Transformers Animated

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Transformers Animated
Transformers (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 23 minutos
País de origem  Estados Unidos, Japão
Idioma original Inglês
Produção
Elenco David Kaye
Corey Burton
Bumper Robinson
Bill Fagerbakke
Jeff Bennett
Tom Kenny
Tara Strong
Cree Summer
Townsend Coleman
Phil LaMarr
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 26 de dezembro de 2007
- 23 de maio de 2009
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 42 (lista de episódios)

Transformers (título original em inglês: Transformers Animated) é uma série de desenho animado estadunidense da franquia Transformers que foi produzida de 2007 a 2009 pelo estúdio de produções do Cartoon Network, Cartoon Network Studios.

Estreou nos Estados Unidos em 26 de dezembro de 2007 e no Brasil em 7 de junho de 2008, e terminou em 23 de maio de 2009 com a exibição de seu último episódio nos Estados Unidos.

No Brasil, a série é exibida pelo Cartoon Network e foi exibida pela Rede Globo, e em Portugal, foi exibida pela TVI e pelo Panda Biggs. Agora, é exibida pelo Canal Panda.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Autobots[editar | editar código-fonte]

  • Optimus Prime - É o líder dos Autobots. Sua missão na Terra é impedir que Megatron e os Decepticons voltem a Cybertron e dominem o planeta e toda a galáxia. Como líder dos Autobots, ele também é o principal encarregado de não deixar o AllSpark cair em mãos erradas.
  • Bumblebee - É um Autobot amarelo de estatura baixa que se transforma em um carro compacto futurista. Seus melhores amigos são Sari e Bulkhead. Ele é o Autobot que mais conversa com Sari.
  • Bulkhead - Um grande Autobot verde que se transforma em um carro-forte da SWAT. Ele é o melhor amigo robô de Bumblebee e um dos poucos robôs que sabe como construir uma ponte espacial.
  • Ratchet - É o médico dos Autobots. Ele é vermelho e branco e se transforma em uma ambulância. No início da série ele e Sari tiveram alguns desentendimentos, mas depois superaram isso e começaram a ter uma melhor relação.
  • Prowl - É um Autobot ninja que se transforma em uma moto policial. Raramente conversa com alguém, mas é bastante amigável. No episódio final ele se sacrifica para salvar o mundo. Em Transformers Prime, Ele é substituído por Arcce que toma a forma de uma moto como Prowl.
  • Omega Supreme - É a nave que os Autobots usaram para chegarem a Terra. Possui um mecanismo que a transforma em um robô gigante. Este mecanismo foi ativado no episódio "Uma Ponte Muito Próxima - Parte 2" ("A Brigde Too Close - Part 2") para ajudar os Autobots em uma luta contra os Decepticons que estava acontecendo no esconderijo secreto de Megatron. Omega Supreme acabou desaparecendo num vórtice no final do episódio para por um fim na luta, reaparecendo nos episódios finais.
  • Ultra Magnus - É o líder da Guarda de Elite dos Autobots. Aparece pouquíssimas vezes na série.
  • Dinobots - São Autobots que se transformam em dinossauros. Vivem isolados em um lugar abandonado e não possuem muita relação com os demais Autobots. São compostos por Grimlock, o tiranossauro e o único dos três que fala, Snarl, o triceratops que também integrou o G.A.S. e Swoop, o pterodactilo.
  • Wreck-Gar - Surgiu quando um fragmento do All Spark caiu sobre um monte de lixo e sucata. É um Autobot bem intencionado, apesar da grande falta de noção. Transforma-se em caminhão de lixo. Sua fisionomia teve como base os robôs Junkions de Transformers, o filme.
  • Arcee - Autobot fêmea amiga de Ratchet. Para evitar que os Decepticons se apoderassem do segredo de Omega Supreme, se auto-lobotomizou. Ratchet tenta a todo custo trazê-la de volta.
  • Jazz - Membro da Guarda de Elite, sempre ao lado de Magnus. Treinou com Prowl com o mesmo mestre ninja.
  • Sentinel Prime - Outro membro da Guarda de Elite, é arrogante e precipitado. Foi superior de Bumblebbe e Bulkhead na academia Autobot. Vive menosprezando Optimus e sua equipe e foi o responsável pelo que aconteceu a Elita -1.
  • Jetfire e Jetstorm - Irmãos que integram a Guarda de Elite como os primeiros Autobots com a habilidade de voar. Antes deles, só Omega Supreme e Swoop possuíam essa habilidade.
  • Grupo dos Autobots Substitutos (G.A.S.) - Quando os Autobots foram dominados por Soundwave, Sari foi procurar a ajuda dos Dinobots, mas só Snarl topou em ajudar, juntamente com Scrapper, temporariamente refugiado na ilha dos Dinobots, e Wreck-Gar, que até o momento estava preso no fundo do rio.

Humanos[editar | editar código-fonte]

  • Sari Sumdac - Uma menina que é amiga e aliada dos Autobots. Ela carrega no pescoço uma chave que é na verdade um fragmento do AllSpark. Ela sempre usa essa chave em vários objetos de seu dia-a-dia para transformar tais objetos em robôs. Seus melhores amigos são Bumblebee e Bulkhead. Em um dos episódios, Sari descobre que na verdade é uma robô criado pelo professor através de uma protoforma Autobot.
  • Professor Isaac Sumdac - É o pai de Sari. Ele é um cientista e dono de uma empresa que fabrica robôs. Na 1ª temporada, ele construiu um novo corpo para Megatron sem saber o que realmente estava fazendo, já que Megatron o enganou dizendo que era amigo dos Autobots.

Decepticons[editar | editar código-fonte]

  • Megatron - É o líder dos Decepticons e o maior inimigo de Optimus Prime e dos Autobots. Seu maior objetivo é derrotar os Autobots para tomar o controle de Cybertron e assim governar o planeta e toda a galáxia. Na 1ª temporada, todos pensavam que Megatron havia sido destruído, mas sua cabeça conseguiu sobreviver. Seu novo corpo foi construído pelo Professor Issac Sumdac após Megatron enganá-lo dizendo que era amigo dos Autobots. É capaz de se transformar num helicóptero e seu poder de fogo e resistência se igualam apenas ao de Optimus.
  • Starscream - Apesar de ser um Decepticon, é inimigo de Megatron. Seu objetivo é destruir Megatron para tomar seu lugar e virar o líder dos Decepticons. Apesar disso, nunca consegue destruí-lo por mais que tente fazê-lo.Usando fragmento do All Spark,criou diversos clones de si mesmo com partes diferentes de sua personalidade, sendo eles: Dirge, Thundercracker, Sunstorm, Ramjet, Thrust e a fêmea Slipstream.
  • Blitzwing - Um Decepticon subordinado de Megatron que pode se transformar em um tanque de guerra e em um avião. Está sempre mudando seu rosto para representar o tipo de personalidade que possui no momento.
  • Lugnut - Um Decepticon que é praticamente o subordinado mais leal de Megatron. Ele foi o primeiro Decepticon e o primeiro robô a saber que Megatron não havia sido totalmente destruído.
  • Lockdown - Técnicamente não é um Decepticon, mas é um caçador de recompensas, e seus trabalhos são sempre a favor dos Decepticons, principalmente a favor de Megatron. Apesar disso, não pertence a nenhum dos dois lados, embora no passado, ele tenha sido um Autobot. Em um episódio, Lockdown faz uma proposta a Prowl para que ele seja seu sócio, mas Prowl acaba recusando a proposta e continua a trabalhar como Autobot.
  • Mixmaster e Entulho (Scrapper) - Não são necessariamente Decepticons, e sim duas máquinas de construção que após serem atingidas por um fragmento do AllSpark, se tornaram robôs. Eles gostam muito de beber óleo e já foram amigos de Bulkhead, mas ao escolherem de qual lado ficar, decidiram ficar ao lado de quem tem o melhor óleo: os Decepticons. Acabaram ganhando um líder, Dirty Boss, e sobre a liderança deste, tentam um golpe para conseguir energia, resultando no suposto fim deles, restando apenas Scrapper, que se refugiou na ilha dos Dinobots e adotando Snarl como mascote.
  • Soundwave - Inicialmente criado como um presente de aniversário para Sari, Soundwave tem a capacidade de controlar máquinas e de se auto aperfeiçoar. Usa como ajudantes os robôs guitarras Laserbeak e Ratbat.
  • Blackarachnia - Antigamente foi a Autobot fêmea Elita - 1, até ser atacada por aranhas espaciais e ser infectada por um tipo de veneno que a tornou uma tecnorgânica, enlouquecendo-a. Tentou várias vezes voltar ao normal ao mesmo tempo que tenta destruir os Autobots. Aparentemente ainda nutre um afeto especial por Optimus.
  • Shockwave - Espião de Megatron infiltrado na Guarda de Elite, incriminou o Autobot Wasp com a ajuda de Bumblebee para se manter forma de suspeita. Usa o disfarce de Longarm para descobrir tudo que os Autobots fazem.
  • Waspinator - Outrora foi o Autobot Wasp e frequentava a academia Autobot, até ser acusado por Bumblebee e Longarm de ser um espião Decepticon. Expulso da academia e fugindo logo em seguida, Wasp desejava se vingar de Bumblebee e acabou aceitando ser transformado em tecnorgânico, tornando-se Waspinator, mas o processo se revelou instável e houve uma grande explosão, jogando ele e Blackarachnia para a África.

Episódios[editar | editar código-fonte]

A série teve um total de 42 episódios produzidos entre 2007 e 2009, distribuídos em 3 temporadas.

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

Título do DVD Conteúdo Data de lançamento
Transformers Animated: Transform and Roll Out!
Filme "Transformar e Avançar!"
22 de junho de 2008
Transformers Animated - Season 1
1ª temporada completa
19 de agosto de 2008
Transformers Animated - Season 2
2ª temporada completa
6 de janeiro de 2009

Elencos de vozes[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Voz Original Brasil Dublagem Brasileira
Optimus Prime David Kaye Alexandre Marconatto
Bumblebee Bumper Robinson Márcio Araújo
Bulkhead Bill Fagerbakke Fábio Moura
Ratchet Corey Burton Sidney Lilla
Prowl Jeff Bennett Fritz Gianvito
Ultra Magnus Jeff Bennett Marcelo Pissardini/Eduardo Monteiro
Jetstorm Phil LaMarr Silas Borges
Jetfire Tom Kenny Igor Lott
Omega Supremo Kevin Micheal Richardson Zeca Rodrigues/Renan Gonçalves
Blurr John Moschitta Yuri Chesman
Sentinel Prime Towsend Coleman César Marchetti/Ricardo Telles
Sari Sundac Tara Strong Flora Paulita
Professor Issac Sundac Tom Kenny Renato Márcio
Carmine Fanzone Jeff Glen Bennett Antonio Moreno/Sidney César
Nanosec (Nino Sexton) Brian Posehn Alfredo Rollo
Megatron Corey Burton Affonso Amajones
Starscream Tom Kenny Ricardo Sawaya/Armando Tiraboschi
Blitzwing Bumper Robinson Wellington Lima (face gelada), João Boy (face raivosa)
Lugnut David Kaye Antônio Moreno (primeira aparição)/Carlos Campanille (1ª e 2ª temporadas)/?(3ª temporada)
Swindle Fred Willard Felipe Grinnan
Mixmaster Jeff Glen Bennett Ivo Roberto
Wasp/Waspinator Tom Kenny/Bumper Robinson Marco Aurélio Campos/Nelson Machado (3ª temporada)
Shockwave Corey Burton Ulisses Bezerra
Meltdown Peter Stormare Renato Soares
Tutor Bot Tom Kenny Zeca Rodrigues
Elita-1/Blackarachina Cree Summer Raquel Marinho/Adriana Pissardini
Slipstream Tara Strong Samira Fernandes
Wreck Gar "Weird Al" Wancovic Elcio Sodré
Grimlock David Kaye Fadulli Costa
Lockdown Lance Herinsken João Boy/Armando Tiraboschi
Jazz Phill LaMarr Cesar Marchetti/Fabio de Castro
Henry Masterson Alex Polinsky Wendel Bezerra
Cyrus Rhodes Corey Burton Guilherme Lopes
Porter C. Powell Bumper Robinson Gileno Santoro/Roberto Leite
Soundwave Jeff Bennett Fabio de Castro
Arqueiro Jeff Bennett Marcelo Campos
Yoketron George Takei Elcio Sodre

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]