Traje espacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Traje espacial para atividades extraveiculares usado por Buzz Aldrin (Apollo 11).

Um traje espacial é um sistema complexo de vestimentas, equipamentos e sistemas ambientais projetados para manter uma pessoa viva e confortável no difícil ambiente do espaço exterior. Isto se aplica a atividades extraveiculares (EVA) fora de uma espaçonave orbitando a Terra e em caminhadas na superfície da Lua e outros planetas

Alguns dos requisitos para trajes espaciais também se aplicam aos trajes pressurizados vestidos para outras tarefas especializadas, tais como vôos de reconhecimento em altitudes elevadas. Acima do Limite Armstrong (~19.000 m), trajes pressurizados são necessários por conta da atmosfera rarefeita. Trajes HAZMAT que lembram superficialmente trajes espaciais, são por vezes usados quando é necessário lidar com situações de risco biológico.

COMO VESTIR

Uma das mudanças inclui a maneira de vestir o traje –é preciso abrir a parte de trás do capacete e entrar por ali.

Até então, os trajes da NASA eram divididos em duas peças, enquanto os russos já usam a entrada pelo capacete desde 1977.

Isso resolve alguns dos problemas enfrentados pelos astronautas. Um deles é o uso de câmaras de ar comprimido para despressurização, um processo exaustivo. No entanto, com a nova “porta” de entrada e saída, a roupa pode ser fixada na parte de fora da espaçonave e o astronauta pode simplesmente entrar no traje ou sair dele.

Para testar a performance do traje, a NASA levou astronautas para o deserto, onde eles executaram ações similares às que podem ser feitas no espaço, como coletar pedras no solo.

Um problema, porém, foi detectado: seu peso. O novo protótipo pesa cerca de 72 kg, contra 45 kg do modelo atual. Mesmo em Marte, onde a gravidade é um terço da Terra, esses quilinhos a mais podem fazer diferença.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Traje espacial
Ícone de esboço Este artigo sobre exploração espacial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.