Transclusão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Fevereiro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em informática, transclusão é a inclusão de uma parte de um documento em outro documento por referência. Foi o filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson quem cunhou os termos transclusão e transcopyright em seu livro de 1982, Literary Machines. Pioneiro da Tecnologia da Informação, Ted Nelson já havia inventado novos conceitos nos anos de 1960 - hipertexto e hipermídia.

Alguns sistemas de hipertexto, incluindo o Projeto Xanadu de Ted Nelson, permitem a transclusão. Por exemplo, um novo artigo digital sobre o momento atual das exportações agrícolas de um determinado país pode incluir um gráfico e/ou um parágrafo comparando-o com um momento anterior da sua história econômica, fazendo isto a partir de um primeiro artigo digital anteriormente construído sobre o assunto. Ao invés de copiar os dados do gráfico e/ou parágrafo do primeiro artigo para o artigo posterior, e assim tê-los armazenandos em dois lugares digitalmente diferentes, a transclusão, encarnando um design modular, permite que eles sejam digitalmente armazenados apenas uma vez, no primeiro artigo digital, ainda que visualizáveis em ambos os artigos - no anterior e no posterior. Além de servir para ligar estes dois artigos, se o tipo de ligação digital permitir, sempre que os dados referenciados no primeiro artigo forem atualizados ou corrigidos, esta atualização ou correção estaria simultaneamente disponível também no segundo artigo. Neste modelo, o autor do primeiro artigo seria notificado quando fosse realizada a transclusão de parte de seus dados (gráfico ou parágrafo) no segundo artigo; enquanto que o autor do segundo artigo, aquele que se utilizou de transclusão parcial do primeiro, também seria notificado quando o artigo original sofresse alguma transformação.

Parte da proposta de Ted Nelson é a idéia de que micropagamentos podem ser automaticamente exigidos do leitor de um texto inteiro, não importando quantos trechos do conteúdo são tomados a partir de vários locais seus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]