Transcarpátia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Transcarpátia, Transcarpácia,[1] Rutênia Subcarpátia ou ainda Rutênia dos Cárpatos é uma região histórica do Leste Europeu, já dominada sucessivamente pela Hungria, Império Austro-Húngaro, Tchecoslováquia, Eslováquia, União Soviética e a Ucrânia. Atualmente a maior parte de seu território compõe o óblast ucraniano da Zacarpátia.

O nome deriva do protoeslavo Za Karpattiya ("além dos Cárpatos"). Por isso a região também é conhecida no ocidente como Transcarpátia, tradução do prefixo eslavo za- pelo latino trans- (como Transjordânia e Transnístria). Nos países eslavos ocidentais (Polônia, República Tcheca, Eslováquia) é conhecida como Podcarpátia, o que seria equivalente a Ciscarpátia, já que do ponto de vista ocidental a região está aquém dos Cárpatos.

O outro nome alternativo, Rutênia Subcarpátia, faz referência à Rutênia, região histórica muito maior que compreenderia a Rússia europeia, a Bielorrússia e grande parte da Ucrânia, e seria a origem dos povos eslavos.

Referências

  1. Exemplo de utilização: Folha Online - Dinheiro - Milton Friedman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, morre aos 94 - 16/11/2006. www1.folha.uol.com.br. Página visitada em 2010-04-18.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.