Transat 6.50

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logo da classe 6.50

A Transat 6.50 (antiga Mini Transat), é o nome da corrida à vela transatlântica em solitário para monotipo de 6,5 m criada em 1977. Devido à exíguidade do barco e porque se corre em solitário a corrida tem uma etapa nas Ilhas Canárias ou na Madeira onde ficam uma dezena de dias, antes de lançarem em direcção de Salvador da Baía. Até 1999 o ponto de chagada eram as Antilhas.

Esta prova constituí o apogeu da Classe Mini [1] .

Resposta[editar | editar código-fonte]

A Mini Transat, como era chamada, foi a "resposta" nos anos 70 e segundo o espírito de Bob Salmon, à Transat Inglesa e ainda mais à Route du Rhum onde o tamanho dos veleiros com mais de 65 pés e os multicascos impediam que os concorrentes privados pudessem concorrer de armas iguais. Por outro lado Bob Salmon também procurava o espírito de aventura das primeiras regatas transatlântica dos tempos de Éric Tabarly [2] pelo que o barco não dispõem que do mínimo técnico indispensável para a segurança do velejador. Assim, só muito recentemente é que foi permitido a utilização do GPS e do VHF e o roteiro meteorológico por satélite ainda é proibido, mas para assegurar a segurança da flotilha a organização emprega um barco acompanhante por cada 12 concorrentes.

Interior simples mas funcional dum 6.50

Participantes[editar | editar código-fonte]

Os participante desta regata são os futuros grandes nome da vela (um correspondente do Karting para a F1) e outros vêm realizar um sonho numa corrida de monotipo [1] e logo onde podem haver tantas hipóteses de ganhar como de concorrentes.
Não conheço uma única corrida tão extraordinária como esta, onde pode haver tantos vencedores possíveis como de concorrentes à partida - palavras de Jean-Luc Van Den Heede [3] .

Alguns nomes[editar | editar código-fonte]

Entre muitos outros, passaram pela Mini Transat: Loïck Peyron e o irmão Bruno Peyron, Jean Luc van den Heede, Marc Thiercelin, Yves Parlier, Laurent Bourgnon e o irmão Yvan Bourgnon, Isabelle Autissier, Michel Desjoyeaux, Ellen MacArthur, Roland Jourdain, Thomas Coville,Izabel Pimentel, kan Chuh etc.

Referências

  1. a b Dimensões e características da série (em francês) - Abril 2012
  2. Mini Transat (em inglês) - Abril 2012
  3. SNMC; Mini Transat (em francês) - Abril 2012

Ligações exteriores[editar | editar código-fonte]