Transexual masculino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Homem transexual, homem trans ou ainda transexual FtM (do inglês Female to Male, que se traduz por "de mulher para homem") é o transexual que genética e fisicamente nasceu mulher mas desde cedo (geralmente na primeira infância) se identifica como sendo do sexo e gênero masculinos, embora tenha sido culturalmente designado no nascimento como pertencente ao sexo feminino pelos pais.

O tratamento hormonal de homens trans é feito com a aplicação de testosterona e as cirurgias estes comumente realizam são a mastectomia (retirada das mamas e reconstrução de um peitoral masculino) e a histerectomia (retirada dos órgãos internos do sistema reprodutor feminino). Alguns homens transexuais também optam por realizar a neofaloplastia (construção de um neofalo ou implantação de uma prótese peniana) ou a metoidioplastia (transformação do clitóris num micropênis). O paciente transexual não necessariamente realiza todas essas etapas ou cirurgias por motivos como razões de saúde, condição financeira, satisfação com o próprio corpo ou outros.

A transição, mesmo que seja apenas no tratamento hormonal, é delicada e precisa ser realizada com muito cuidado, para não prejudicar a saúde do indivíduo a curto, médio ou longo prazos.

Os homens transexuais podem, como qualquer homem genético, identificar-se como homossexuais, bissexuais, assexuais ou heterossexuais, em virtude de identidade de gênero e orientação sexual serem coisas distintas.

Homens transexuais famosos[editar | editar código-fonte]

João W. Nery - O Primero Homem Transxual do Brasil.

  • Loren Cameron – fotógrafo, autor e ativista transexual norte-americano. Publicou em 1995 o livro-fotográfico Body Alchemy: Transsexual Portraits.
  • Buck Angel – ator pornô conhecido por estrelar filmes com homens homossexuais.
  • Ben Barres – neurocientista norte-americano, famoso por sua importante descoberta a respeito das células glias.

Notas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre gênero é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.