar limitado a um serviço normal ou ter total controlo sobre o cenário e todos os comboios presentes nele.

Railyard[editar | editar código-fonte]

Em Inglês, Parque Ferroviário. É a secção onde o utilizador pode visualizar o exterior do material circulante instalado no simulador.

Content Manager Plus[editar | editar código-fonte]

É um programa anexado ao simulador que permite organizar, instalar, criar, editar e partilhar conteúdo instalado no simulador, quer os denominados built-in (do simulador), quer os third-party (de terceiros), quer os custom (criados pelo utilizador). Para cada um dos três tipos de conteúdos atrás, existem limitações específicas e regras no seu manuseamento.

Paint Shed[editar | editar código-fonte]

Em inglês, Oficina de Pintura. É um programa que permite repintar material circulante adaptado ao Paint Shed.

Download Station[editar | editar código-fonte]

É um espaço na Internet, onde os utilizadores do Trainz podem publicar os seus conteúdos criados e depois serem instalados nos Trainz de outros utilizadores.

Plataforma aberta[editar | editar código-fonte]

Exemplo de uma imagem retirada do simulador

O Trainz, tal como a maioria dos simuladores para computador, tem uma plataforma aberta que permite adicionar à colecção de conteúdo inicial outro conteúdo de terceiros e do próprio utilizador. Assim, o utilizador poderá instalar no seu simulador material, objectos e cenários característico da sua região ou de outras regiões específicas, podendo criá-lo por meio de modelação 3D, obtê-lo pela Internet como freeware ou software comercial, comprá-lo em CD ou trocar de mão em mão entre outros utilizadores.

Para auxiliar o utilizador na criação de conteúdo próprio, o Trainz dispõe de ferramentas que estão disponíveis nos seus sites, entre elas um manual, de nome CCG (Content Creators Guide), um pacote de diversos conteúdos de demonstração e um plugin para Gmax ou 3dsMax.

Conteúdo criado para versões antigas do Trainz poderão funcionar nas versões mais recentes, mas o contrário poderá não se verificar, entre elas por falta de compatibilidade ou falta de conteúdos built-in.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]