Trama (tecelagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo da trama de um tecido.

O termo trama na área de tecelagem refere-se ao espaçamento entre os fios que constituem o tecido: uma trama menor significa fios menos espaçados entre si; uma trama maior significa fios mais espaçados entre si.

O fio que é inserido nos teares pode ser inserido por diversos dispositivos, sendo que o projeto desses teares deve levar em consideração o tipo de inserção, como elencado a seguir:

Lançadeira sendo o único tipo que consegue inserir oito metros de trama, sendo que as lançadeiras são de madeira com reforço nas pontas de metal ou polímero, e o impulsionar desta se da por dois conjuntos de excêntricos e espadas (um pedaço de madeira convenientemente dimensionado) cada conjunto de cada lado do tear, em teares manuais outras soluções são adotadas. Tem no seu interior uma carretilha para acondicionamento do fio que será inserido na trama

Projeteis são os de inserção mais rápida (portanto mais produtivos), metálicos e de massa reduzida, são impulsionados por um tipo de espada metálica que por ser de liga especial consegue se vergar e retornar a forma original, não possuem a carretilha sim um rasgo que prende o fio.

Pinças conjunto de pinças que se encontram no meio da cala para que uma entregue o fio a outra

Jato de ar

Jato d'água

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Barber, E. J. W.. Prehistoric Textiles. [S.l.]: Princeton University Press, 1991. ISBN 0-691-00224-X.
  • Burnham, Dorothy K.. Warp and Weft: A Textile Terminology. [S.l.]: Royal Ontario Museum, 1980. ISBN 0-88854-256-9.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.